Melhor Aquecedor a Óleo
Quando vivemos em tempos em que as temperaturas são extremamente baixas e o frio se torna irritante e por vezes até prejudicial para a nossa saúde, é melhor termos um sistema de aquecimento adequado, de forma a melhorar o ambiente em que nos encontramos.
Neste sentido, é conveniente falar sobre aquecedores a óleo. Este tipo de aparelho ganhou o seu lugar como aliado perfeito para milhares de famílias no processo de manter uma temperatura adequada dentro de casa ou do escritório.
Deste ponto de vista, decidimos trazer-te informação de qualidade sobre aquecedores de óleo, para que possas seleccionar correctamente o mais adequado para ti e para a tua família.
Melhores Aquecedores a Óleo 2025
PROS
- Design robusto e materiais…
- Boa relação qualidade/preço
CONTRAS
- Sem desligamento automático
PROS
- Desenho compacto
- Grande capacidade de geração…
CONTRAS
- Só vem com ficha…
PROS
- Sistema de efeito chaminé
- Grande capacidade para gerar…
CONTRAS
- É pesado
PROS
- Baixo peso
- Inclui protecção contra incêndios
- Incorpora 3 níveis de…
CONTRAS
- Vem numa só cor
PROS
- Sistema Roll
- Incluindo sistema de protecção…
- Material durável
- Economia de espaço devido…
CONTRAS
- Sem temporizador
O que irás encontrar neste guia:
Qual é o melhor aquecedor a óleo?
- 1. Aigostar Tummie 33JIEVer en Amazon
- 2. Delonghi TRNS 0505MVer en Amazon
- 3. Pro BreezeVer en Amazon
- 4. AEG RA 5522Ver en Amazon
- 5. Cecotec Ready Warm 5700 SpaceVer en Amazon
- 6. Orbegozo RF 2500Ver en Amazon
- 7. Taurus DakarVer en Amazon
1. Aigostar Tummie 33JIE
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca pelo seu design simples e robusto, assim como pela sua boa relação qualidade/preço, o que o faz sobressair na sua classe.
- Medidas: 28 x 53 x 64 cm.
- Potência: 2300 W.
- Peso: 11.2 Kg.
- Termóstato: Sim.
Este aquecedor a óleo tem um design robusto e tem três níveis de potência e controlo termostático. Para além disso, podes seleccionar entre 1000, 1300 ou 2300 W de potência.
Graças ao controlo termostático, este modelo tem a capacidade de indicar quando a sala atingiu a temperatura correcta. O aquecedor permanece em standby até a temperatura baixar, ligando novamente o indicador e o sistema de emissão de calor.
Com um peso de 11.23 kg e onze elementos internos, este aquecedor está na vitrine da melhor relação qualidade/preço.
- Design robusto e materiais fortes
- Boa relação qualidade/preço
- Sem desligamento automático
2. Delonghi TRNS 0505M
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca pelo seu mecanismo compacto, capaz de gerar a mesma quantidade de calor que um grande aquecedor, mas a partir de uma apresentação de modelo convencional.
- Medidas: 17,3 x 38,5 x 34 cm.
- Potência: 5000 W.
- Peso: 6.1 Kg.
- Termóstato: Sim.
Este modelo de aquecedor a óleo apresentado pela marca Delonghi vem com uma potência de 5000 w, uma opção ideal para grandes lugares, salas e/ou estabelecimentos comerciais.
Tem cinco elementos a partir dos quais distribui a sua alta capacidade de aquecimento. Tem um termostato de segurança e embora o seu peso não seja o mais leve, acaba por cair na categoria dos aquecedores leves, pois 6,1 kg para um aquecedor que fornece 5000 W, pode ser considerado, sem dúvida, um peso leve.
Em resumo, estamos a falar de um aquecedor a óleo que, graças à sua alta capacidade de geração de calor, baixo peso e bom design, é uma opção viável para aqueles que precisam de aquecer grandes áreas e espaços.
- Desenho compacto
- Grande capacidade de geração de calor
- Só vem com ficha modelo inglês
3. Pro Breeze
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca por ser altamente resistente e possuir um sistema de aquecimento do tipo chaminé que ajuda a distribuir o calor de forma óptima.
- Medidas: 42 x 24 x 66 cm.
- Potência: 2000 W.
- Peso: 13,4 Kg.
- Termóstato: Sim.
Este aquecedor a óleo tem um design de efeito chaminé, que acelera a circulação do ar quente na sala mais rapidamente. Sem dúvida, esta é uma qualidade a ter em conta quando se trata de escolher um modelo de aquecedor para a nossa casa.
Este modelo é de alta potência e está equipado com oito aletas de aquecimento e três níveis de potência de saída de calor (2000 W, 1200 W e 800 W). Tem um termóstato ajustável e um temporizador de 24 horas que te permite definir e manter o nível de temperatura desejado.
Em termos de segurança, este modelo vem com protecção contra sobreaquecimento e desligamento térmico automático. Está também equipado com quatro rodízios giratórios que te permitem movê-lo facilmente.
- Sistema de efeito chaminé
- Grande capacidade para gerar calor de forma mais rápida e igual
- É pesado
4. AEG RA 5522
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca pela sua capacidade de gerar três níveis diferentes de calor, baixo preço e peso leve. Estas qualidades tornam-na uma opção muito competitiva no mercado dos aquecedores de óleo.
- Medidas: 24,5 x 52,5 x 64 cm.
- Potência: 2200 W.
- Peso: 898 g.
- Termóstato: Sim.
Nesta oportunidade a marca AEG apresenta um modelo de aquecedor a óleo com onze elementos e 2200 W de potência para aquecimento. Estas características são mais do que suficientes para assegurar o aquecimento correcto de espaços moderadamente grandes.
Uma das características mais funcionais deste modelo é os seus três níveis de potência (1000/1200/2200 W), o que lhe permite trabalhar perfeitamente em espaços pequenos sem o risco de o aparelho exceder a quantidade de calor que tem de fornecer a esse espaço.
Em termos de segurança, este é um modelo com um termóstato ajustável e um dispositivo de segurança para protecção contra incêndios. Condições técnicas que o colocam dentro dos padrões básicos de segurança.
- Baixo peso
- Inclui protecção contra incêndios
- Incorpora 3 níveis de potência
- Vem numa só cor
5. Cecotec Ready Warm 5700 Space
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca pela sua resistência, durabilidade, bom peso, excelente design e características adequadas ao custo do produto.
- Dimensões: 65,6 x 53,2 x 16,8 cm.
- Potência: 2500 W.
- Peso: 12.4 Kg.
- Termóstato: Sim.
Este é um aquecedor de 11 módulos com uma potência de 2500 W; vem com um sistema para enrolar e guardar o cabo de modo a poupar espaço. Para além disso, tem uma luz indicadora de potência.
Está também equipado com um termostato ajustável com três níveis de potência, o que optimiza o consumo de energia. Além disso, este modelo da Cecotec vem com um sistema easygo, para que o possas transportar facilmente.
Outra vantagem deste modelo é o seu sistema de superprotecção, que o pára automaticamente em caso de sobreaquecimento, evitando assim danos no aquecedor.
- Sistema Roll-up
- Incluindo sistema de protecção contra o sobreaquecimento
- Material durável
- Economia de espaço devido às suas dimensões
- Sem temporizador
6. Orbegozo RF 2500
VER PREÇOAquecedor de óleo que se destaca pelo seu leve peso, o que permite que seja transportado muito confortavelmente. Isto é ideal quando só tens um aquecedor e precisas de o mover pela casa.
- Medidas:49 x 25 x 63 cm.
- Potência: 2500 W.
- Peso: 10 Kg.
- Termóstato: Sim.
Este modelo de aquecedor tem uma potência de 2500W, o que fala claramente da sua capacidade de gerar calor suficiente para grandes espaços, sem medo de não emitir ar quente em cada canto.
Além disso, este design vem com 4 rodízios giratórios que vão ajudar e facilitar a movimentação do dispositivo pela sala. Este modelo é fácil de transportar porque tem uma pega conveniente e um mecanismo de gestão de cabos.
Sem dúvida, é um modelo com características adequadas a ter em conta entre as mais interessantes. Os seus sistemas fusíveis de segurança incorporados com limitador, termóstato ajustável de alta precisão e luz piloto, colocam-no entre os aparelhos que cumprem todas as normas de segurança.
- Baixo peso
- Inclui termóstato regulável de alta precisão e luz piloto de ligar/desligar
- 4 rodízios giratórios para fácil movimentação
- A luz é poderosa e algumas pessoas não a acham confortável na hora de dormir.
7. Taurus Dakar
VER PREÇOAquecedor a óleo que se destaca pelo seu design moderno e resistente, qualidades que contribuem para a sua escolha em relação a outros aquecedores com características semelhantes.
- Medidas: 59 x 55 x 16 cm.
- Potência: 2000 W.
- Peso: 10.4 Kg.
- Termóstato: Sim.
A primeira coisa que se destaca neste aquecedor é o seu design moderno e vanguardista. Para além disso, tem 2000 w de potência; distribuídos a partir dos seus 14 cm de largura. Tem três níveis de potência que te permitem escolher entre uma fonte de calor de 1000w, 1500w e 2000w.
Tem um termóstato para ajustar a intensidade de calor desejada; também este modelo tem a capacidade de ligar e desligar automaticamente, dependendo da temperatura ambiente. Incorpora uma pega de transporte, rodas e caixa de cabos.
Em termos de segurança, este aquecedor tem um sistema de protecção contra o sobreaquecimento. Além disso, tem uma largura de 14 cm para expansão de calor e uma boa relação preço-desempenho, o que o torna uma das opções de aquecedor de óleo mais atractivas.
- Desenho de última geração
- Grande grelha de geração de calor
- Desligamento automático em casos específicos
- O cabo não é muito comprido
Guia de Compra: Qual o aquecedor de óleo a comprar?
Quando se trata de comprar um aquecedor a óleo, provavelmente terás de enfrentar a dúvida de não saber qual dos modelos de aquecedores é o que deves comprar.
É bastante natural, com tantos modelos, marcas e especificações, ficar preso no momento da compra. Por esta razão, vamos dar-te as características que deves ter em conta para saber qual é o melhor aquecedor de óleo para as tuas necessidades.
O tamanho do aquecedor
Este é, sem dúvida, o primeiro factor a ter em conta se quiseres comprar um destes aquecedores. Para o fazeres, tens de ser claro quanto ao local onde o pretendes colocar, isto é muito importante.
Se estiver numa sala pequena, então deves concentrar-te num mini aquecedor a óleo. Estes pequenos aquecedores são ideais para espaços pequenos. Agora, se o espaço não é um problema para ti, então o teu leque de opções torna-se muito mais extenso.
O poder do aquecedor de óleo
Existe uma grande variedade de potências disponíveis no mercado de aquecedores, normalmente entre 500 watts e 2.500 watts, mas isso não quer dizer que não possas encontrar aquecedores de maior potência.
Quando se trata de determinar a potência necessária, existe uma regra simples que te dará uma boa aproximação, embora dependa da temperatura ambiente que desejas elevar, pois não é a mesma coisa aquecer um espaço de 15 m2 em Mallorca que no estado do Alasca.
Mesmo assim, tendo em conta o acima referido, é bom usar a fórmula de 100 watts por metro quadrado, alguns consideram este método de medição excessivo, pelo que podes conseguir entre 70/85 watts por metro, o que certamente será suficiente.
O preço
Quando se trata da questão de qual aquecedor a óleo comprar, o custo é certamente um factor importante na decisão de compra. De entre as opções que vão ao encontro do tamanho e poder que precisas, deves escolher a que melhor se adequa ao teu orçamento.
A gama de custos é infinita, e dependerá do nível de design, marca e poder que quiseres. Geralmente, uma gama de custos confortável está entre os 40 e 100 euros. No caso dos mini-aquecedores, um orçamento de 40 euros irá colocar-te na zona certa.
Funcionalidades
Por falar em funcionalidades, estamos convencidos que o principal factor a ter em conta nestes casos é a interface.
Neste sentido, é conveniente que incorpore um selector de nível de potência, desta forma não é necessário utilizar a potência máxima do aquecedor e poderás reduzir o consumo de electricidade.
Também é muito útil escolher um aquecedor que incorpora um termóstato, um cabo para transportar e um colector de cabos.
Segurança
Quando se trata de dispositivos geradores de calor, a segurança é uma questão chave. Em comparação com outros sistemas, a segurança dos aquecedores a óleo é óptima, mas é importante ter em conta certos aspectos que reduzem a probabilidade de um percalço.
Para isso, quando escolheres o aquecedor de óleo que vais usar, procura aquecedores que incorporem um sistema de desligamento automático quando for detectado um sobreaquecimento interno.
Certifica-te também de que o cabo é suficientemente longo para evitar criar tensão no cabo, o que poderia levar a um acidente.
Que aquecedor de óleo consome menos energia?
Se temos de falar sobre qual aquecedor a óleo tem o menor consumo de energia, a primeira coisa a esclarecer é que os aquecedores a óleo não são aparelhos de baixo consumo.
A realidade é que o consumo médio por hora de um aquecedor a óleo de 2000W é de cerca de 700W, o que pode ser maior ou menor, dependendo da potência exacta do aparelho.
Outra opção para poupares no aquecimento da tua casa é a utilização de um termóstato inteligente, uma vez que te permite ajustá-lo exactamente ao que precisas e isto reflecte-se na conta.
Qual é o melhor aquecedor de óleo?
Isto dependerá das características do espaço a que se destina e do orçamento de cada pessoa. Para aqueles que querem um aquecedor que cubra grandes espaços, o melhor dispositivo será sempre um com alta potência e se acrescentares a isto um menor consumo de energia, estás a olhar para o mais adequado.
Contudo, se queres um aquecedor para um espaço pequeno e precisas de o transportar para diferentes áreas da casa, deves optar por um modelo simples e portátil.
É importante notar que desde que o aquecedor que escolhes cumpra os padrões mínimos de segurança e tenha um design agradável e funcional, é suficiente para ser considerado um bom aquecedor.
Os aquecedores a óleo são perigosos?
A resposta a esta pergunta é bastante relativa. A realidade é que qualquer aparelho que requer um fluxo de corrente para o seu funcionamento, se as normas básicas de segurança não forem cumpridas, tornar-se-á um aparelho perigoso.
Contudo, quanto aos aquecedores a óleo serem perigosos, podemos dizer que não o são, porque como são eléctricos, não produzem gases ou fumos, nem emitem resíduos que poluem o ambiente.
Como é que funciona um aquecedor a óleo?
Um aquecedor a óleo é certamente um dispositivo que não tem um sistema operativo complexo. Basicamente, um aquecedor a óleo funciona aquecendo o óleo dentro do aquecedor com resistências eléctricas.
Este óleo aquece a superfície do aquecedor, que normalmente é feito de alumínio ou mesmo aço, e é esta superfície que transfere o calor para a sala.
Como limpar um aquecedor a óleo?
Este tipo de aparelho tende a acumular muito pó, devido ao número de condutas internas que possui. É por isso que é muito importante mantê-los limpos e livres de detritos.
Os passos seguintes para limpar um aquecedor de óleo vão ajudar-te a ter, no caso de não os conheceres, um procedimento descrito do que é a forma correcta de o fazer.
Passos a seguir:
- Certifica-te de que a limpeza é feita quando os aquecedores estão desligados e frios.
- Cobre a área à volta do aquecedor com pano, jornal ou papel que já não uses, para que a sujidade caia sobre ele e seja mais fácil de recolher mais tarde.
- Remove o pó da superfície com um pano de pó ou um pano seco.
- Limpa a parte de trás do aquecedor. Para isto, o famoso truque do secador de cabelo para soprar o pó de locais difíceis vai ajudar-te.
- Se depois do truque do secador ainda vês sujidade e pó presos nos sítios difíceis, é aconselhável usar um aparelho de limpeza a vapor.
- Para terminar a limpeza e dar-lhe um bom acabamento, usa um pano húmido com sabão ou detergente para vidros e pronto, o teu aquecedor de óleo ficará tão limpo como no dia em que o compraste.
Agora que sabes como limpar um aquecedor, deves ter em conta que a limpeza deve ser feita regularmente, para que se torne cada vez mais fácil, pois não há tempo para sujidade e pó aderirem ao aparelho, tornando o trabalho muito mais fácil.