Xiaomi Mi True Wireless Earbuds

O Mi True Wireless Earbuds de Xiaomi chegou recentemente oficialmente ao mercado europeu e tenho a certeza que, com a atraente etiqueta de preço, estás a pensar como é que eles se comportam e se valem a pena.

Bem, é para isso que estou aqui: lê e eu respondo às tuas perguntas.

NAVEGACIÓN RÁPIDA

Mi True Wireless Earbuds

Mi True Wireless EarbudsVER PREÇO

Aqui temos outro auricular bluetooth 5.0, que traz velocidade e estabilidade à ligação. Estão equipados com um botão físico multi-funções que reduz os toques falsos.

E graças ao seu sistema de controlo de voz, só tens de fazer duplo clique para activar o assistente de voz.

A bateria dura 4 horas com uma única carga e 14 horas através da caixa de carga. E ligam-se automaticamente em segundos, simplesmente colocando os auscultadores.

PROS
  • Som potente, claro e agradável.
  • Trabalham num alcance de 8 a 10m.
  • O seu peso é bastante leve.
CONTRAS
  • O som nas chamadas pode ser melhorado.

Review e guia de compra

Design e ergonomia

Dentro de uma caixa de cartão bastante simples encontramos três pares de brincos em três tamanhos diferentes, os auriculares, a caixa para os guardar e carregar, um cabo para este fim e um manual em várias línguas, incluindo português.

A caixa do Mi True Wireless Earbuds é simples, cabe na palma da tua mão e no teu bolso. No entanto, o seu acabamento mate não é o melhor para carregá-lo perto de fechos de correr ou chaves, pois risca-se facilmente.

O bom é que a sua cor branca torna os arranhões quase imperceptíveis. No topo encontramos uma serigrafia com a palavra «Mi» e na parte de trás, a dobradiça e a porta microUSB. No interior existem dois auriculares feitos do mesmo material da caixa: um plástico leve e robusto muito funcional – batalha -, o que à primeira vista denota que estamos perante um produto acessível.

Os Mi True Wireless Earbuds são auriculares moderadamente compactos com linhas suaves e auriculares, ou seja, cabem dentro da orelha. Para conseguires uma melhor aderência no canal auditivo, podemos trocar as almofadas de silicone por outras mais pequenas ou maiores.

Quando os colocamos, haverá uma superfície táctil ligeiramente curva no exterior que serve como botão de controlo, como veremos mais à frente. Embora não seja visível a olho nu, existe também uma pequena luz LED que varia tanto na cor (vermelha ou branca) como na forma como se acende (permanente vs. intermitente).

O design é confortável, eles não saem da orelha e encaixam moderadamente bem, sem saírem das orelhas. No entanto, tentei correr com eles e eles saíram, por isso embora sejam bons para andar, não são o melhor modelo para movimentos intensos.

Experiência de desgaste

Depois de remover as protecções dos pinos de carregamento e da superfície de toque, colocamo-las na caixa. Como detalhado nas instruções, retiramo-las novamente e esperamos alguns segundos até que o pequeno LED nelas pisque branco. Depois, vamos às definições do telefone, à secção Bluetooth onde encontraremos o «Mi True Wireless Earbuds_R», ligamo-lo e podemos usá-los. Se saltarmos para a aventura e continuarmos a usá-los sem ler as instruções, pode acontecer que liguemos o auscultador esquerdo e, como resultado, só ouvirás através dele. Isto porque os Mi True Wireless Earbuds podem ser usados individualmente, mas se quisermos ouvir com ambos, teremos de os reiniciar porque o auricular direito é o mestre.

Então o que acontece se só ouvires através de um botão de ouvido? Se os auscultadores não estiverem emparelhados ou se ao ligá-los ao telefone tivermos usado o auscultador esquerdo, teremos de os reiniciar tocando simplesmente na superfície durante cerca de 15 segundos. Vais ver os LEDs piscarem três vezes a vermelho e branco. Agora podemos colocá-los na caixa e tirar o auricular direito para o ligar ao telefone, como detalhámos.

A partir daqui, a sua utilização é muito fácil: quando os tiramos da caixa, eles ligam-se e ligam-se automaticamente ao nosso telefone e quando os voltamos a colocar na mala, eles desligam-se. Se quisermos ouvir o som de um dispositivo diferente, teremos de ir às definições móveis e desligá-las, pois só podem ser sincronizadas com um dispositivo.

A superfície de toque no exterior tem várias funções: um toque para parar a música (e ela volta), dois toques seguidos para activar o assistente de voz do nosso telemóvel. Se formos chamados, também podemos responder à chamada tocando. Há coisas que não podem ser feitas, como saltar canções ou ajustar o volume. O mecanismo de toque é muito rápido e intuitivo, facilitando estas acções sem mover os auscultadores. Além disso, a sua sensibilidade é adequada, por isso não são activadas esfregando o teu cabelo e raramente por um toque acidental.

Estes auscultadores integram um microfone para atender chamadas, mas na minha experiência deixa algo a desejar quando se trata de captar a voz. Ao longo do teste recebi e fiz várias chamadas e, apesar de ter boa cobertura e de estar perto do terminal, os receptores destes nem sempre ouviram claramente a minha voz. Outra coisa é o Bluetooth 5.0: podemos afastar-nos do telefone para o outro lado da casa e continuar a ouvir música sem interrupções ou saltos.

Em termos de duração da bateria, Xiaomi diz que os Mi True Wireless Earbuds oferecem 4 horas de duração da bateria, o que vai até 12 horas graças à caixa de carga. Para dizer a verdade, estes números dependem um pouco do volume. Testámo-los tanto com música como com séries de streaming e estes números dependem muito do volume. Com um volume médio-baixo, o tempo está perto das 4 horas, mas aumentar o volume cai para pouco mais de 3 horas. Para uso «normal», a duração da bateria é pouco mais de 10 horas, graças à caixa de carga.

Para os carregar, teremos de colocar cuidadosamente os auscultadores na mala, certificando-nos de que os pinos magnéticos encaixam bem, usar o microUSB e um adaptador (não incluído, usei o do iPhone) e esperar cerca de três horas, quando o pequeno LED na mala passar de vermelho para branco.

Dois aspectos para melhorar este processo de carregar os auscultadores – caso: não é possível saber como está carregado o caso, por isso pode acontecer que deixemos os auscultadores e que não os possa carregar porque não tem bateria. Além disso, se o caso for descarregado, os auscultadores não o detectam, por isso não se desligam automaticamente e, como consequência, são descarregados.

Como eles soam

Os Mi True Wireless Earbuds soam bem pelo que custam, e apesar de serem compactos, integram drivers de 7.2 milímetros. O som que eles emitem é plano. Os agudos são resolvidos de uma forma moderadamente clara e, embora lhe falte algum ponche no baixo, o seu comportamento nesta secção é em geral satisfatório, especialmente se tivermos em conta o alcance em que são enquadrados.

Nesta secção também destacamos duas características: a primeira é o bom isolamento do ambiente que alcançam graças à eficácia do seu design e volume, precisamente outro dos seus activos. Gosto de ouvir música muito alta e quase nunca estive na situação de ter de a levar ao máximo. E é que os auscultadores Xiaomi são capazes de atingir um volume notável. Que sim, quanto mais alto os colocares, perderás qualidade a favor da distorção, percebendo um certo som metálico.

Xiaomi Mi True Wireless Earbuds, recomendado?

Claro que são. E é que o preço joga aqui um trunfo fundamental. Estamos a falar de um custo de apenas 39.99 euros, um preço fantástico para auscultadores que vão perfeitamente ao encontro de muitas das tuas necessidades.

São muito leves (é possivelmente a qualidade que eu mais gosto), soam bem e têm uma autonomia dentro da gama habitual para este tipo de auscultadores. Eles não se destacam muito da orelha, por isso não se destacam muito se os usares, e o seu estojo protector também é muito compacto – leste, Sony? Ahem.

É verdade, eles não oferecem a qualidade de som, materiais de construção ou isolamento que outros modelos podem oferecer, mas ainda assim deve ser notado que estes Earbuds custam cerca de 100€ a menos do que os auscultadores de topo. Cabe-te a ti decidir aquilo a que dás mais importância.

Outros tipos y marcas de Auriculares Bluetooth

 

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.