Melhor Aquecedor Elétrico
Muitas famílias escolhem a alternativa dos aquecedores eléctricos para aquecerem as suas casas durante as estações mais frias do ano.
Se estás a considerar comprar um aquecedor eléctrico, deves ter em conta que existem diferentes opções. Alguns modelos são desenhados para facilitar o transporte, outros pelo seu poder e alguns pela sua programação e facilidade de utilização.
Aqui mostrar-te-emos os melhores aquecedores eléctricos para que possas escolher o que melhor se adapta às tuas necessidades, tendo em conta a grande variedade que existe de acordo com a tecnologia que utilizam.
Melhores Aquecedores Elétricos 2024
PROS
- Inclui controlo remoto
- Inclui pés de suporte
- Programável
- Tem três modos de…
CONTRAS
- Pode ser incómodo de…
- Sem LED para indicar…
PROS
- Altamente portátil
- Modo silencioso
- O termostato vem com…
CONTRAS
- Aquece menos quando o…
- Sem controlo remoto
PROS
- Inclui controlo remoto
- Adiciona função de ar…
- Sistema Energy Saber
- Programável
- Tamanho reduzido
CONTRAS
- Vibra muito se montado…
PROS
- Inclui pés
- Incorpora suporte de parede
- Programável
- Inclui controlo remoto
- Protecção contra sobreaquecimento
CONTRAS
- Programação não intuitiva
PROS
- Design estético
- Ecrã táctil
- Pode ser controlado a…
- Desenho compacto
- Fácil de transportar
CONTRAS
- As luzes LED permanecem…
O que irás encontrar neste guia:
Os melhores aquecedores elétricos
- 1. Orbegozo RRE 1310Ver en Amazon
- 2. Rowenta SO6510Ver en Amazon
- 3. Orbegozo SP 6000:Ver en Amazon
- 4. Cecotec Ready Warm 2500 ThermalVer en Amazon
- 5. PrincessVer en Amazon
- 6. Purline MR2000WVer en Amazon
- 7. Lodel RA10Ver en Amazon
- 8. Klarstein BornholmVer en Amazon
1. Orbegozo RRE 1310
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca por consumir muito pouca energia em relação ao que aquece. Além disso, é muito fácil movê-lo de uma divisão para outra, o que poupa energia uma vez que não é necessário ter vários aquecedores em cada divisão da casa.
- Medidas: 80 x 69.2 x 14 cm.
- Potência: 1300 W.
- Peso: 7.08 Kg.
- Controlo remoto: Sim.
Este é um aquecedor de 1300 W que dispersa calor através das suas extremidades, especialmente da parte superior e inferior onde se encontram as suas condutas.
Tem uma sonda que consegue optimizar a reacção do aquecedor a uma queda de temperatura diferente da que foi estabelecida. Com este mecanismo, a sala pode ser mantida a uma temperatura fixa.
Para além disso, pode ser programado através da definição de um horário de ligar e desligar para que quando chegarmos a casa tenhamos um calor agradável sem a necessidade de manipular os aparelhos. Além disso, tem três modos de funcionamento: economia, conforto e anti-geada.
- Inclui controlo remoto
- Inclui pés de suporte
- Programável
- Tem três modos de funcionamento
- Pode ser incómodo de programar
- Sem LED para indicar que está ligado.
2. Rowenta SO6510
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca por ter um modo silencioso de 44 db a uma potência de 1,000W. Esta vantagem é raramente encontrada em outros aquecedores disponíveis no mercado.
Dimensões: 21 x 17,5 x 27,5 cm.
Potência: 1000-2000 W.
Peso: 1.8 Kg.
Controlo remoto: Não.
Este aquecedor eléctrico compacto com potência ajustável de 1000 a 2000 W tem uma função de silêncio ligada ao seu design, o que ajuda a reduzir o ruído (apenas no modo silencioso a 1000 W).
Quanto à versatilidade deste dispositivo, vale a pena mencionar que ele vem com uma função de ventilador de ar frio, o que torna possível a sua utilização durante todo o ano.
Em termos de portabilidade, este aquecedor eléctrico tem um tamanho pequeno, uma pega e um cabo de 1.4 m de comprimento, atributos que o tornam um design muito portátil e ideal para usar em várias áreas da casa.
- Altamente portátil
- Modo silencioso
- O termostato vem com dispositivo anti-congelamento para dias mais frios
- Aquece menos quando o modo silencioso é activado
- Sem controlo remoto
3. Orbegozo SP 6000:
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca por ser ideal para a casa de banho, pois é pequeno e aquece muito bem espaços pequenos.
- Medidas: 11 x 46 x 18,5 cm.
- Potência: 2000 W.
- Peso: 0,5 Kg.
- Controlo remoto: Sim.
Este é um aquecedor eléctrico especial para a casa de banho com uma potência de 2000 W que também acrescenta uma função de ventilador de ar frio para que o possas usar durante todo o ano.
Tem um sistema inteligente de poupança de energia, uma função que detecta qualquer variação de temperatura causada por janelas ou portas abertas e pára automaticamente o aparelho de modo a reduzir o consumo de energia.
Para não teres de te lembrar constantemente de o ligar e desligar, este aquecedor eléctrico pode ser programado diária e semanalmente.
- Inclui controlo remoto
- Adiciona função de ar frio para outras épocas do ano
- Sistema Energy Saber
- Programável
- Tamanho reduzido
- Peso leve
- Vibra muito se montado na parede
4. Cecotec Ready Warm 2500 Thermal
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca por ser facilmente transportável e que pode ser fixado à parede, adaptando-se a lugares e ocupando pouco espaço.
- Medidas: 54 x 97 x 58 cm.
- Potência: 1800 W.
- Peso: 8 Kg.
- Controlo remoto: Sim.
Este aquecedor eléctrico de baixo consumo tem um design ultra-fino que torna possível a sua instalação em qualquer lugar sem prejudicar a harmonia ou a estética do espaço.
Em termos de potência, é 1800 W e por isso consome menos do que a grande maioria dos modelos, o que te ajuda a poupar na tua conta de electricidade. Além disso, tem a capacidade de aquecer 25 m2 de forma rápida e eficiente graças à sua tecnologia Warm Space. Além disso, assegura que a sala permanece a uma temperatura constante.
Também tem três modos (dia, noite, nunca geada) que podem ser programados vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana através de um temporizador. Além disso, o seu SmartControl com visor LED permite-te programar e visualizar a temperatura de uma forma simples, tornando-a notavelmente mais fácil de usar.
- Inclui pés
- Incorpora suporte de parede
- Programável
- Inclui controlo remoto
- Protecção contra sobreaquecimento
- Programação não intuitiva
5. Princess
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca pelo seu design moderno e aparência digital que o faz combinar muito bem com interiores de casa ou do escritório.
- Dimensões: 76 x 38 x 9 cm.
- Potência: 1500 W.
- Peso: 2 Kg.
- Controlo remoto: Não.
Este aquecedor de painel eléctrico tem um design elegante que acrescenta um aspecto apelativo ao quarto em que está instalado, quer seja a sala de estar, o escritório, a casa de banho ou o quarto. É ideal para aqueles que querem manter um visual moderno nos seus espaços.
Em termos de potência é de 1500W, o que é bom para espaços de tamanho médio onde pode ser montado na parede ou de pé livre. Para além disso, é fácil de transportar, pois é magro e pequeno.
Quanto à sua funcionalidade e manuseamento, podemos dizer que é muito simples graças ao facto de poder ser gerido através do ecrã táctil LED ou através da aplicação Homewizard Climate para Smartphone. Para além disto, pode ser desligado automaticamente do telemóvel ou usando a função de temporizador.
- Design estético
- Ecrã táctil
- Pode ser controlado a partir de um telemóvel
- Desenho compacto
- Fácil de transportar
- Aquecimento óptimo
- As luzes LED permanecem acesas e isto pode ser irritante para alguns utilizadores.
6. Purline MR2000W
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca por ser muito eficiente ao aquecer espaços de tamanho médio, podendo aumentar a temperatura num curto espaço de tempo e mantê-la com baixo consumo.
- Medidas: 55 x 27 x 62 cm.
- Potência: 2000 W.
- Peso: 5,04 Kg.
- Controlo remoto: Não.
É um aquecedor eléctrico de mica com uma grande potência de 2000 W que proporciona um aquecimento rápido fazendo com que a tua casa aumente de temperatura quase imediatamente.
Apesar da sua alta potência, é energeticamente eficiente uma vez que os painéis de mica aquecem num curto espaço de tempo. Por outro lado, o termóstato ajuda a manter o calor e assegura que o dispositivo é desactivado quando a sala atinge a temperatura seleccionada.
Este aquecedor eléctrico inclui um sistema anti-aquecimento que não seca nem queima o oxigénio na sala, impedindo assim que as tuas mucosas nasais sequem. Além disso, o design com os painéis de mica e a grelha na secção superior melhora a distribuição de calor por toda a sala.
Também tem um mecanismo anti-queda que se desliga automaticamente no caso de uma queda. Esta funcionalidade contribui para a segurança do equipamento.
- Peso leve
- Inclui pés e rodas
- Fácil de transportar
- Aquecimento eficiente
- Mecanismo anti-entalamento
- Pode ser ruidoso quando o termóstato está ligado
- Sem controlo remoto
7. Lodel RA10
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca pelo seu aspecto apelativo que se mistura harmoniosamente com qualquer espaço enquanto o seu sistema térmico mantém uma temperatura quente.
- Medidas: 83 x 6 x 58 cm.
- Potência: 1500 W.
- Peso: 8 Kg.
- Controlo remoto: Sim.
Este é um aparelho ultra-fino e leve com componentes rectos de alumínio que aquecem rapidamente a tua casa.
Ao mesmo tempo, ajuda-te a poupar energia porque tem um sistema tecnológico de baixo consumo. Este produto de 1500 W é bem adequado para quartos de 15-18 m2.
Incorpora um temporizador digital que tem quatro funções: conforto, económico, anti-geada e automático. Da mesma forma, pode ser controlado a partir do painel digital ou através do controlo remoto que vem incluído.
Quanto à sua instalação, é simples e pode ser montada na parede com o fecho que vem com ela. Também pode ser movido de uma sala para outra usando os seus pés de suporte.
- Calienta de forma eficiente
- Diseño estético
- Incluye mando a distancia
- Fácil mantenimiento
- Incluye pie
- Puede apagarse con el mando a distancia del televisor
8. Klarstein Bornholm
VER PREÇOAquecedor eléctrico que se destaca pelo seu aspecto moderno que se mistura bem com diferentes divisões e estilos.
- Dimensões: 83,2 x 40 x 22 cm.
- Potência: 1000-2000 W.
- Peso: 8 Kg.
- Controlo remoto: Sim.
Este aquecedor de vidro é um dos mais modernos do mercado e tem uma potência máxima de 2000 W que pode ser graduada até 1000 W. É muito adequado para salas de aquecimento até 40 m2 e é ideal para aqueles que querem dar às suas casas um aspecto moderno.
Vem com um temporizador de vinte e quatro horas e um controlo parental que proporciona segurança ao impedir que as crianças o desliguem ou liguem sem autorização. Também pode ser operado tanto com o controlo remoto como com o painel táctil.
Em termos de instalação, pode ser fixado à parede e também pode ser colocado no chão ou noutra superfície plana. Para além disso, é fácil de transportar porque tem rodas para este fim.
- Painel de toque
- Inclui controlo remoto
- Nos rodízios
- Protecção da água para colocação em casas de banho ou quartos molhados
- Design estético
- Poder ajustável
- Aquece até 40 m
- Programação incómoda
Qual o aquecedor eléctrico a comprar? Guia de Compra
Nem todos os aquecedores eléctricos são iguais, nem as necessidades de cada utilizador, neste sentido sugiro que tenhas em conta os seguintes aspectos quando comprares o teu.
Potência
É importante que o equipamento de aquecimento tenha a potência certa. Assim, quanto maior for o quarto que desejamos aquecer, mais potência deve ter o nosso aquecedor.
Se um aquecedor não for suficiente, pode ser útil comprar dois para o mesmo quarto. Também deve ser considerado que se o espaço for pequeno, deve ser escolhido um aquecedor de baixa potência, que proporcionará calor à sala e, ao mesmo tempo, permitirá fazer economias.
Programação
Outro elemento importante é a função de programar o aquecedor ligado e desligado, o que te ajuda a fazer melhor uso do teu tempo. Alguns aquecedores também incluem um termóstato que os liga ou desliga de acordo com a temperatura ambiente.
Controlo remoto
Os radiadores que incluem um controlo remoto são mais fáceis de operar. Esta comodidade extra significa que não precisas de sair de casa para ligar, desligar ou ajustar a temperatura do aquecedor.
Desenho
Quando estamos prestes a comprar um aquecedor eléctrico, devemos ter em conta se este se harmoniza ou não com a sala em que será colocado.
Hoje em dia, algumas pessoas estão a optar por aquecedores de aspecto moderno que dão um toque de elegância aos quartos, e esta é uma opção muito válida.
Por outro lado, recomendo que se precisares de vários aquecedores para a tua casa, compra todos do mesmo modelo, podendo variar a potência e o tamanho, de forma a manter uma certa estética no local.
Instalação e transporte
Dependendo do uso que vais fazer dele, deves comprar um dispositivo que incorpore rodas que facilitem a deslocação de uma sala para outra ou um modelo que seja fácil de instalar na parede. Alguns designs oferecem ambos e isto é uma grande vantagem.
Como é que funciona um aquecedor eléctrico?
Os aquecedores eléctricos emitem calor por meio de radiação, que aquece o ar, fazendo-o por sua vez aumentar a temperatura da sala. Este processo é conhecido como convecção e consiste, mais especificamente, num ciclo em que o ar quente sobe na sala e depois cai à medida que arrefece e volta a subir à medida que o aquecedor o aquece.
Desta forma, os aquecedores eléctricos funcionam de forma bastante eficiente. Vale a pena notar que muitas vezes são feitos de materiais como o alumínio que transferem 100% da energia produzida.
Além disso, esta tecnologia não seca o ambiente, não danifica as paredes e não emite odores. Ao mesmo tempo, estão seguros e desempenham muito bem a sua função, tornando os espaços mais agradáveis durante os dias mais frios do ano.
Onde colocar o aquecedor eléctrico?
Sem dúvida que o local ideal para colocar um aquecedor eléctrico é debaixo da janela. Isto porque é necessário encontrar um local que facilite o fluxo de ar, e perto das janelas há sempre ar mais fresco a circular do que em outros locais. Devido à falta de isolamento térmico, o ar frio irá fluir para baixo e o ar quente irá subir, gerando um fluxo de ar que irá aquecer a sala.
Outra vantagem de escolheres esta posição para o teu aquecedor é que se a janela tiver uma abertura através da qual possa entrar algum ar frio, ela passará sempre pelo aquecedor e pode aquecer antes de chegar a ti.
Para além disso, este local assegura que o aparelho não entra em contacto com o teu mobiliário, prevenindo acidentes e danos.
Se não tiveres uma tomada eléctrica perto da tua janela, podes fazer uso de canais ou caleiras que não sejam muito visíveis, o que te ajudará a transportar a corrente sem prejudicar a estética da tua casa.
Que aquecedor eléctrico consome menos energia?
O Rowenta SO6510 aparece nesta selecção como o aquecedor eléctrico que consome menos, porque embora a sua potência máxima seja de 2000 W, este pode ser graduado até 1000 W, reduzindo assim o seu consumo.
Além disso, incorpora um termóstato que liga ou desliga o aquecedor de acordo com a temperatura ambiente, evitando assim o consumo desnecessário de energia naqueles dias em que não está suficientemente frio.
Este aquecedor eléctrico também tem um incentivo para usar a sua potência mínima e é o facto de poder activar a função silenciosa o que torna o resto mais agradável.
Que aquecedor eléctrico é ideal para casas de banho?
O Orbegozo SP 6000 é um aquecedor eléctrico especialmente concebido para casas de banho, devido ao seu tamanho compacto, peso leve e capacidade de adaptação a espaços pequenos.
Tem uma potência de aquecimento de 2000 W e também incorpora uma função de ventoinha de ar frio que nos permite usá-la durante todo o ano.
Este aquecedor tem um sistema de programação diário para que não tenhas de te lembrar de o ligar e desligar todos os dias. Também tem o sistema inteligente de poupança de energia, que ajuda a detectar variações de temperatura e pára automaticamente o aquecedor para tornar o seu desempenho e consumo de energia mais óptimos.
Finalmente, encorajo-te a ler o artigo sobre toalheiros eléctricos, pois é um complemento perfeito para a tua casa de banho no Inverno.
Aquecedor eléctrico versus aquecedor de água
Aquecedores de água são aqueles que estão ligados a canos através dos quais corre água quente de uma caldeira.
São normalmente usados em casas grandes ou edifícios de apartamentos, onde existe uma caldeira que dispersa o calor através dos canos. Neste caso, é comum haver vários aquecedores deste tipo em cada apartamento, muitas vezes um em cada divisão.
Os aquecedores de água consomem menos energia que os aquecedores eléctricos e isto traduz-se numa poupança significativa, no entanto, a sua principal desvantagem é que são mais difíceis de instalar e devem ser instalados por um especialista.
No entanto, os aquecedores eléctricos não precisam de canos ou caldeiras e a sua instalação é muito simples, e podes fazê-lo tu próprio com a ajuda do manual de instruções. Também são mais fáceis de manter do que os aquecedores de água.
Perguntas mais frequentes FAQS
1.- Qual é o consumo de um aquecedor eléctrico?
O consumo de electricidade é normalmente medido em kilowatts ou watts/hora. Os preços da tarifa de electricidade são fixados pelo Governo tomando como referência o preço do kWh no mercado diário de electricidade, no qual é estabelecido um preço para cada hora do dia.
Para calcular o consumo de um aquecedor temos de dividir o poder do aquecedor por 1000 e multiplicá-lo pelo preço a que o kWh é estabelecido, a partir daí obtemos o custo desse aquecedor por hora.
É por isso que os aquecedores eléctricos, mesmo que sejam de baixo consumo, irão aumentar consideravelmente a nossa conta de electricidade se os usarmos durante muitas horas.
2.- Um aquecedor eléctrico custa mais do que um aquecedor a óleo?
Tanto os aquecedores eléctricos como os a óleo funcionam ligando-os à rede, a diferença é que os aquecedores eléctricos são aquecidos através de resistências ou de um ventilador, enquanto que os aquecedores a óleo têm resistências que aquecem o óleo distribuído pelo interior, e depois este calor é transmitido à superfície e faz com que emita ar quente.
Portanto, pode dizer-se que a operação é semelhante. No entanto, algumas pessoas consideram que os aquecedores a óleo são mais eficientes energeticamente porque uma vez aquecido o óleo, retêm o calor durante um período de tempo mais longo, mesmo depois de terem sido desligados.
É por isso que os aquecedores a óleo são geralmente considerados como utilizando menos energia do que os aquecedores eléctricos.
3.- Como é que se limpa um aquecedor eléctrico?
É importante manter os nossos aquecedores eléctricos regularmente limpos, pois uma limpeza insuficiente pode fazer com que não funcionem correctamente ou consumam mais energia, uma vez que têm de trabalhar mais do que o normal.
Os passos para manter o nosso aquecedor eléctrico limpo são os seguintes:
- Desliga o aquecedor.
- Aspira o aquecedor para remover o máximo de pó possível.
- Utilizando um secador de cabelo, colocamo-lo na potência máxima nas grelhas de aquecimento, e desta forma conseguimos que a maior parte do pó que se pode acumular dentro do radiador saia.
- Finalmente, limpa o exterior do radiador com um pano húmido, e depois limpa-o com um pano seco.
Ao executar estes simples passos de vez em quando, podemos até proteger-nos contra alergias e garantir que o nosso aquecedor funciona perfeitamente durante muito mais tempo.
Deve ser limpo pelo menos uma vez por ano e pode ser uma boa ideia fazê-lo no final do período de Inverno, uma vez que não será usado novamente durante alguns meses.
4.- Os aquecedores eléctricos são adequados para uma zona de clima ameno?
A resposta é definitivamente sim, isto é porque são aquecedores fáceis de instalar, aquecem rapidamente e como nestas zonas a estação fria é muito curta, não vale a pena fazer uma instalação de aquecimento complicada, por exemplo.
Embora estes aquecedores tenham um consumo bastante elevado, deve ter-se em conta que vão ser utilizados durante um período muito curto do ano, por isso são mais convenientes do que outros sistemas que podem ser mais apropriados para áreas frias.