Coluna JBL Charge 5: revisão e opiniões
JBL não trava, e apresenta um novo produto ao seu catálogo de equipamento de som, estamos a falar do seu novo coluna portátil, que se chama JBL Charge 5. Este é um dispositivo compacto, que foi fabricado pensando na conveniência de poder transportá-lo de um lugar para outro.
Este altifalante tem um design robusto, feito para que seja fácil de transportar sem teres de te preocupar com onde e como o vais transportar, para que não seja esbarrado. Para tornar isto possível, o dispositivo tem vários protectores feitos de silicone, que são responsáveis por absorver os solavancos e arranhões que possam sofrer.
- JBL Charge 5Ver en Amazon
JBL Charge 5
VER PREÇODebaixo do capô do novo altifalante JBL, encontramos uma configuração clássica de duas vias, um driver principal para as frequências médias e baixas, mais um tweeter que se encarrega dos agudos. Também tem um sistema duplo de radiadores passivos, que são responsáveis por melhorar a resposta dos graves.
A bateria interna do altifalante compacto tem uma capacidade de 7.500 mAh, o que te deixa com uma confortável duração de 20 horas de bateria. Embora se preferires, podes usar a sua bateria para carregar a bateria do teu telemóvel, uma vez que tem uma função de banco de energia. O dispositivo tem uma porta HDMI de saída, e sem que precises de desligar a música.
Quanto às suas outras funções, tem Bluetooth 5.1. Além disso, o seu altifalante é compatível com outros modelos de assinatura JBL Charge através da funcionalidade PartyBoost. Isto permite ao utilizador lançar alguns deles para que possam melhorar a pressão sonora, para além do volume global de audição.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS :
- Bluetooth 5.1 coluna portátil sem fios.
- Liga 2 dispositivos em simultâneo.
- Original JBL Pro Sound com 30 watts de potência RMS.
- Altifalante de longa distância 52 x 90 mm, tweeter separado de 20 mm, 2 radiadores de graves.
- Função PartyBoost: liga 2 ou mais altifalantes compatíveis.
- Design à prova de água e pó (IP67).
- Bateria interna de 7500 mAh: até 20 horas de duração da bateria.
- Tempo de recarga de 4 horas via porta USB-C.
- Função Powerbank com porta USB-A disponível.
- Desenho frio e à prova de água.
- A qualidade do som não é má de todo.
- Longa duração da bateria e modo Powerbank.
- Porta USB Tipo C.
- JBL PartyBoost.
- Não é inteligente e não suporta assistentes de voz.
- Sem saída de 3.5mm.
- Sem ranhura para Micro-SD.
- Sem função mãos-livres.
Review e guia de compra
Desenho robusto e à prova de água
Se há uma coisa pela qual a série JBL Charge é conhecida, é por ser robusta, e a JBL Charge 5 não é excepção. Como notarás nas imagens, o corpo está coberto por uma grelha metálica estilizada que cobre toda a superfície do corpo. Além disso, os radiadores laterais são protegidos por tampas de borracha, mas graças à engenharia do JBL, a saída de som não é afectada pela posição em que o altifalante é utilizado, quer vertical ou horizontalmente.
Um dos seus principais pontos de venda é a certificação IP67, o que significa que é à prova de água e submersível em água (até 1,5 metros). Podemos levá-lo para a piscina ou para a praia, uma vez que também apresenta resistência ao pó, algo que falta ao seu antecessor.
A icónica estética JBL permeia este altifalante, cujo corpo cilíndrico de 223 x 97 x 94 mm pesa apenas cerca de 960 gramas. Neste sentido, o dispositivo é dois milímetros maior do que o modelo anterior, mas igualmente leve.
Os botões em borracha podem ser encontrados no topo do altifalante, incluindo uma luz que indica o estado de emparelhamento Bluetooth. Entretanto, na parte de trás há uma tampa de borracha que esconde uma porta USB Tipo C e uma porta USB Tipo A. Escusado será dizer que temos de manter esta cobertura no lugar se queremos evitar danos causados pela água.
Apesar de ser um altifalante sem fios, não estamos nada vendidos com a ideia de remover a tomada de áudio de 3.5mm da equação, e temos de lhe dar pontos por isso.
Como destaque final do design, podemos mencionar a faixa de luz na parte da frente do corpo, não é apenas uma mera decoração, é na verdade um indicador de bateria.
Som e principais características
Bem, podemos começar por dizer que o JBL Charge 5 está equipado com um piloto em forma de pista de corridas, um tweeter separado e radiadores passivos duplos de metal para proporcionar uma saída de som clara e potente, quão potente? Bem, desta vez estamos a falar de 30+10W versus 30W para o seu antecessor, por isso há uma sensação de melhoria.
O som em si é bom para o sector do mercado a que este orador se destina, sem ser demasiado espantoso, temos de admitir que eles fazem um bom trabalho de entrega de graves profundos e perfurantes. Além disso, não há distorção perceptível ao nível do volume máximo, o que é óptimo se planeias usá-lo em locais com muita gente, onde normalmente há muito barulho, como a praia.
Para te ligares ao nosso smartphone ou computador, o JBL Charge 5 obviamente faz uso do Bluetooth 5.1, e não precisas de descarregar a aplicação JBL para tirares o máximo partido do altifalante, mas mesmo assim é um bom extra. E por falar em extras, a funcionalidade JBL PartyBoost faz a sua estreia nesta linha de colunas, permitindo-te ligar até 100 colunas JBL adicionais para aumentar o som.
Dito isto, a folha de especificações indica que só é compatível com alguns altifalantes neste momento, nomeadamente o JBL Flip 5, Pulse 4 e Charge 5.
Por outro lado, é também um pouco decepcionante que a JBL não tenha incluído o suporte para assistentes de voz neste altifalante; sendo uma funcionalidade tão procurada nos dias de hoje e presente mesmo em produtos acessíveis, estamos surpreendidos por não podermos usar o Google Assistant ou o Siri num produto desta categoria. Bem, acho que vamos ter de esperar pelo JBL Charge 6 para isso.
Bateria
A respeitável duração da bateria do JBL Charge 4 transporta para o seu sucessor, deixando-nos com uma bateria de lítio de 27W equivalente a 7.500mAh, o que se traduz em até 20 horas de música a um volume moderado; embora, como avisámos na nossa revisão do Charge 4, provavelmente só terás 16 horas de vida. Entretanto, o processo de carregamento demora cerca de 4 horas.
A funcionalidade Powerbank regressa no JBL Charge 5, o que significa que podemos usar a porta USB Type-A para carregar o nosso smartphone ou tablet. Nesse aspecto, a capacidade da bateria do altifalante não é grande e a potência é limitada a 5V/2A, mas a sua inclusão é apreciada pois pode livrar-nos de alguns problemas.
Disponibilidade e preço do JBL Charge 5
Para responder à pergunta do título, podemos afirmar que é um excelente altifalante sem fios no geral, o seu design rústico, qualidade de som, longa duração da bateria e facilidade de utilização fazem do JBL Charge 5 uma opção recomendável para quem procura um novo altifalante para assumir aventuras.
No entanto, não há melhorias suficientes em relação à versão anterior para a tornar obrigatória, não é inteligente e não faz par com assistentes inteligentes; mas à parte isso, vale totalmente a pena se não tiveres o JBL Charge 4 ou se for o teu primeiro altifalante sem fios.
Se optares por comprá-la, a loja Amazon é a opção preferida por muitos, mas também podemos colocá-la à venda na PC Components por um preço igualmente competitivo.
Outros tipos de colunas de som portáteis
Outras marcas de colunas de som portáteis
- Coluna de som JBL Flip Essential
- Coluna Bluetooth JBL Flip 5
- Colunas de som portáteis JBL
- Coluna Bluetooth JBL Go 2
- Coluna Bluetooth JBL Go 3
- Coluna Bluetooth JBL Xtreme
- Coluna de som JBL Xtreme 3
- Coluna Bluetooth Xtreme 2
- Coluna Bluetooth Charge 5
- Coluna Bluetooth JBL Charge 4
- Coluna Bluetooth JBL Charge 3
- Coluna de som JBL Charge 2
- Colunas de som Marshall
- Coluna Marshall Acton ii
- Coluna Marshall Stanmore ii
- Coluna Marshall Stockwell
- Coluna Marshall Stockwell ii
- Colunas de som portáteis Bose
- Colunas de som portáteis Sony
- Colunas de som portáteis Logitech
- Colunas de som portáteis Creative
- Colunas de som portáteis Pioneer
- Colunas de som Xiaomi