Melhores Colunas de som bluetooth
A música é a faísca, o sal da vida. Como disse Nietzsche, «A vida sem música seria um erro«. Hoje, neste artigo, queremos ajudar-te a desfrutar de música com um bom coluna bluetooth onde quer que estejas.
Para este efeito, seleccionámos para ti neste comparativo as melhores colunas bluetooth, fazendo uma análise profunda sobre a relação qualidade/preço, design, som, autonomia e conectividade.
Melhores colunas bluetooth 2023
O que irás encontrar neste guia:
Qual a melhor coluna bluetooth?
- 1. JBL Charge 4Ver en Amazon
- 2. JBL Xtreme 3Ver en Amazon
- 3. JBL GO 2Ver en Amazon
- 4. Bose SoundLink Revolve IIVer en Amazon
- 5. Marshall Stanmore IIVer en Amazon
- 6. Ultimate Ears Megaboom 3Ver en Amazon
- 7. Bose SoundLink Revolve + IIVer en Amazon
- 8. Sony SRS-XB13Ver en Amazon
1. JBL Charge 4

O JBL Charge 4 é sem dúvida outro dos altifalantes bluetooth portáteis concebidos para a «batalha», pois tem uma construção muito sólida com elásticos nas extremidades que o protegem de solavancos. Isto, aliado ao facto de ser à prova de água e ter dimensões de pouco mais de um vão, torna-o ideal para levares e desfrutares em muitos locais diferentes como acampamentos, praias, parques, etc.
A sua qualidade áudio é muito boa, com suficiente presença de graves, o que pode ser igualado com a aplicação para aqueles utilizadores que a considerem excessiva. Também oferece um bom poder, que te permitirá ouvi-lo em grande volume sem distorção.
Em termos de conectividade, tem ligação analógica de minijack, mais, claro, Bluetooth. Não tem NFC e não inclui microfones para mãos livres. Também tem porta de carregamento usb tipo c. Podemos ligar dois dispositivos ao mesmo tempo, para lançar música de um ou do outro alternadamente. Nota também que podemos ligar o nosso smartphone a mais de 100 JBL Charge 4 ao mesmo tempo. Isto é talvez demasiado, mas é útil se, por exemplo, tiveres um orador e o teu amigo tiver outro. Se estás a organizar uma festa ao ar livre, podes ligar ambos ao mesmo tempo para dar mais potência ao som e fazê-los soar em estéreo.
Temos uma autonomia de cerca de 20 horas. Além disso, uma característica interessante é que podemos carregar o nosso telemóvel ligando-o ao altifalante.
- Boa qualidade de áudio com presença de graves
- À prova de água
- Muito resistente e portátil
- Podemos carregar o nosso telemóvel ligando-o ao altifalante
- Sem mãos livres
2. JBL Xtreme 3

Com um design moderno e cuidado, o JBL Xtreme 3 é apresentado como uma solução para o som mais exigente. Tem uma construção muito sólida e robusta, com protecções de borracha em ambas as extremidades. Não é excessivamente pequeno ou leve, por isso não é tão portátil como os outros altifalantes, embora claro que o podes levar contigo (vem com uma alça de transporte e também podes comprar uma mala com uma pequena pega).
A sua qualidade de áudio torna-o um candidato claro para o melhor altifalante bluetooth portátil do momento. E oferece um som limpo, sem distorção e com um baixo bem pronunciado. À medida que subimos de volume, ele perde potência. Isto porque à medida que aumentamos o volume ele diminui o peso do baixo, com o objectivo de não distorcer em momento algum.
Isto pode fazer com que, embora para reuniões na praia ou na piscina tenha poder mais do que suficiente, noutras circunstâncias, como festas ao ar livre com muitas pessoas, se precisarmos de um volume elevado, pode ficar um pouco aquém.
Tem certificação IP67 de resistência ao pó e à água, por isso podemos desfrutar dela em qualquer ambiente aquático: praia, piscina, ao ar livre quando chove, no campo, etc…
Em termos de conectividade, temos Bluetooth 5.1 e entrada auxiliar para ligar analógicamente com um cabo jack. Não tem NFC e não inclui microfone, por isso não o podemos usar em mãos livres. Tem uma função de banco de poderes que nos permite carregar o nosso telefone ligando-o ao altifalante via USB.
Do lado da autonomia, temos uma bateria com uma durabilidade de 15 horas, que são mais do que correctas. Com um tempo de carga de 2.5 horas.
*O JBL Xtreme 3 é a evolução do Xtreme 2. Comparativamente é um produto bastante contínuo mas com algumas melhorias notáveis: melhor design, mais potência sonora atingindo os 50 w, e protecção contra o pó. Por outro lado, não tem mãos livres, algo que foi incluído no Xtreme 2.
- Som limpo e sem distorções, com bom baixo.
- Construção muito robusta
- Resistente à água
- O handsfree é possivelmente o melhor do mercado
- Portátil, mas maior do que outros modelos
3. JBL GO 2

Se tens um orçamento limitado, mas não queiras desistir de ter um altifalante bluetooth que pelo menos melhore a experiência sonora do teu telemóvel, o JBL GO 2 é uma óptima opção.
Vem num desenho quadrado, onde a frente é metálica e todo o revestimento é feito de borracha para amortecer os golpes. Para além disso, vem em 12 cores à escolha. O seu pequeno tamanho torna-o muito conveniente de transportar. Tem uma resistência à água IPX7, o que faz com que seja um jogo completo para desfrutar tanto em casa como ao ar livre sem medo de se molhar na praia ou na piscina, ou de ser apanhado pela chuva.
Quanto ao som, pelo preço que estamos a pagar, não podemos pedir um grande poder ou uma presença majestosa de baixo, mas faz o seu trabalho, que é o de melhorar o som do nosso smartphone. Tem som direccional, ou seja, o som é emitido a partir de uma única parte do altifalante (a frente), o que significa que vamos ouvir melhor se estivermos à frente do que se estivermos atrás dele.
Quanto à conectividade, para além do Bluetooth, podemos ouvi-la de forma analógica através de uma ligação jack de 3.5 mm. Também tem um microfone para chamadas em mãos livres.
A duração da bateria é de 5 horas, uma das mais baixas deste ranking. Mas considerando o seu preço, o seu pequeno tamanho, e a versatilidade que oferece em termos de utilização tanto no interior como no exterior, pouco mais podemos pedir nesta secção.
- Melhor preço de mercado
- Resistente à água
- Muito pequeno e portátil
- Qualidade de som aceitável, mas não comparável com outros modelos
- Autonomia de 5 horas
4. Bose SoundLink Revolve II

A Bose SoundLink Revolve Series II é a segunda geração da Bose SoundLink Revolve, que está no mercado desde 2023. É um produto contínuo em relação ao seu predecessor, mas com alguns aspectos evoluídos.
Basicamente, ainda é um altifalante compacto e leve que, com a sua forma cilíndrica, é fácil de suportar em qualquer superfície. Além disso, tem uma boa base de borracha que evita que escorregue. No seu corpo, temos uma robusta malha de alumínio para completar uma construção geral muito sólida. Isto, juntamente com a sua resistência à água com certificação IP55 (superior à primeira geração que tinha IPX4), torna-o um dispositivo perfeito para transportar e desfrutar em todo o tipo de situações, tanto em interiores como ao ar livre. Por isso, na praia ou na piscina, não teremos de nos preocupar em molhar.
A empresa também oferece a possibilidade de incorporar um tripé na base. Não é algo que consideremos demasiado relevante, mas será certamente interessante para alguns utilizadores.
O som que oferece é digno da marca Bose, por isso os mais exigentes de som ficarão felizes com a sua escolha. Tem «360 som», o que, como já mencionámos, permite que o som seja emitido por igual em todas as direcções. Isto é ideal quando a ouvimos em reuniões com amigos, para que todos possam ouvir a música igualmente bem, independentemente do local onde estão colocados.
Se tivermos 2 destes altifalantes, podemos emparelhá-los para soarem em estéreo, no que Bose chama de «modo de festa». Em qualquer caso, o altifalante por si só oferece-nos um poder que, pelo tamanho que tem, é bastante notável.
Em termos de conectividade, é um dispositivo muito bem equipado, pois tem uma ligação jack de 3.5mm, Bluetooth 4.2, NFC e micro-usb. Também tem um microfone para chamadas em mãos livres. Podemos geri-lo através da aplicação Bose Connect.
Finalmente, temos uma autonomia de 13 horas, ligeiramente superior à do seu predecessor. Esta autonomia não é a melhor do mercado, mas nós compreendemos que é suficiente. Podemos carregá-lo através do porto usb ou através da base de carregamento (que temos de comprar separadamente).
- Qualidade de som.
- Muitas opções de conectividade.
- Design com estilo.
- Resistente à água.
- Pequeno e compacto, fácil de transportar.
- Precio exigente.
5. Marshall Stanmore II

O Marshall Stanmore II tem um design simplesmente espectacular. Os amantes do Retro estão com sorte, porque este pequeno altifalante que simula o aspecto típico dos amplificadores de guitarra Marshall, ficará espantoso em qualquer peça de mobiliário da nossa sala de estar. No entanto, precisamente devido à sua linha retro-vintage, pode não agradar a todos, especialmente aos utilizadores que procuram formatos de design mais modernos. Construído numa estrutura de madeira robusta, transpira qualidade e cuidado nos acabamentos, o que é óbvio para os olhos e para o tacto.
Em termos de qualidade áudio, é possivelmente a melhor opção entre todas as apresentadas no ranking, e é aqui que a tradição de Marshall é notada. Temos um som limpo, muito bem equilibrado e com potência suficiente para uma utilização média em casa. Além disso, podemos equalizá-lo para deixar o som ao nosso gosto, tanto a partir dos botões do próprio altifalante como a partir da aplicação.
Em termos de conectividade, temos ligação analógica via jack e ligação Bluetooth 5.0. Nota que este modelo é um conceito diferente do resto das colunas deste ranking: não tem bateria, por isso temos de o ter sempre ligado à corrente. Portanto, não é um altifalante concebido para o ar livre ou para o transportar de um lugar para outro. Mas se estás simplesmente à procura de um coluna bluetooth para casa, em que o design e o som são as principais características, é realmente um produto bastante arredondado.
A aplicação Marshall, é verdade que não tem críticas muito boas entre alguns utilizadores, mas cumpre a sua função e oferece algumas alternativas interessantes, tais como activar o altifalante, equalizá-lo ou colocá-lo em modo de espera.
Também tem funcionalidade multihost, o que nos permitirá ligar dois dispositivos ao mesmo tempo, e ir alternando qual dos dois é o que envia as canções para o altifalante.
- A melhor qualidade de áudio
- Design retro muito bonito
- Construção robusta e de qualidade
- Sem bateria, não portátil
6. Ultimate Ears Megaboom 3

O Ultimate Ears Megaboom 3 tem um dos desenhos mais apreciados pelos amantes dos altifalantes de bluetooth. Tem uma forma cilíndrica, discreta e muito elegante. É também um altifalante extremamente compacto e bem construído, um verdadeiro altifalante à prova de choque que, apesar de não ser muito pequeno, te permitirá transportá-lo de um lugar para outro, sem te preocupares em transportá-lo guardado numa mala ou teres de ter um cuidado especial na sua transferência.
Também tem resistência à água e ao pó, e até é submergível (embora este último seja algo que não recomendaríamos experimentar em qualquer caso).
A sua qualidade sonora é bastante boa, com um baixo mais acentuado do que as versões anteriores desta marca. Também tem um bom poder, que nos permitirá ouvi-lo em grandes volumes sem distorção. Tem 360 sons espaciais, o que faz com que o som saia do altifalante em todas as direcções, permitindo que o som chegue a todos os lados por igual.
Passando à conectividade, nota que não tem ligação jack ou nfc, por isso aqueles que querem alternativas à ligação bluetooth serão de certa forma limitados nesta secção. Podemos lidar com isso com a aplicação, o que nos permite funções muito interessantes, tais como poder equalizar para colocar o som ao nosso gosto ou ligar e desligar o altifalante da própria aplicação. Tem uma micro porta de carregamento usb.
Do lado da autonomia, é um dos modelos no mercado que tem o melhor desempenho de bateria, com uma autonomia de 20 horas. Neste tipo de produto que é frequentemente utilizado sem energia eléctrica, ter uma boa autonomia que nos permite não nos preocuparmos com a sensação desagradável de que vamos ficar sem bateria, é uma verdadeira alegria.
Em suma, um altifalante prático e todo-o-terreno a ter em conta.
- Boa presença do baixo.
- Submergível.
- Muito compacto, resistente ao choque.
- Podemos equalizá-lo a partir da aplicação.
- Boa autonomia.
- Gostaríamos de ter mais opções de conectividade.
7. Bose SoundLink Revolve + II

A Bose SoundLink Revolve + II é a segunda geração da SoundLink Revolve+ e o irmão mais velho da Bose SoundLink Revolve II, que já revimos neste ranking. Esta versão é maior e mais leve que o seu irmão mais novo. Dito isto, aquele tamanho maior permite-nos obter mais potência sonora e uma frequência de graves que não chega ao seu irmão mais novo.
Apesar de ser maior, continua a ser muito orientado para a portabilidade. Prova disso é o cabo de tecido flexível que incorpora, que nos servirá tanto para o transportarmos como para o pendurarmos em qualquer lugar.
Se o compararmos com a sua geração anterior, temos o mesmo conceito de produto, mantendo o mesmo design e a mesma construção sólida, com a base com borracha antiderrapante e o corpo com malha metálica. Também oferece uma cobertura sonora de 360º, para que possa ser percebida igualmente bem de todas as posições, o que é ideal para encontros com vários amigos ou festas ao ar livre.
A evolução vem do lado da resistência e autonomia da água. Em termos de resistência à água, temos a certificação IP55 que melhora o IPX4 da primeira geração. Isto dar-te-á a paz de espírito de poder usá-lo na praia ou na piscina sem te preocupares em molhá-lo. E em termos de duração da bateria, chegamos a umas decentes 17 horas, excedendo ligeiramente as 16 do seu antecessor.
Na secção de conectividade, oferece muitas alternativas, uma vez que temos ligações jack de 3.5mm, Bluetooth 4.2, NFC e micro-usb. Também podemos usá-lo com as chamadas em mãos livres e geri-lo com a aplicação Bose Connect.
Em resumo, esta é uma das melhores colunas sem fios do mercado e, em relação ao seu irmão mais novo Bose SoundLink Revolve II, fornece um som mais poderoso e uma potência de baixo. Se procuras energia suficiente para o uso frequente ao ar livre, pode valer a diferença de preço. Mas se a vais usar principalmente em casa, deves considerar se a versão mais pequena pode ser uma opção melhor, pois é mais barata e tem potência suficiente para uma casa média.
*Não confundas!!! Nesta revisão, estamos a compará-la com a Bose Soundlink Revolve+I e a Bose Soundlink Revolve. O Bose Soundlink Revolve+ I é a primeira geração deste dispositivo, e o Bose Soundlink Revolve II é o irmão mais novo dentro da gama de colunas Bose, e que também analisámos anteriormente no nosso ranking.
- Boa qualidade de som.
- Poderoso, podes sentir a diferença em relação ao seu irmão mais novo.
- Resistente à água.
- Design elegante.
8. Sony SRS-XB13
VER PREÇOEm termos de design, este Sony SRS-XB13 é um produto realmente arredondado: é muito bonito, pequeno e leve, super portátil e também tem um toque muito agradável e uma construção tão sólida, que desde o primeiro momento em que o tens nas tuas mãos, tens a sensação de estar em frente a um altifalante que irá resistir a tudo.
Isto, juntamente com a sua resistência à água e ao pó com certificação IP67, permitir-nos-á apreciá-los em qualquer situação, tanto em casa como na praia, no campo ou na piscina.
É também surpreendente que, apesar do seu pequeno tamanho e baixo preço, a qualidade de áudio seja boa. Claro que não podemos exigir o mesmo que aos colunas de som superiores, mas isso não desilude nada. É verdade que não tem poder excessivo, por isso embora seja muito útil para estar ao ar livre com alguns amigos, talvez não seja o produto se estás a pensar em fazer uma festa com um grupo maior de pessoas, onde vais precisar de um orador com mais poder.
Uma possibilidade muito interessante que nos traz, é que podemos ligar o nosso smartphone a 2 Sony SRS-XB13 ao mesmo tempo, para soar em modo estéreo. Isto permitir-nos-á desfrutar de música de maior qualidade e também com um volume superior.
No lado da conectividade, tem Bluetooth 4.2 e usb tipo c. Não encontramos o jack ou NFC. Tem um microfone para que possamos ter conversas em mãos livres.
E em termos de autonomia, oferece uma duração de bateria de 16 horas. A bateria pode ser carregada com a entrada usb tipo c incluída.
- Muito leve e portátil
- Para a batalha, ela vai resistir a tudo
- Possibilidade de ligar dois em estéreo
- Não tem o poder de colunas maiores
Guia de Compra
Eu quero o melhor coluna bluetooth premium: Qual devo comprar?
Se tens a certeza de que o que queres é um produto premium, mas não sabes qual escolher, as nossas recomendações da Zona de Música são:
- Se o vais usar apenas em casa, e não precisas de o mover de um lugar para outro, na Zona de Música iríamos para o Marshall Stanmore II.
- Se quiseres usá-lo tanto em casa como ao ar livre, o JBL Xtreme 2 é um produto muito redondo, versátil e completo.
Tudo o que precisas de saber para comprar os melhores colunas de som bluetooth portáteis
Conectividade
Revemos abaixo as principais ligações que podemos encontrar num coluna de som portátil.
Bluetooth
É a ligação por excelência que precisamos no nosso altifalante sem fios e que pode ter um alcance entre 10 e 50 metros. Encontramos diferentes versões de Bluetooth, de 1.0 a 5.0, com as suas correspondentes variantes (4.1, 4.2, etc). À medida que encontrarmos versões mais avançadas de Bluetooth, conseguiremos uma velocidade de transmissão mais rápida e um menor consumo de bateria. Hoje em dia, os melhores modelos incorporam uma versão do Bluetooth 4.0 em diante.
Também encontramos diferentes «perfis» bluetooth. Estes perfis são os que nos dizem quais as funções que os dispositivos podem desempenhar (tanto o transmissor como o receptor). As mais comuns são:
- HSP: O mais usado para o uso padrão de envio de conteúdo áudio para auscultadores.
- A2DP: O mais difundido para o envio de som estéreo.
- AVRCP: Permite o controlo remoto, tal como saltar canções, play-pause, etc.
- HFP: Incluído naqueles que oferecem a possibilidade de mãos livres.
NFC
É uma alternativa muito prática ao Bluetooth. Significa Near Field Communication e é baseado na ligação de proximidade. Se trouxeres um smartphone com NFC perto de um coluna de som com NFC, eles são emparelhados automaticamente, sem teres de configurar nada.
A vantagem sobre a ligação Bluetooth é que com o NFC não temos de ligar ou emparelhar nenhum dispositivo, ou ir para as definições, etc. É, portanto, muito mais automático. A desvantagem é que, para funcionar, os dois dispositivos têm de estar juntos; ou seja, não tem o alcance do Bluetooth.
Wifi
Outra forma de emparelhamento sem fios é ligar o nosso altifalante através da rede wifi da nossa casa ou escritório. Esta forma de ligação é menos flexível que o bluetooth ou o nfc, pois obriga-nos a estar ligados à rede. Portanto, destina-se apenas ao equipamento de som que vamos usar em nossa casa e não planeamos movê-los para uso noutros ambientes.
Jack
Ter a opção de uma ligação analógica dá-nos mais versatilidade. A ligação jack (normalmente 3.5m), permite-nos ligar o nosso smartphone ao coluna de som por cabo, ouvir a música que temos na memória do nosso dispositivo, ou tocá-la em streaming (com plataformas como Spotify ou similares).
Usb
Embora seja cada vez mais difícil encontrar neste tipo de dispositivos, ainda existem modelos que incluem uma porta usb para ligar a nossa caneta e tocar a nossa música favorita. Se és um daqueles que continuam a guardar a tua música favorita numa caneta, então estarás interessado neste tipo de ligação. Se este não for o teu caso, então podes saltar esta opção.
Mãos-livres
Muitos altifalantes incluem um microfone para que possas ter conversas telefónicas em mãos livres. Se esta é uma característica que valorizas, deves certificar-te de que o dispositivo que escolhes o inclui.
Tamanho e design
O tamanho e o design desempenham um papel fundamental, e a escolha do correcto dependerá daquilo para que queres usar o teu altifalante. Como regra geral, quanto mais pequeno for, mais fácil será de transportar. Embora seja maior, a melhor qualidade de áudio pode proporcionar.
Por isso, se o seu uso principal vai ser em nossa casa, recomendamos que se escolha um modelo que não seja demasiado pequeno, para que nos possa proporcionar a melhor experiência de audição possível. Se, por outro lado, queremos levá-lo de um lugar para outro, talvez devêssemos concentrar-nos em torná-lo o mais pequeno possível.
A qualidade de construção do coluna de som também é importante. Vamos procurar um altifalante robusto, feito de bons materiais, para que possa resistir a choques ao transportá-lo, e assim por diante.
Finalmente, para muitos utilizadores, a estética também é relevante. O altifalante vai passar muito tempo na prateleira do nosso quarto ou no mobiliário da sala, por isso queremos que tenha um design agradável. Os fabricantes sabem disto e estão a ter cada vez mais cuidado nesta área.
Resistência à água e ao pó
Se procuras um coluna bluetooth portátil, provavelmente vais querer poder usá-lo em situações tão variadas como na praia, na piscina, numa viagem de campismo ou numa trilha para caminhadas com amigos. Talvez este uso ao ar livre seja o principal uso que vais dar ao teu altifalante, ou talvez vás «tirá-lo» de casa de vez em quando. Em ambos os casos, um aspecto que iremos valorizar muito positivamente é o facto de ser resistente à água e ao pó.
Sendo resistente a salpicos de água, permitir-nos-á estar calmos mesmo que tenhamos o nosso coluna de som perto da piscina e os nossos amigos não deixem de salpicar. Ou quando estamos a apreciar a nossa música favorita e ficamos surpreendidos com uma chuva inesperada. Existem algumas colunas que são resistentes a salpicos e outras que são directamente submersíveis.
O grau de resistência é estabelecido por um padrão internacional: o IP seguido por dois dígitos. O primeiro dígito pode variar de 0 a 6 e refere-se à resistência ao pó. O segundo dígito refere-se à resistência à água (e outros líquidos), e varia de 0 a 9. Por exemplo, um IP67, tem a máxima resistência ao pó e uma muito boa resistência à água, e pode ser submergível até 30 minutos.
Autonomia
Dado que estes colunas de som foram concebidos para serem desfrutados numa multiplicidade de situações sem depender de uma tomada eléctrica, a autonomia oferecida pela sua bateria é uma questão fundamental. Quanto mais autonomia os auscultadores oferecerem, melhor, uma vez que nos permitirá não termos de nos preocupar constantemente em cobrá-los.
Algumas colunas incluem um cabo ou «base de carregamento» específica do fabricante, enquanto outras são carregadas por USB com qualquer cabo universal que utilizamos para carregar o nosso smartphone ou qualquer outro dispositivo. Esta segunda opção é preferível, porque caso contrário, teremos de levar sempre o cabo específico com o nosso altifalante para o carregar.
Outra questão relevante é o tempo de carregamento, que apreciaremos ser o mais curto possível.
Finalmente, gostaríamos de destacar uma função muito interessante que alguns oradores incorporam, e que é o facto de podermos ligar o nosso smartphone para o podermos carregar. Isto pode tirar-nos de problemas quando estamos lá fora e ficamos sem bateria no telemóvel.
Qualidade de áudio
Como em qualquer dispositivo de som, a qualidade de áudio é um factor muito importante a ter em conta antes de escolheres o teu altifalante sem fios. Se procuras um altifalante bluetooth, provavelmente procuras um dispositivo que te dê liberdade e versatilidade de utilização, mas não queres abdicar da qualidade de áudio. Hoje em dia, os fabricantes estão a receber cada vez mais produtos arredondados e por vezes é difícil acreditar que dispositivos tão pequenos consigam reproduzir som com tão boa qualidade. Aqui estão alguns aspectos que irão influenciar a qualidade de áudio do nosso dispositivo.
Poder
A potência é definida por watts. Embora seja mais complicado que isto, a ideia é que quanto maior for o poder, mais podemos desfrutar da nossa música em volumes mais altos sem distorção. Alguns fabricantes não especificam a potência do altifalante, para que o utilizador não o descarte por ter menos potência do que outros modelos. Também é importante notar que por vezes anunciam a potência «pico», o que não é uma referência correcta. Devemos sempre prestar atenção ao poder nominal ou RMS, que será o poder que o nosso altifalante conseguirá alcançar na prática sem distorcer.
Número de canais e tamanho do condutor
Quanto mais canais o nosso dispositivo incluir, mais rico será o som, porque isso significará que temos vários condutores ou transdutores a emitirem som. Normalmente estes dispositivos são 2.0 ou 2.1.
O tamanho dos condutores também tem uma influência, devido à física pura do som. Por exemplo, para termos um bom baixo, precisamos de controladores com membranas de um certo tamanho, para que possam reproduzir estes sons sem distorção. É por isso que mencionámos antes disso, se o que nos preocupa mais é a qualidade de som do nosso orador, em geral devemos escolher um orador maior.
Gama de Frequências
É medido em hertz e indica as frequências máximas e mínimas que o colunas de som é capaz de reproduzir. Ou seja, dá-nos uma ideia da amplitude do espectro sonoro que é capaz de reproduzir. Quanto maior for a gama de frequências, mais rico será o som, pois poderemos desfrutar de boas frequências graves que dão corpo ao som e frequências altas que dão cor.
Codecs
Para transmitir áudio via Bluetooth, é necessário comprimir o ficheiro de áudio usando os chamados codecs. Existem codecs que comprimem a música em maior medida do que outros, e por isso têm um claro impacto na qualidade de som resultante.
Os codecs mais comuns são SBC, MP3, AAC, ou LDAC. Um dos últimos a aparecer e um dos com melhor qualidade de som é o codec aptX, que já está incluído nas melhores colunas bluetooth do mercado.
Se estás preocupado com esta secção, deves verificar os codecs suportados pelo altifalante na sua folha de dados.
E este é o fim do nosso guia e das nossas recomendações. Esperamos que o tenhas achado útil e, se tiveres mais alguma dúvida, estaremos à tua espera nos comentários!
Outros tipos de colunas de som portáteis
Outras marcas de colunas de som portáteis
- Coluna de som JBL Flip Essential
- Coluna Bluetooth JBL Flip 5
- Colunas de som portáteis JBL
- Coluna Bluetooth JBL Go 2
- Coluna Bluetooth JBL Go 3
- Coluna Bluetooth JBL Xtreme
- Coluna de som JBL Xtreme 3
- Coluna Bluetooth Xtreme 2
- Coluna Bluetooth Charge 5
- Coluna Bluetooth JBL Charge 4
- Coluna Bluetooth JBL Charge 3
- Coluna de som JBL Charge 2
- Colunas de som Marshall
- Coluna Marshall Acton ii
- Coluna Marshall Stanmore ii
- Coluna Marshall Stockwell
- Coluna Marshall Stockwell ii
- Colunas de som portáteis Bose
- Colunas de som portáteis Sony
- Colunas de som portáteis Logitech
- Colunas de som portáteis Creative
- Colunas de som portáteis Pioneer
- Colunas de som Xiaomi