Melhores Auscultadores Sony

O lançamento dos auscultadores Sony gera sempre grandes expectativas entre os audiófilos pela elegância dos seus designs, qualidade de som e fiabilidade em todo o tipo de ambientes.

Para além disso, o gigante japonês produz auscultadores com uma das melhores relações preço-desempenho do mercado. Para te dar uma ideia: eles são como o Volkswagen dos auscultadores. Neste relatório quisemos dar um aceno à marca de Tóquio que mais gostamos e preparámos uma comparação dos melhores auscultadores sem fios da Sony e também de alguns modelos com cabeamento.

Revemos os seus modelos mais poderosos para cada categoria: por tipo de auscultadores (circumaural, supra-auricular, intra-auricular) e por uso (para desporto, para ver televisão e para jogos). Vamos começar?

Comparação de Auscultadores Sony

TOP VENDAS
1. SONY WH-1000XM4
1. SONY WH-1000XM4
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Os controlos funcionam muito…

CONTRAS

  • Um pouco caro.
Comprar
MELHOR
2. Auriculares SONY WH-H910N
2. Auriculares SONY WH-H910N
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Leve e durável. Dobrável,…

CONTRAS

  • Un poco caros.
Comprar
EN OFERTA
3. SONY MDR-RF855RK
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Qualidade de som. Bom…

CONTRAS

  • Baixa potência. Por vezes…
Comprar
4. SONY WF1000XM3
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Cancelamento activo do ruído….

CONTRAS

  • Nada de significativo.
Comprar
5. Sony WF-XB700
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Qualidade de som, duração…

CONTRAS

  • Nada de significativo.
Comprar

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores Auscultadores Sony
  2. Comparação de Auscultadores Sony
  3. Comentários y Guia de Compra

Melhores Fones Sony de 2024

NAVEGACIÓN RÁPIDA

1. SONY WH-1000XM4

1. SONY WH-1000XM4VER PREÇO

Características Técnicas:

  • Cancelamento de Ruído: Sim
  • Conectividade: Cabo de áudio, USB, bluetooth 5.0 e NFC
  • Duração da bateria: 30 horas
  • Resposta de frequência: 4Hz – 40.000Hz

A quarta geração destes auscultadores Sony apresenta várias melhorias em relação ao modelo anterior. O Sony WH-1000XM3 já oferecia uma qualidade de som incrível, mas o XM4 melhorou-o. Também integram a tecnologia de cancelamento de ruído activo mais inovadora do mercado e têm várias características inovadoras.

Design e qualidade:
Os auscultadores Sony WH-1000XM4 estão, sem dúvida, entre os melhores auscultadores canceladores de ruído do mercado. Em termos de aparência têm quase o mesmo aspecto que o Sony WF-1000XM3. Eles mantêm o design elegante e minimalista característico desta linha. São feitas de plástico duro, mas sentem-se robustas e muito confortáveis Tanto as chávenas como a banda são almofadadas com um couro falso que é macio ao toque.

Os auscultadores bluetooth Sony WH-1000XM4 têm um design sóbrio e atractivo para os ouvidos. Têm uma estrutura dobrável e possuem botões físicos para energia, emparelhamento Bluetooth e um botão adicional para alternar entre diferentes modos de cancelamento de ruído. Além disso, o exterior das taças funciona como controlos tácteis com os quais podes gerir a reprodução, mudar as músicas e aumentar ou diminuir o volume.

Integram o novo codec QN1 que recolhe constantemente amostras de som ambiente (700 vezes por segundo) para optimizar o cancelamento de ruído e têm uma série de características úteis. Eles integram um sensor em cada chávena para parar automaticamente a reprodução quando removes os teus auscultadores. Além disso, a tecnologia Speak-to-Chat faz uma pausa na reprodução quando ouves uma voz para que possas falar em paz.

Desligam-se automaticamente quando não os estás a usar e são compatíveis com a funcionalidade Par Rápido que te permite localizar os teus auscultadores através da aplicação. Também possuem um optimizador de pressão de ar para quando estás num voo.

Som:
A qualidade de som oferecida pelos auscultadores com cancelamento de ruído Sony WH-1000XM4 é realmente fantástica. Não há distorção em qualquer nível de volume e o sinal transmite de forma muito limpa no modo sem fios. Produzem som claro em todas as frequências com muita espacialidade e separação. O baixo é profundo mas controlado, enquanto que os tons médios têm uma excelente presença e os agudos são muito claros. O perfil é quente e agradável.

Estes auscultadores sem fios Sony WH-1000XM4 restauram a qualidade dos ficheiros comprimidos graças à nova tecnologia DSEE Extreme e permitem uma transferência de dados superior à da concorrência graças ao codec LDAC da Sony (990 kbps).

A tecnologia de cancelamento de ruído oferecida pelos auscultadores Sony WH-1000XM4 foi subtilmente melhorada em relação ao modelo anterior. O novo modelo integra o chamado chip QN1 que pode atenuar as frequências altas e médias de forma incomparável. A maioria dos auscultadores com ruído atenua bem os ruídos de baixa frequência, mas sofre com vento, alarmes ou outros ruídos agudos.

Também te permitem ajustar o nível de cancelamento de ruído e o modo de som ambiente de acordo com a tua localização. Nesta secção a sua performance é a melhor de momento.

Conectividade:
Estes auscultadores Sony funcionam com ligação Bluetooth 5.0 e integram um chip NFC que te permite sincronizar rapidamente estes auscultadores com qualquer dispositivo móvel que suporte a tecnologia. Uma nova funcionalidade interessante é que eles permitem-te sincronizar dois dispositivos móveis em simultâneo.

Eles também têm uma entrada de áudio auxiliar que te permite usá-los com fios. Eles integram cinco microfones que captam vozes claramente quando queres atender chamadas e trabalhar com assistentes pessoais da Amazon Alexa e Google Assistant.

Para tirares o máximo partido destes auscultadores Sony, precisas de descarregar a aplicação Headphones Connect. Através da aplicação podes personalizar o som, controlar diferentes funções, aceder à tecnologia 360 Reality Audio, e aceder a um equalizador gráfico, entre outras coisas.

Bateria:
Os auscultadores Sony WH 1000XM4 integram uma bateria realmente excelente, uma das mais duradouras que podes encontrar entre os melhores auscultadores que cancelam o ruído. Dura até 30 horas com cancelamento de ruído activo e 37 horas sem ANC. O desempenho é o mesmo que o XM3, mas oferece muitas funcionalidades novas. Uma carga completa demora três horas e apenas dez minutos de carga é suficiente para as usar durante cinco horas.

Conclusão:
Estes auscultadores bluetooth da Sony já ofereciam a melhor qualidade de som do mercado de auscultadores com cancelamento de ruído, e os XM4s apresentam várias melhorias. Oferecem o melhor cancelamento de ruído do mercado, são confortáveis, e integram uma bateria de alto desempenho. Se tens o dinheiro e estás à procura dos melhores auscultadores para cancelamento de ruído do mercado, estes são imbatíveis neste momento.

PROS
  • Os controlos funcionam muito bem. O cancelamento do ruído é excelente.
CONTRAS
  • Um pouco caro.

2. Auriculares SONY WH-H910N

2. Auriculares SONY WH-H910NVER PREÇO

Características técnicas:

  • Bateria: 35 horas
  • Conectividade: Bluetooth 5.0, NFC.
  • Impedância: 17 Ω
  • Resposta de frequência: 5Hz – 40,000Hz.

Os Sony WH-H900N são auscultadores de cancelamento de ruído concebidos para serem facilmente levados para qualquer lado. São mais pequenos e mais baratos que o WH-1000XM3, mas capazes de te dar uma grande qualidade de som.

Design e qualidade:
Estamos a olhar para um auricular sem fios Sony Over-Ear, compacto e leve. Têm uma estrutura dobrável e podem ser facilmente transportados em qualquer saco. Têm um corpo elegante e fino e uma fita de silicone para a cabeça que se encaixa muito bem na cabeça. As taças desta nova geração foram redesenhadas para maximizar o contacto e melhorar a estabilidade. Têm também um acolchoamento suave de grande qualidade. São muito confortáveis e podes usá-los durante todo o dia.

Os auscultadores Sony bluetooth WH-H900N estão disponíveis em cinco cores com dois tons para se adaptarem aos gostos de qualquer utilizador. Eles têm um design minimalista, elegante e funcional. Possuem controlos tácteis fáceis de usar que te permitem controlar todas as funções sem utilizares o teu dispositivo móvel. Podes atender chamadas, mudar músicas, controlar a reprodução e aceder ao teu assistente virtual favorito.

Som:
Os H910Ns oferecem uma excelente qualidade de som. Apresentam controladores de 24mm de última geração que produzem o mesmo efeito que os habituais controladores de 40mm. Funcionam com uma resposta de frequência de 5Hz-40kHz no modo com fios, 20-20kHz com amostras 44.1kHx e 20-40kHx com formato LDAC de 96kHz.

A performance com formatos de alta definição é notável, mas também melhora a qualidade dos formatos comprimidos graças à tecnologia Digital Sound Enhancement Engine HX (DSEE HX). Por outro lado, os auscultadores Sony H910N apresentam um excelente cancelamento activo de ruído. Integram microfones duplos que captam e reduzem notavelmente o ruído ambiente em qualquer ambiente.

Eles também oferecem várias funcionalidades úteis de última geração. O Modo de Controlo Adaptativo, por exemplo, detecta o que estás a fazer (andar, viajar, etc.) e ajusta automaticamente o cancelamento de ruído e o modo ambiente para optimizar a tua experiência. O Quick Attention Mode reduz momentaneamente o volume simplesmente colocando a tua mão sobre um copo para que possas ouvir uma conversa sem remover os teus auscultadores.

Conectividade:
Podes ligar os teus auscultadores Sony WH-H910N a qualquer dispositivo através de Bluetooth 5.0 e NFC (Near Field Communication). Eles usam codecs SBC, AAC, e LDAC, por isso é compatível com ficheiros de alta resolução. O LDAC transmite três vezes mais dados que o áudio sem fios convencional (até 990 kbps).

O WH-H910N é compatível com o Alexa, Google Assistant, ou Siri. Podes usá-los para fazer chamadas e aceder a todas as funcionalidades oferecidas por estes serviços. Também trazem um cabo de áudio destacável para ligar dispositivos com fios.

Duração da bateria:
O H910N tem uma autonomia de bateria que atinge as 35 horas de reprodução contínua em volumes moderados. A bateria que integra estes auscultadores Sony é fantástica. Além disso, apenas 10 minutos de carregamento permitem-te usá-los durante duas horas e meia.

Resumindo:
Se estás à procura de auscultadores sem fios dobráveis, capazes de suportar choques e uso pesado, os auscultadores Sony WH-H910N são uma boa escolha. Suportam ficheiros áudio de alta qualidade e melhoram a qualidade dos formatos comprimidos. São atraentes, confortáveis e soam bem. Têm também cancelamento de ruído efectivo e várias características úteis.

PROS
  • Leve e durável. Dobrável, ideal para viagens, bom cancelamento de ruído, qualidade de som.
CONTRAS
  • Un poco caros.
Oferta
Sony WH-H910N - Auriculares inalámbricos...
Sony WH-H910N - Auriculares inalámbricos...
Compatible con audio de alta resolución; Audio inalámbrico de alta calidad con tecnología bluetooth y ldac
300,00 € −22%

3. SONY MDR-RF855RK

VER PREÇO

Características técnicas:

  • Bateria: 18 horas
  • Conectividade: radiofrequência – RF
  • Impedância: não especificada
  • Resposta de frequência:10Hz – 22.000Hz

Se queres desfrutar dos teus filmes e vídeos em casa com a melhor qualidade de som mas sem partir o teu bolso, os auscultadores Sony MDR-RF855RK são uma das melhores opções. Com eles vais sentir a acção como nunca antes e vais ficar imerso no meio da cena. São grandes, leves, de design fechado e o seu preço é bastante acessível.

Design e qualidade:
A estética dos auscultadores sem fios Sony MDR-RF855RK transmite uma sensação de conforto, robustez e sobriedade. São feitos para passar longas horas em casa a ver televisão, por isso não precisam de ter cores cintilantes. Talvez seja por isso que eles só vêm de preto e não têm detalhes espectaculares. Apenas funcionam bem e são confortáveis.

A faixa da cabeça é larga e vem com uma confortável faixa almofadada. Os condutores são grandes e envolventes (os controlos estão sobre eles), as almofadas auriculares são muito acolhedoras e a base onde se sentam para as recarregar é elegante e discreta.

Som:
Pelo preço que operam numa vasta gama de frequências e graças ao isolamento que obténs com o seu design fechado podes desfrutar de todas as nuances do som com grande vivacidade e naturalidade.

O baixo é bastante proeminente e o uso que recomendamos para estes Sony é principalmente como auscultadores sem fios para TV, não tanto para jogos ou para ouvir música, pois nestas actividades normalmente pede-se um pouco melhor desempenho. Como aspectos negativos podemos salientar que o volume do sinal é um pouco baixo em geral e que como a ligação não funciona via Bluetooth, mas sim via rádio frequência, por vezes podem ocorrer interferências.

Conectividade:
Estes auscultadores sem fios Sony ligam-se apenas via rádio frequência à base (que também é o carregador). É suposto terem um alcance de cerca de 100 metros, mas não sabemos se os engenheiros fizeram o teste num ginásio vazio, porque numa casa normal este alcance fica bastante curto e se te afastares demasiado da interferência da televisão pode começar.

Duração da bateria:
Duração da bateria muito boa. A bateria dura até 18 horas, por isso podes usar estes auscultadores durante vários dias sem te preocupares com nada. Assim que colocares os auscultadores sem fios Sony na base para recarregar, terás de os deixar durante pelo menos 8 horas para que voltem a funcionar como no primeiro dia.

Conclusão:
Na Culturasonora revimos todo o tipo de auscultadores sem fios, tanto para ver televisão como para jogar videojogos, e obviamente este modelo está bastante atrasado em termos de conectividade, gama de frequências ou direccionalidade de som.

Mas como também estamos conscientes do preço que bons auscultadores podem atingir ao incorporar estas melhorias, temos de concluir que o Sony MDR-RF855RK, pelo seu preço, é uma boa escolha para aqueles que querem experimentar pela primeira vez este tipo de auscultadores ou que não podem gastar muito dinheiro.

PROS
  • Qualidade de som. Bom preço
CONTRAS
  • Baixa potência. Por vezes sofre de interferência.
Oferta
Sony MDR-RF855RK Auriculares UHF digitales...
Sony MDR-RF855RK Auriculares UHF digitales...
Duración de la batería: aprox. 18 horas (completamente cargada); Diafragma de neodimio de 40 mm
130,43 € −9%

4. SONY WF1000XM3

VER PREÇO

Características técnicas:

  • Bateria: 6 horas
  • Conectividade: Bluetooth 5.0.
  • Cancelamento de Ruído: Sim
  • Resposta de frequência: 20Hz – 20.000Hz.
  • Impedância: -.

Design e qualidade:
Os Sony WF-1000XM3s apresentam várias melhorias importantes em relação à geração anterior. Têm um design elegante em forma de pilha, são mais pequenos e vêm com almofadas auriculares diferentes para caber em qualquer utilizador. Estes auscultadores sem fios da Sony pesam apenas 8.5 gramas e dificilmente podem ser sentidos. Eles não causam desconforto e são honestamente os auscultadores sem fios mais confortáveis do mercado.

Eles integram o novo chip QN1e que os irmãos Over-Ear WH-1000XM3 têm. Também incluem novos microfones concebidos para a tecnologia de cancelamento activo de ruído. Ambas as chávenas têm controlos tácteis que te permitem aceder ao cancelamento de ruído ou ao modo ambiente, bem como controlar a reprodução. Com estes auscultadores Sony também podes atender chamadas e aceder ao assistente virtual do Google.

Som:
Os Sony WF-1000XM3s fornecem um som excelente, próximo em qualidade dos grandes WH-1000XM3s. Isto é surpreendente para um auricular e é por isso que eles têm um lugar especial no mercado. O áudio é claro em todas as frequências, com um detalhe notável. A espacialidade é muito boa e todos os instrumentos soam distintos e separados na mistura.

Com estes auscultadores Bluetooth da Sony podes tocar qualquer género de música e obter um óptimo resultado. Os médios e altos têm uma boa presença e ponche, enquanto o baixo é visto como profundo e controlado. Também não há distorção, mesmo em volumes muito altos.

Estes auscultadores funcionam com a tecnologia DSEE HX que melhora a qualidade de som ao reproduzir formatos de áudio comprimido. Cada chávena integra um DAC e um amplificador analógico que te permite jogar em formatos de alta resolução até 24-bit. O perfil de som é muito equilibrado, mas também o podes modificar ao teu gosto pessoal através da aplicação.

Conectividade:
Os Sony WF-1000XM3s usam conectividade Bluetooth 5.0 e integram tecnologia NFC que torna fácil a sincronização com qualquer dispositivo compatível. Eles podem trabalhar com o Google Assistant. Eles não suportam o codec do aptX, mas o som é realmente fantástico.

Bateria:
A bateria incorporada nos auscultadores Sony WF-1000XM3 funciona durante seis horas com cancelamento activo de ruído. Além disso, eles vêm com um estojo/stand de cobrança que te dá mais três cobranças completas. A capacidade aqui é superior à do Sennheiser Momentum Wireless e dos AirPods. O carregamento também é rápido: apenas 10 minutos de carregamento são suficientes para usá-los por mais de 90 minutos. A mala cobra em três horas e meia através da porta USB-C.

Conclusão:
Os Sony WF1000XM3s são os nossos auscultadores True Wireless preferidos. São atraentes, confortáveis, e o desempenho da bateria está entre os melhores. A qualidade sonora e o cancelamento activo do ruído também são notáveis. Em termos simples, são um dos melhores auscultadores auriculares do mercado.

PROS
  • Cancelamento activo do ruído. Confortável. Boa ligação via Bluetooth e NFC. Boa qualidade de som.
CONTRAS
  • Nada de significativo.

5. Sony WF-XB700

VER PREÇO

Características técnicas:

  • Bateria: 9 horas (18 com caixa).
  • Conectividade: Bluetooth 5.0.
  • Impedância: Não disponível
  • Peso: 8 gr (cada chávena).

Os WFXB700B são uma óptima escolha se precisares de auscultadores True Wireless de alta qualidade e a preços acessíveis. Oferecem um excelente som, um óptimo desempenho da bateria e são confortáveis.

Design e qualidade:
Os verdadeiros auscultadores sem fios são a fúria dos dias de hoje. O Sony WFXB700B é uma versão mais acessível do excelente WF-1000XM3. Têm um design moderno e atractivo. Integram controlos para gerir o volume, reproduzir e alterar canções. Também te permitem activar o teu assistente pessoal favorito e atender chamadas.

Têm a forma de discos ovais. Não são os True Wireless mais finos, mas isso tem as suas vantagens. Têm uma bateria integrada de alta performance e cobrem totalmente o canal auditivo e o exterior dos teus ouvidos. Eles mantêm-se no lugar e criam um excelente selo.

Têm certificação IPX4 contra água e pó, por isso podes usá-los para fazer exercício. Vêm com várias dicas de diferentes tamanhos para se adaptarem a qualquer utilizador. Estes auscultadores Sony são confortáveis e leves.

Som:
Muitos audiófilos recusaram-se a usar auscultadores sem fios por causa da qualidade de som. A compressão da ligação Bluetooth destrói o detalhe, o alcance dinâmico e a espacialidade do som. No entanto, a qualidade oferecida por estes auscultadores Sony pode satisfazer utilizadores exigentes, especialmente tendo em conta o seu tamanho.

Parecem óptimos pelo seu preço. Os auscultadores Sony WFXB700B fazem parte da série Extra Bass. Eles oferecem um baixo muito poderoso, mas que não ofusca os outros tons e permanece controlado. O perfil sonoro é muito equilibrado e podes desfrutar de qualquer género de música com bons detalhes.

Os tons médios não são tão agudos como o baixo, embora mantenham uma boa presença. Os agudos também soam muito nítidos. Lamentamos que não funcionem com um aplicativo para equalizar o som. Dito isto, o equilíbrio é notável por este preço.

Conectividade:
Trabalham com a tecnologia Bluetooth 5.0 e têm uma gama de conectividade sem fios muito ampla. Os auscultadores Bluetooth Sony WFXB700B podem funcionar com o assistente pessoal da tua escolha e permitir-te fazer e receber chamadas de forma muito clara. A única coisa infeliz é que eles não suportam o codec do aptX.

Bateria:
A duração da bateria destes auscultadores Bluetooth da Sony atinge cerca de 9 horas em volumes médios. Além disso, eles vêm com uma mala que duplica como uma doca de carga. O caso oferece um custo adicional para um total de 18 horas. Essa é uma grande capacidade para uns auscultadores True Wireless tão baratos.

Conclusão:
Os Sony WFXB700B são um excelente auscultador In-Ear True Wireless. Oferecem uma excelente qualidade de som, um desempenho notável da bateria e são muito confortáveis.

PROS
  • Qualidade de som, duração da bateria, acessível.
CONTRAS
  • Nada de significativo.
Oferta
Sony Auriculares inalámbricos Bluetooth WF-XB700,...
Sony Auriculares inalámbricos Bluetooth WF-XB700,...
Tiempo de carga de la batería aprox. 2,5 horas
150,00 € −39%

Review e guia de compra

Uma vez que hoje em dia existem muitos modelos de auscultadores, é importante saber o que é que se deve ter de boa qualidade. Por isso, apresentamos-te este guia para comprares os melhores auscultadores Sony, nele explicamos o que deves saber antes de escolheres um produto deste tipo.

Tipos de auscultadores

Se estás a fazer uma comparação dos auscultadores Sony, deves conhecer os diferentes tipos de modelos que irás encontrar no mercado. Um dos tipos mais comuns de auscultadores são os auscultadores, que vêm com copos abertos ou fechados, mas estes últimos são mais eficazes se não quiseres que outros ouçam o que estás a tocar.

Além disso, por estarem fechados, reduzem consideravelmente o ruído externo. Contudo, há alguns ruídos externos que são muito altos e, mesmo que os auscultadores tenham copos fechados e alguma tecnologia de cancelamento de ruídos, o som ainda chegará aos teus ouvidos. Algumas pessoas pensam que isto se deve à má qualidade, mas nem sempre é esse o caso.

Por outro lado, existem auscultadores desportivos, que devem ser à prova de água, para que possas correr com mais paz de espírito, independentemente de chover inesperadamente. De qualquer forma, antes de saíres para treinar ao ar livre verifica o tempo em alguma aplicação do teu telemóvel iOS ou Android; como é melhor evitares molhar os auscultadores, a menos que consigam aguentar a imersão na água.

Tanto os auscultadores desportivos como os do dia-a-dia são frequentemente do tipo auricular, por isso são bastante confortáveis, uma vez que não exercem pressão sobre os teus ouvidos, o que os auscultadores fazem.

Sem fios ou com fios

Outro aspecto que deves considerar quando comprares auscultadores Sony é se são sem fios ou com fios. O primeiro tem uma grande influência no preço de um determinado produto deste tipo, mas podes encontrar algum modelo barato, uma vez que existem muitas opções na Internet.

Normalmente, os auscultadores sem fios Sony funcionam com Bluetooth, uma tecnologia sem fios muito utilizada em leitores de MP3, telefones, tablets, computadores, televisores inteligentes ou em casa e auto-rádios. Em termos simples, é uma boa escolha para a compatibilidade com a maioria dos dispositivos que possuis.

Se queres que os auscultadores sem fios sejam compatíveis com assistentes virtuais como o Alexa ou o Google Assistant, verifica a descrição do produto ou envia uma mensagem ao vendedor. Também podes visitar o site oficial da Sony, caso queiras saber isto e todos os outros detalhes técnicos dos auscultadores de que gostaste.

Da mesma forma, aconselhamos-te a verificar a autonomia dos auscultadores sem fios; se tiverem mais de 20 horas de autonomia será suficiente para ouvir música durante todo o dia.

Por outro lado, os auscultadores com fios não utilizam pilhas ou baterias recarregáveis, oferecendo uma autonomia adaptada à potência do equipamento de som a que os ligas. Se comprares este tipo de auscultadores, certifica-te de que têm um cabo longo e robusto, para que durem muito tempo.

Ergonomia

O conforto é um aspecto essencial de qualquer fone de ouvido que você compre. Por exemplo, eles devem ter elásticos macios se forem auriculares ou almofadas se forem auscultadores. Além disso, os auscultadores com banda de cabeça devem ser ajustáveis ao tamanho da tua cabeça, para que caibam bem e não se mexam.

Outra qualidade relacionada com a ergonomia é a portabilidade, uma vez que facilita o seu transporte. Para que os auscultadores intra-auriculares satisfaçam este requisito, devem ser pequenos e leves. Relativamente aos auscultadores, o melhor é que os podes dobrar, por exemplo, aqueles com copos rotativos são muito confortáveis de guardar e mover.

Microfone

Nem todos os auscultadores vêm com esta funcionalidade, mas se os ligares ao teu telemóvel para ouvir música, é melhor se tiverem um microfone. Isto permitir-te-á atender chamadas sem teres de tirar os auscultadores.

E, se vais usar um auricular com consolas de videojogos, também vale a pena arranjar um modelo com microfone, para poderes falar com os teus colegas de equipa sem qualquer problema. Também, para andar de bicicleta ou correr, é importante ter um microfone para que possas usar a função mãos livres.

Remoto

No cabo dos auscultadores existe por vezes um botão de volume ou um botão para mudar a música, o que torna muito mais fácil a sua utilização. Neste sentido, podes escolher um modelo que o tenha, para que não tenhas de ir ao dispositivo ligado sempre que quiseres ajustar o volume ou tocar a próxima música.

Perguntas mais frequentes

P1: Como é que uso os auscultadores Sony?

Se os teus auscultadores forem de fita, deves ajustá-los ao tamanho da tua cabeça, certificando-te de que os copos cobrem os teus ouvidos o melhor possível. Depois liga-os e fixa o volume a um nível adequado, sem exagerar. A maioria dos auscultadores Sony oferecem alta potência se o quiseres, mas um volume elevado a curto ou longo prazo pode danificar o teu sistema auditivo.

Outra coisa que deves saber sobre o uso de auscultadores é que deves limpá-los com muito cuidado, sem usar detergentes ou desinfectantes duros. Na verdade, o uso de líquido antibacteriano ou álcool medicinal será suficiente.

P2: Como ligar os auscultadores sem fios Sony?

Para ligares os teus auscultadores Sony Wireless, basta ligá-los e activar a função de reconhecimento Bluetooth. Só quando os teus auscultadores estiverem visíveis através da tecnologia Bluetooth é que aparecerão como opção nos teus dispositivos compatíveis, por exemplo, telefones, tablets, computadores, Smart TVs, etc.

Assim que os auscultadores Sony aparecerem nas opções Bluetooth clicas neles e eles ligam-se automaticamente para começares a ouvir o áudio que queres. Contudo, por favor consulta o manual do utilizador dos teus auscultadores Sony Wireless, pois cada modelo pode oferecer diferentes passos para a ligação.

P3: Como carregar os auscultadores sem fios Sony?

Os auscultadores sem fios da Sony vêm normalmente com um cabo USB para os carregar, mas também podes comprá-los separadamente. Este cabo tem um conector USB tipo A macho numa extremidade e um conector micro USB tipo B na outra extremidade.

O conector micro USB-B é o utilizado pela maioria dos telefones Android, assim como por outros dispositivos electrónicos. Por isso, um cabo USB ou carregador de telefone também pode funcionar com o auricular. Outra forma de carregá-lo é ligando os auscultadores ao teu computador ou à consola PS4, directamente nas portas USB onde carregas os comandos Dualshock 4.

P4: Como mudar as almofadas dos auscultadores Sony?

Primeiro, tira as velhas almofadas das orelhas, o que é uma tarefa simples, uma vez que o material é um pouco elástico. Depois usas essa mesma elasticidade para encaixar as novas almofadas auriculares, mas quando são novas podem ser menos elásticas e exigir mais esforço do que quando removes as antigas. Tem em mente que não deves abrir as taças com chaves de fendas ou algo semelhante.

Finalmente, para ter a certeza que os blocos estão correctamente posicionados, vira-os um pouco para a direita e para a esquerda. Eles não se devem separar quando os rodares, se o fizerem, terás de os ajustar novamente.

P5: Como ligar os auscultadores Bluetooth a um Sony Smart TV?

Basta ir para a opção de definições no Sony Smart TV e introduzir Bluetooth. Aí a TV procurará por dispositivos Bluetooth e os teus auscultadores aparecerão como uma das opções. Tens de os seleccionar e começará automaticamente a emparelhar. Depois disto, a Smart TV será ligada aos auscultadores, para que os altifalantes da TV não toquem. Se quiseres que os altifalantes da TV também toquem, tens de ir às definições de som e activar a opção de áudio nas colunas da TV e noutro dispositivo.

P6: Como arranjar auscultadores Sony unidireccionais?

Por vezes os auscultadores ficam danificados mesmo nas ligações que vão para os copos. Por essa razão, por vezes uma chávena soa e a outra não. A solução é desmontar os copos dos auscultadores com uma chave de fendas e verificar a continuidade actual com a ajuda de um multímetro. Se souberes soldar com ferro de soldar e lata, serás capaz de reforçar a ligação para que a continuidade volte ao normal. No entanto, se o problema não for a continuidade, o condutor pode ter sido completamente danificado, por isso terás de comprar novos auscultadores ou levá-los para o serviço Sony.

P7: Como desenrolar os auscultadores Sony?

O cabo dos auscultadores Sony pode ficar um pouco emaranhado, especialmente se for fino, por isso isto é algo que acontece muito com modelos auriculares. A solução é desligar o cabo do telefone ou dispositivo utilizado, depois, com as tuas próprias mãos, desenrola o cabo, mas a partir do fim onde se encontra a ficha de 3.5 mm. Não aplices demasiada força ao desembaraçar o cabo, pois este pode partir-se.

P8: Que auscultadores são melhores, Sony ou Philips?

Isto varia dependendo das tuas necessidades e dos modelos que escolhes. Alguns Sony oferecem graves mais profundos e poderosos, mas o mesmo se aplica à Philips. A melhor coisa a fazer é dar uma boa vista de olhos a vários modelos destas duas marcas líderes, para que possas comprar os auscultadores que vão de encontro às tuas necessidades e preferências.

Outros tipos y marcas de Auriculares Bluetooth

 

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.