Melhores Aquecedores

Em meados do Outono, os termóstatos começam a cair ao ponto de nos apetecer mais estar dentro de casa, com uma chávena de chocolate, um cobertor e uma temperatura agradável.

A melhor maneira de manter uma temperatura confortável é com um bom aquecedor. Este equipamento é obrigatório em casas e escritórios durante a época de Outono e Inverno. No entanto, decidir comprar o melhor aquecedor do mercado não é uma tarefa fácil.

Existem vários tipos de aquecedores, dezenas de marcas e centenas de modelos. Desde modelos muito baratos e simples até aos modelos mais sofisticados e caros; para tornar a vossa tarefa um pouco mais fácil, dediquei-me a escolher as melhores opções no mercado actual. No nosso website vemos quais são os melhores, continue a ler para encontrar aquele que procura.

Melhores Aquecedores 2024

TOP VENDAS
1. ORBEGOZO RRE 1810
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Detalles abajo

CONTRAS

  • Detalles abajo
Comprar
EN OFERTA
2. AEG RA 5521
2. AEG RA 5521
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Radiador de aceite con…
  • 3 niveles de potencia…
  • Termostato regulable
  • Dispositivo de seguridad para…
  • 4 ruedas multidireccionales para…

CONTRAS

  • Detalles abajo
Comprar
MELHOR
3. Rowenta Mini Eco SO9265F0
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Detalles abajo

CONTRAS

  • Detalles abajo
Comprar
4. Orbegozo HBF 90
4. Orbegozo HBF 90
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Estufa de gas butano…
  • Tecnologia «Llama Azul» de…
  • Triple sistema de seguridad:…
  • Apta para gas butano…
  • Asas para transporte y…

CONTRAS

  • Detalles abajo
Comprar
5. Rowenta SO9280F0
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Detalles abajo

CONTRAS

  • Detalles abajo
Comprar

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores Aquecedores
  2. Comparação de Aquecedores
  3. Comentários e Guia de Compra

Qual o Melhor Aquecedor?

NAVEGACIÓN RÁPIDA

1. ORBEGOZO RRE 1810

VER PREÇO

«Um must para invernos em casas frias. Vale a pena notar a alta performance que tem para o pouco que consome. O facto de ser programável, o modo de poupança e o desempenho imediato que tem. Com certeza que a compraria de novo», diz um dos utilizadores.

Os emissores térmicos RRE da Orbegozo são caracterizados pela implementação da tecnologia dos Elementos Quentes Reais. O sistema consiste em elementos individuais ligados uns aos outros dentro do dispositivo de tal forma que reduzem a dispersão de calor ao proporcionar um fluxo contínuo e homogéneo por toda a sala.

Este sistema reduz as perdas de calor a um mínimo, aumentando o seu desempenho e garantindo um consumo eficiente. Tem um termóstato de temperatura ambiente ajustável e uma luz indicadora de ligado.

Tem dois modos de potência, que atingem até 1800W. Não seca o ambiente e a sua instalação é muito simples, vai nos dois suportes incluídos. Está disponível em várias definições de potência.

2. AEG RA 5521

2. AEG RA 5521VER PREÇO

A AEG é uma das marcas internacionais de maior prestígio no fabrico de electrodomésticos. Eles trazem-nos este grande equipamento, o aquecedor de óleo AEG RA 5521, um equipamento de grande design, mobilidade e potência de aquecimento.

Com 9 painéis de radiação de calor e 3 níveis de potência: nível baixo 800W, nível médio 1200W e potência máxima de 2000W. Ajustável a partir de dois controlos frontais para potência e saída de líquidos. Com dispositivo de segurança anti-fogo de alta segurança.

O design da AEG RA 5521 é requintado, com uma bela combinação de preto e cinzento mate. Com quatro rodas multidireccionais que lhe dão grande mobilidade, com um dispositivo para guardar o cabo e mede 64 x 45,5 x 24,5 cm, com um peso de 11 kg.

  • Radiador de aceite con 9 elementos 2000 W
  • 3 niveles de potencia (800/1200/2000 W)
  • Termostato regulable
  • Dispositivo de seguridad para la protección contra incendio
  • 4 ruedas multidireccionales para un transporte práctico y cómodo

3. Rowenta Mini Eco SO9265F0

VER PREÇO

O aquecedor de cerâmica Rowenta Mini Excel Eco é um dos aquecedores mais eficientes do mercado. Com o apoio técnico da Rowenta, uma das mais prestigiadas marcas internacionais com o melhor serviço ao cliente.

Este grande equipamento funciona aquecendo um centro de quartzo, que é ajustado por meio de um sistema de ajuste de topo altamente prático. A sua potência de 1800 W pode ser ajustada em 7 níveis desde 5 ºC até 35 ºC.

Tem funções de silêncio, eco e turbo, o que te permite ajustar a potência de saída para 1000W ou 1800W. O seu funcionamento silencioso de apenas 49 Db, é perfeito para uso em casa ou no escritório. Com poupanças de até 50% de energia eléctrica.

4. Orbegozo HBF 90

4. Orbegozo HBF 90VER PREÇO

O aquecedor a gás Orbegozo HBF 90 é um fogão de butano com um grande design e uma funcionalidade incrível. Com uma linha exterior de cor totalmente preta e com controlos de regulação lateral, de grelha oca de grande beleza e fácil limpeza.

Medindo 400 x 700 x 320 mm e pesando 8,16 kg, pode ser facilmente deslocado de um lugar para outro através das suas pegas laterais, que são combinadas com as robustas rodas inferiores e o design portátil.

A potência de aquecimento é soberba, a tecnologia da chama azul permite uma potência de 4200W e um pequeno consumo de gás de 305 g/hora. Com piloto automático e sistema de tripla segurança, pode ser usado externa e internamente.

  • Estufa de gas butano HBF 90 de Orbegozo con una potencia máxima de 4200 W con la que calentarte en épocas de frío
  • Tecnologia «Llama Azul» de rápido encendido que calienta la estancia de forma gradual y uniforme para que puedas disfrutar de una temperatura agradable
  • Triple sistema de seguridad: desconexión automática por fallo en la llama que garantiza una tranquilidad total durante su uso y puesta en marcha y analizador atmosférico de concentración de CO2 que detiene el funcionamiento del aparato si detecta niveles por encima de lo normal para que tengas la tranquilidad y seguridad que necesitas sin preocuparte por nada; además, cuenta con sistema de encendido piezoeléctrico para una puesta en marcha del aparato fácil, intuitiva y segura
  • Apta para gas butano y propano, lo que le otorga una gran versatilidad para que puedas utilizar el que desees dependiendo del momento de uso
  • Asas para transporte y ruedas pivotantes que permiten un fácil manejo del aparato y su desplazamiento por la estancia; dimensiones de la estufa (ancho x alto x largo): 40 x70 x 32 cm

5. Rowenta SO9280F0

VER PREÇO

O aquecedor de ar Rowenta SO9280F0 é o aquecedor mais vendido no mercado hoje em dia. As razões para este sucesso de vendas devem-se ao facto de ser um aquecedor que combina poder, funcionalidade, praticidade e grande design exterior de uma forma fantástica.

Com uma potência de 2000 W, a potência pode ser ajustada em 3 níveis: potência média a 1000 W, potência máxima de 2000 W e modo ventilador, o que nos permite utilizar o equipamento durante todo o ano. Aquecedor nos meses mais frios e ventilador nos meses mais quentes.

Esta unidade tem um grande design exterior, com um invólucro preto com controlos rotativos de topo prateado. O seu sistema de propulsão permite-lhe cobrir uma grande área, pois expulsa ar quente de 3 lados com uma grande cobertura superficial.

6. PRO BREEZE MINI

VER PREÇO

Ainda mini, mas cada vez mais poderoso. E aqui está um exemplo: este aquecedor tem mais de 3.300 críticas positivas sobre a Amazon e promete ser eficaz em salas pequenas.

Com uma potência máxima de 2000W, o seu termóstato é ajustável. A sua oscilação assegura que o calor é distribuído uniformemente e que está protegido contra o sobreaquecimento.

Guia de Compra

Que tipos de aquecedores existem?

A principal função de um aquecedor é aumentar a temperatura interior de um espaço para uma temperatura confortável para os seus ocupantes. Neste sentido, cada tipo de espaço tem um tipo de aquecedor adequado e óptimo.

O tamanho da área a ser aquecida, o número de janelas, os materiais de construção e uma longa lista de outros factores determinam o melhor aquecedor. Outro factor importante é a eficiência energética e o consumo de electricidade adicional.

Aquecedor a gás

Usando a combustão de gás propano ou butano, este tipo de aquecedor aquece a sala por meio da troca de calor. São chamados fogões a gás e são muito populares em espaços abertos, com grande ventilação ou grandes dimensões.

É por isso que os vemos frequentemente em espaços públicos tais como terraços, bares, pisos de hotéis e casas com grandes espaços habitacionais. São muito eficazes, económicos e fáceis de usar. Não recomendamos o seu uso dentro de casa devido ao risco de material inflamável.

Aquecedor de ar

Este tipo de equipamento funciona com uma resistência eléctrica metálica, que aquece e emite ar quente por meio de um ventilador térmico. A função principal é que o ar quente expelido pelo equipamento substitui o ar frio no espaço, ou seja, aquece por convecção.

São ideais para espaços pequenos ou para uso pessoal. Há uma série de aquecedores destinados a serem utilizados em quartos húmidos, tais como casas de banho e cozinhas, para os quais têm uma protecção especial contra a humidade.

Aquecedor de cerâmica

Um aquecedor de cerâmica funciona através do aquecimento de uma resistência eléctrica feita de material cerâmico como o quartzo. Eles têm uma câmara reflectora que permite que o calor gerado na unidade se espalhe pelo resto da sala.

O uso deste tipo de equipamento é recomendado para aqueles que precisam de ambientes com maior humidade, uma vez que este tipo de aquecedor consome menos oxigénio no espaço e, portanto, é menos seco do que os aquecedores eléctricos tradicionais.

Aquecedor de infravermelhos

O ar e os aquecedores de cerâmica aquecem por convecção, substituindo o ar frio por ar quente. A sua principal desvantagem é que aquecem unidireccionalmente e usam muita energia para aquecer, tornando-os ineficientes em grandes espaços.

Os aquecedores infravermelhos aquecem a sala de uma forma uniforme, ou seja, emitem um calor surround para que a sala seja aquecida desde as paredes até ao tecto e ao chão. São os mais adequados para manter a humidade ambiente.

Aquecedores de óleo

Este tipo de aquecedor é vulgarmente conhecido como radiadores. Funcionam aquecendo um fluido termo-condutor como o óleo mineral. Através de placas ou painéis, é aquecido a uma temperatura pré-estabelecida e estabelece uma troca de calor com o espaço.

Estes aquecedores vêm em diferentes tamanhos e capacidades. O número de painéis irá determinar a capacidade de aquecimento do equipamento e são recomendados para espaços maiores como a sala de estar, escritório ou salas grandes.

Aquecedor de casa de banho

O aquecedor da casa de banho é um aparelho com uma elevada resistência à humidade. É uma variação de outros tipos de aquecedores, como aquecedores de ar ou de cerâmica. A variação protege o equipamento da humidade, pois evita que o ar quente se condense em torno dos elementos de aquecimento.

São muito eficientes na sua função, pois permitem que a temperatura seja mantida em áreas onde a mudança de temperatura é muitas vezes desconfortável. Também são usados noutras áreas húmidas, como cozinhas.

Mini-aquecedores

Os mini-aquecedores ou aquecedores pessoais são um tipo de aquecedor que, devido ao seu tamanho e potência, são usados individualmente, uma vez que o raio de acção é normalmente pequeno. Podem ser de ar, cerâmica ou infravermelhos.

São comuns em locais de trabalho, como os escritórios. No entanto, também são usados como aquecedores individuais em pequenos espaços em casa. Em algumas casas, elas são usadas como substituto das velhas brasas nas mesas dos sofás.

Aquecedores de parede

São usados da mesma forma que os aparelhos de ar condicionado do tipo split. São normalmente aquecedores de ar ou de cerâmica e são usados em muitas áreas de casas ou escritórios. Eles são muito eficientes, discretos e têm um design fantástico.

São normalmente instalados no alto das paredes com dissipação de calor para baixo. São muito fáceis de instalar e usar; alguns têm a função prática de um controlo remoto, ignição programável ou controlo de temperatura por termóstato.

Aquecedores Industriais

Os aquecedores grandes e poderosos são conhecidos como aquecedores industriais. São equipamentos motorizados muito potentes e são usados para regular a temperatura de grandes espaços como armazéns, quartos grandes, hotéis e outros espaços grandes.

Estes aquecedores usam sistemas como ar, gás ou propulsão de núcleo cerâmico. São geralmente grandes em tamanho e não são recomendados para uso doméstico, pois a sua alta potência e tamanho são demasiado grandes para espaços pequenos.

O que ter em atenção ao escolher um bom aquecedor?

O melhor aquecedor é aquele que melhor se adapta às nossas necessidades, ao nosso espaço e às condições externas da nossa casa. Equipamento muito poderoso em áreas com Invernos amenos ou um aquecedor com pouco poder numa área muito fria será igualmente ineficiente.

Ao escolheres o melhor aquecedor, deves procurar as seguintes características:

  • Potência: A potência do equipamento reflecte a capacidade de aquecimento do dispositivo. Em zonas muito frias devemos escolher equipamento com uma potência superior a 2000 W.
  • Tipo de aquecedor: Temos de considerar o tipo de aquecedor de acordo com a superfície a aquecer, altura do tecto e número de utilizadores.
  • Tamanho: Mais uma vez, temos de escolher o aquecedor que se adapta à superfície a utilizar. Por outras palavras, espaços maiores exigirão equipamento maior e mais poderoso.
  • Consumo: Lembra-te que este equipamento será usado durante muito tempo, por isso temos de escolher equipamento mais eficiente do ponto de vista energético.
  • Design: O exterior é tão importante como a operação. Equipamento com desenhos mais harmoniosos com a decoração da nossa casa será mais agradável.

Quais são as melhores marcas de aquecedores?

Existem muitas marcas de aquecedores no mercado nacional e internacional. A grande maioria destas marcas produz vários ou todos os tipos de aquecedores. No entanto, alguns deles são especializados num tipo particular de aquecedor.

Vamos mencionar as marcas mais vendidas e mais populares do mercado. Estas marcas têm o equipamento mais vendido e gozam de grande prestígio pela qualidade do seu equipamento, serviço técnico e variedade de produtos.

  • Xiaomi.
  • Delonghi.
  • Rowenta.
  • Probreeze.
  • Cecotec.
  • Honeywell.
  • Orbegozo.
  • Tristar.

Vantagens de ter um bom aquecedor

Quando as temperaturas exteriores descem, mesmo em alguns casos abaixo de zero, torna-se essencial ter um equipamento que proporcione uma temperatura interior agradável e confortável.

Contudo, os sistemas de aquecimento integral, tais como ar condicionado, sistemas de aquecimento central, caldeiras, etc., são caros, difíceis de instalar ou representam um factor de custo importante. são caros, difíceis de instalar ou representam um risco doméstico.

Um aquecedor é um dispositivo que evita todas estas complicações e nos oferece estas vantagens:

  1. São económicos: são equipamentos que não custam muito dinheiro e são facilmente acessíveis pela maioria das famílias e indivíduos.
  2. Eles são poderosos: Na maioria dos casos, uma única unidade, usada eficientemente, pode aquecer uma área de tamanho médio, como uma sala, quarto ou escritório.
  3. São portáteis: a maioria dos aquecedores são pequenos em tamanho e leves em peso, o que lhes permite serem altamente móveis e portáteis entre quartos ou para outros locais
  4. Instalação fácil: A maioria dos aquecedores só precisa de ser ligado e usado. Outros precisam simplesmente de uma pequena quantidade de instalação.
  5. Sem manutenção: ao contrário das caldeiras e dos sistemas de aquecimento central, os aquecedores não requerem qualquer manutenção.

Quanto custa um aquecedor?

Quando pensamos em comprar um aquecedor, avaliamos a sua funcionalidade, praticidade, design e marca, mas um dos aspectos que mais consideramos é o preço do aquecedor.

Para te ajudar na tua decisão, oferecemos-te as gamas de preços de um aquecedor:

  • Aquecedores de ar pequenos e pessoais, como o Orbegozo FH 5129, podem custar cerca de 15 euros.
  • Aquecedores mais potentes e de alta tecnologia com uma maior variedade de acção, como o aquecedor a óleo TROTEC, um aquecedor industrial, pode custar cerca de 1600 euros.

Em qualquer caso, o custo médio de um aquecedor decente para uso doméstico está na ordem dos menos de 100 euros. Por isso, para comprares bom equipamento não precisas de esvaziar os teus bolsos. Tudo depende do que tu precisas e do teu orçamento.

Perguntas frequentes sobre aquecedores

Quanta electricidade é que um aquecedor usa?

Geralmente, o custo por hora de funcionamento de um aquecedor é entre 10 e 30 cêntimos por hora. Isto depende do tipo, da potência utilizada e do alcance horário de utilização. Não devemos olhar para termos absolutos mas escolher o aquecedor mais eficiente de acordo com o uso que vamos fazer dele. Em qualquer caso, a sua etiqueta de eficiência energética irá ajudar-nos a tomar a melhor decisão.

Em qualquer caso, quanto mais energia um aquecedor tiver, mais calor irá gerar mais rapidamente mas também irá consumir mais energia. É por isso que temos de ter cuidado ao comprar aquecedores com mais de 2000 – 3000w de potência porque teremos de avaliar se precisamos realmente de tanta capacidade de aquecimento e, consequentemente, seremos capazes de assumir o custo da energia.

É melhor usar um aquecedor de resistência metálica ou um aquecedor de infravermelhos?

Depende do uso dado, mas geralmente o equipamento infravermelho usa o calor de uma forma envolvente e sem secar o ar. Mas são mais caros e tendem a ser maiores.

As unidades montadas na parede têm um escoamento de água?

Não, as unidades não precisam de drenagem, são livres de manutenção e só podem ser instaladas na parede e ligadas à corrente.

Os radiadores de óleo precisam de ser mudados como os carros?

De forma alguma. São livres de manutenção e não requerem óleo ou qualquer outro tipo de troca de óleo.

Quão barulhento é um aquecedor?

Em termos de ruído, os grandes vencedores são sem dúvida os aquecedores por convecção, como os de halogéneo, infravermelhos ou óleo. Entre os aquecedores de ar encontramos cada vez mais modelos muito silenciosos que geram quase nenhum som mas que não atingem o nível de silêncio de uma lâmpada de halogéneo ou de um radiador.

Outros Tipos e Marcas de Aquecedores

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.