Melhores Home Cinema 5.1
Se és alguém que prefere ver um filme em casa em vez de ir ao cinema, recomendamos um sistema de home cinema 5.1. Especialmente se salpicaste numa televisão de alta qualidade e queres tirar o máximo partido dela.
O som é uma parte essencial da experiência cinematográfica e as colunas circundantes são a jóia da coroa que dará vida à cena na tua sala de estar.
Os tiros vêm de todas as direcções e até consegues ouvir o hálito do assassino na parte de trás do teu pescoço. Mas isso não é tudo. Os altifalantes 5.1 também tocam música em grande qualidade.
Comparação de Home Cinema 5.1
PROS
- Som potente, boa construção.
CONTRAS
- Sem entradas HDMI.
PROS
- Som dinâmico, subwoofer poderoso,…
CONTRAS
- Os vocais soam um…
PROS
- Som rico e expansivo,…
CONTRAS
- O subwoofer não é…
PROS
- Design compacto, bom preço.
CONTRAS
- O subwoofer poderia ser…
PROS
- Bom som surround, design…
CONTRAS
- Dolby Atmos não é…
O que irás encontrar neste guia:
Melhores Home Cinema 5.1 de 2024
- 1. logitech z906 5.1Ver en Amazon
- 2. Jamo S809 HCSVer en Amazon
- 3. Wharfedale DX-2Ver en Amazon
- 4. ELAC Cinema 5.1Ver en Amazon
- 5. ONKYO AVX-391Ver en Amazon
1. logitech z906 5.1
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Unidade de controlo: integrada.
- Som surround: Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.
- RMS: 500 W.
- Certificação THX.
Design e qualidade:
O sistema Logitech Z906 é um pacote de altifalantes 5.1 desenhado para descodificar o som surround Dolby Digital e DTS. Tem certificação THX e fornece 500W RMS entre os cinco altifalantes satélite e o subwoofer. Os altifalantes parecem robustos e conseguem suportar gotas e pó. Vem com um controlo remoto com o qual podes ajustar o volume de cada altifalante independentemente e seleccionar 2.1, 4.1 ou som surround 3D.
O Logitech Home Cinema Z906 vem com uma unidade de controlo com a qual podes ajustar o volume. Tem 3.5mm, RCA, entradas coaxiais e ópticas, para que possas ligar até seis fontes de áudio. Infelizmente, não há entradas ou saídas HDMI. Isto significa que para jogar Dolby True HD, ou DTS-HD Master Audio tracks, precisas de um Blu-ray capaz de descodificar estes codecs.
Som:
Este Cinema em Casa 5.1 é perfeito para usar em PC ou consolas de jogos. A qualidade de som é muito boa se tiveres uma boa carta de som. O som que emite é muito fiel e claro. Proporciona uma experiência sonora imersiva com boa espacialidade e detalhe. O som estéreo 3D é uma das melhores coisas que estas colunas 5.1 têm para oferecer: transforma o som de jogos mais antigos que não suportam Dolby, adicionando efeitos tridimensionais ao som.
Este sistema é certificado THX, o que significa que reproduz som de alta-fidelidade. Proporciona uma experiência surround clara, mesmo em volumes máximos. Não notámos qualquer distorção sonora e a potência a 50% é mais do que suficiente. Tem 1000 watts de potência máxima com um RMS de 500 Watts. Cada altifalante emite cerca de 65 W e o subwoofer/amplificador fornece 165 W de potência.
Conclusão:
Os altifalantes Logitech Z906 5.1 são uma boa opção de orçamento se quiseres experimentar uma experiência sonora de qualidade enquanto jogas ou usas um computador. Funcionam bem com uma televisão, mas não vêm com entradas HDMI e não os podes ligar a um receptor A/V de qualidade.
- Som potente, boa construção.
- Sem entradas HDMI.
2. Jamo S809 HCS
VER PREÇOCaracterísticas Técnicas:
- Receptor A/V recomendado (não incluído): Marantz SR6014.
- Potência de saída: 120W / 240W.
- Resposta de frequência: 35 – 26000 Hz.
Design e qualidade:
Este sistema de cinema em casa 5.1 foi concebido para salas entre 25 – 50 m². O pacote inclui duas torres de som Jamos S809 (compatíveis com os altifalantes opcionais Jamo S8 ATM Dolby Atmos), um altifalante central Jamo S81 CEN, dois satélites Jamo S801 e o subwoofer Jamo S810.
Os altifalantes Jamo 5.1 da série S8 integraram drivers de meio tom com cones de alumínio. Estes drivers são muito semelhantes ao Klipsch IMG na aparência e performance. Também integram um tweeter que pode funcionar até 26 kHz e a tecnologia bass-reflex que proporciona uma grande extensão das frequências baixas (até 97 Hz). Todos os altifalantes integram os mesmos controladores e, por isso, oferecem o mesmo perfil sonoro.
O subwoofer Jamo S810 SUB integra um driver de cone sintético alimentado por um amplificador de 150 W classe D. Funciona com uma resposta de frequência de 35 a 180Hz e dispõe de um filtro ajustável de passagem alta. Este pacote é compatível com a tecnologia Dolby Atmos, um dos formatos de som surround mais populares da actualidade. Cada torre de som neste cinema em casa 5.1 integra terminais dedicados aos sinais Atmos para que possas ligar colunas S8 ATM adicionais.
Som:
Ligámos este sistema de cinema em casa 5.1 ao receptor Yamaha RX- V585 para testar e conseguimos um som rico em todas as frequências. Na primeira audição percebemos um perfil ideal para as bandas sonoras de filmes, embora também se apresente decentemente para ouvir música. A direccionalidade do som é excelente. Os meios-tons são abertos, energéticos e claros.
Os detalhes destacam-se em todas as frequências, mesmo em volumes mínimos. Estes altifalantes 5.1 têm um equilíbrio tonal que funciona na perfeição quando jogas músicas Dolby ou DTS, os codecs mais comuns em filmes e séries. Os altifalantes 5.1 dão algum brilho aos vocais, embora não demasiado, enquanto o subwoofer fornece graves profundos e poderosos. A espacialidade sónica é excelente, assim como o sentido de profundidade.
Conclusão:
O Jamo S809 HCS é um sistema de cinema em casa 5.1 ideal para salas de tamanho médio. Tem um design elegante e oferece um excelente som dinâmico para ver filmes. Além disso, podes adicionar os altifalantes Jamo S8 ATM se quiseres obter a reprodução do Dolby Atmos. É um sistema de altifalantes surround 5.1 versátil e atractivo, com uma relação preço/desempenho muito boa.
- Som dinâmico, subwoofer poderoso, design elegante.
- Os vocais soam um pouco mais brilhantes do que gostaríamos.
3. Wharfedale DX-2
VER PREÇOCaracterísticas Técnicas:
Receptor A/V : Não Incluído. (recomendado Denon AVR-X2700H).
Potência de Saída: Subwoofer 120 W RMS.
Resposta de frequência: 40Hz ~ 20kHz.
Sensibilidade: 86dB.
Design e qualidade:
O Wharfedale DX-2 é um sistema de cinema em casa 5.1 que oferece uma excelente relação qualidade/preço. O pacote é composto por um altifalante central, dois pares de altifalantes satélite e um subwoofer. O design é compacto e podes usá-los em qualquer divisão sem qualquer problema. Os satélites medem apenas 19 x 12 x 12 x 12 cm.
É uma actualização que apresenta várias melhorias significativas. A caixa de altifalantes 5.1 tem um design mais pequeno e de maior qualidade em comparação com o modelo anterior. Os altifalantes satélite integram um tweeter de cúpula de seda de 19mm e um condutor de médios/baixos de 75mm. O altifalante central também integra estes controladores, mas adiciona um segundo woofer de 75mm que se projecta na mistura. O subwoofer tem um amplificador de 70W que fornece graves profundos e poderosos.
O design do cinema em casa do Wharfedale DX-2 5.1 é refinado. Os armários têm cantos arredondados e os condutores estão cobertos com ecrãs fixos. Estão disponíveis em preto ou branco e são muito fáceis de instalar. Podes colocá-los em qualquer superfície ou montá-los na parede e o desempenho é igualmente bom. O subwoofer controla a papra, o crossover e o volume estão na parte de trás, por isso precisas de deixar algum espaço para ele.
Som:
A qualidade de som deste cinema em casa 5.1 é excelente, surpreendentemente pelo seu preço. Testámo-lo a jogar os últimos filmes do Star Wars e percebemos todos os efeitos de batalha com detalhes subtis. O subwoofer fornece um baixo sólido e profundo que dá vida ao filme. O som deste cinema em casa 5.1 é, no geral, agradável e de muito alta qualidade. Pode preencher um quarto de tamanho médio sem perder qualidade ou pureza.
Não importa o que tocas ou ouves, em qualquer volume, o som nunca é aborrecido e não distorce. As frequências baixas não têm o melhor detalhe, mas soam alto e claro. O Baixo é notável por um modelo tão acessível e compacto. Além disso, os tons médios destacam-se devido à sua qualidade. Os diálogos são tratados na perfeição pelo altifalante central. Os agudos também são bem equilibrados e claros.
A espacialidade é muito boa, assim como o alcance dinâmico e a precisão dos efeitos. Nesta faixa de preços é difícil encontrar um sistema de cinema em casa 5.1 melhor.
Conclusão:
Os Wharfedale DX-2s são excelentes altifalantes 5.1. Oferecem uma excelente qualidade de áudio e estão disponíveis por um preço muito atractivo. São compactos em tamanho e estilosos em design. Podes colocá-los em qualquer sala e a sua performance é invejável. Custam o equivalente a uma barra de som e oferecem um som muito mais rico.
- Som rico e expansivo, compacto, qualidade de construção, relação qualidade/preço.
- O subwoofer não é o mais subtil ou detalhado.
4. ELAC Cinema 5.1
VER PREÇOCaracterísticas Técnicas:
- Receptor A/V recomendado (não incluído): Sony STR-DN1080.
- Resposta de frequência: 40-150 kHz.
- Impedância: 8 Ohms.
- Subwoofer: 8 polegadas.
Design e qualidade:
Os altifalantes ELAC Home Cinema 5.1 são um pacote compacto que oferece um desempenho bastante bom por um preço atractivo. Eles não vêm com um receptor AV, por isso são ideais se já tiveres um e precisares de um pacote de altifalantes 5.1 de qualidade, acessível.
O design das colunas ELAC 5.1 é clássico. Os armários têm curvas atractivas e podem ser colocados em qualquer parte da sala. Vêm com um subwoofer de 8 polegadas que emite graves profundos, e cada altifalante integra tweeters e controladores de médios que produzem um som cristalino e fiel em todas as frequências.
Som:
Este pacote de altifalantes 5.1 proporciona um som surround muito bom pelo seu preço. Cada um dos altifalantes integra um condutor e um tweeter de médio alcance que cuidam do discurso e dos aspectos chave do som do filme. O subwoofer produz graves fortes e poderosos, responsáveis por te fazer saltar da tua cadeira.
No geral, este sistema de cinema em casa produz um som bem equilibrado e o efeito surround é muito bem conseguido. Se os usares sem o subwoofer o som sofre, mas não são concebidos para serem usados sem ele de qualquer forma. Os altifalantes e o subwoofer têm uma boa harmonia e a transição entre as diferentes frequências é suave. O desempenho é muito bom mesmo quando se usam volumes máximos, algo em que muitos pacotes nesta faixa de preços sofrem.
Conclusão:
Este cinema em casa é acessível e oferece um excelente som para ver filmes. São perfeitos se já tiveres um receptor AV e precisares de comprar altifalantes 5.1 de qualidade sem gastar muito dinheiro.
- Design compacto, bom preço.
- O subwoofer poderia ser melhor.
5. ONKYO AVX-391
VER PREÇOCaracterísticas Técnicas:
- Receptor A/V: HT-R395.
- Som envolvente: Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.
- HDMI: 4 entradas e 1 saída.
- Potência de saída: 100 W por canal.
Design e Qualidade:
O AVX-391 da Onkyo é um pacote de altifalantes 5.1 que está disponível por um preço muito acessível. Estas colunas de cinema em casa têm um design elegante e subtil e uma qualidade de construção muito boa pelo preço. O pacote consiste em dois altifalantes frontais, um altifalante central, dois satélites e um subwoofer. Também vem com um receptor AV que te permite jogar nos formatos Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.
O receptor AV deste cinema em casa Onkyo integra conectividade Bluetooth, permitindo-te reproduzir música sem fios a partir de dispositivos como leitores de MP3 e computadores. Em termos de conectividade, integra quatro entradas HDMI e uma saída, uma óptica, uma tomada para auscultadores, uma coaxial, três analógicas de áudio e duas de vídeo composto. As portas HDMI suportam resolução de 4K/60 Hz , HDR10 e HDCP 2.2. Também oferece rádio FM/AM.
Som:
Este Onkyo 5.1 Home Cinema 5.1 não contém os detalhes sónicos dos pacotes mais caros desta lista, mas isso é de esperar pelo seu preço. No entanto, oferece um som perfeito para apreciares os teus filmes ou séries favoritas com um efeito surround muito bom. Os formatos Dolby TrueHD e DTS HD Master Audio fazem um excelente trabalho de separação do som nos diferentes canais, embora não tão realistas como Dolby Atmos ou DTS:X,
O Home Theater Onkyo AVX-391 fornece 100 watts de potência por canal a 6 ohms, o que é suficiente para salas pequenas e médias. O baixo do subwoofer soa limpo e poderoso. Os tons médios e agudos são percebidos com uma separação e clareza fantásticas.
Resumindo:
Este sistema de home theater Onkyo está disponível a um preço bastante acessível e oferece muitas opções de conectividade. É uma boa escolha se estás à procura de um pacote de altifalantes 5.1 compacto e de qualidade para desfrutares dos teus filmes em excelente som surround. É um pacote de altifalantes fácil de instalar, compacto e elegante que soa muito bem. A melhor coisa sobre isso é a relação preço/desempenho.
- Bom som surround, design compacto e elegante, opções de conectividade, acessível.
- Dolby Atmos não é suportado.
Guia de Compra
O sistema de altifalantes surround 5.1 não é novidade. A ideia já existe há mais de duas décadas e hoje tornou-se sinónimo de cinema em casa.
Oferece uma experiência sonora muito mais envolvente do que um sistema de som estéreo pode proporcionar, uma vez que ouves o som vindo de todas as direcções. Se estás na vedação e não sabes que cinema em casa comprar, não entres em pânico.
Percorremos a indústria para elaborar uma lista dos melhores sistemas de cinema em casa 5.1 do mercado actual. Mas antes de mergulharmos, é importante que compreendas como funcionam os sistemas de cinema em casa e que estejas atento às nossas recomendações.
O que é um sistema de home cinema 5.1?
É um sistema de áudio que produz uma experiência de som surround. O número que acompanha um sistema de cinema em casa (5.1) indica o número de colunas e subwoofers que possui. Por exemplo, um sistema 11.4 tem onze altifalantes e quatro subwoofers. Embora existam sistemas com mais altifalantes, tais como 7.1 ou 11.4, 5.1 Sistemas de Home Cinema (ou cinema em casa) são mais do que suficientes para a maioria das pessoas.
Têm cinco altifalantes (também chamados altifalantes satélite), e um subwoofer, ligado a um receptor A/V ou amplificador integrado. Cada um dos altifalantes reproduz uma gama de frequências (graves, médios, agudos, super agudos) que o ouvido humano consegue ouvir, desde as notas mais altas até às mais baixas. O subwoofer, por outro lado, apenas reproduz as frequências mais baixas, de 3 a 120Hz.
Como colocar as colunas de home cinema 5.1?
Os cinco altifalantes que compõem um Home cinema foram concebidos para serem colocados em diferentes locais à volta do espectador. O sistema de cinema em casa 5.1 vem com três altifalantes frontais (um altifalante central e dois altifalantes laterais), mais dois altifalantes traseiros surround e um subwoofer.
As colunas frontais e o subwoofer são os que mais usas. Estão a trabalhar quando ouvem música estereofónica, por exemplo. No entanto, os altifalantes surround são activados quando tocas música multicanal ou filmes com som surround e servem para enfatizar a experiência sonora nos filmes.
Qual é a função de cada um e onde são colocados?
O altifalante central trata dos vocais principais e, juntamente com os altifalantes laterais, reproduz a maior parte do espaço sonoro de um filme, tal como a banda sonora ou o som ambiente. O altifalante central é colocado em frente à televisão. Isto dá a impressão de que as vozes estão a vir da televisão.
Os altifalantes laterais, por outro lado, são colocados à direita e à esquerda da televisão, num ângulo de 30° a 45°. Idealmente, os três altifalantes frontais devem ser colocados à mesma altura. Ao fazê-lo, podemos minimizar os problemas de desconforto sonoro que podem ser causados pela mobília. Uma recomendação é que o orador central deve estar o mais próximo possível do ecrã e sempre de frente para o espectador. Algumas pessoas colocam-no mais baixo do que a televisão, mas a experiência de som surround pode sofrer um pouco.
Os altifalantes à volta ou atrás ajudam a recriar o espaço do filme através da reprodução de vários efeitos e vozes secundárias. A teoria diz-nos que devemos posicioná-los cerca de 90° ou 110° para a esfera imaginária que estamos a tentar recriar com altifalantes 5.1. Talvez o espaço do nosso quarto não permita um posicionamento perfeito, mas devemos tentar colocá-los acima e atrás das nossas cabeças, a cerca de 50 ou 70 cm. Existem sistemas com e sem fios, o que elimina o incómodo dos fios à volta da sala.
O subwoofer reproduz os efeitos das frequências baixas e dos graves que o resto dos altifalantes não consegue alcançar. Funciona com frequências abaixo dos 120 Hz, por isso pode produzir ondas de pé no nosso quarto. Estas ondas podem causar efeitos irritantes que diminuem a qualidade do som do sistema. Para evitar isto, é melhor não colocar o subwoofer nos cantos. Se vamos colocá-lo na parede da frente, devemos separá-lo um pouco da parede e cerca de 40 ou 50 cm das paredes laterais. Outra boa posição poderia ser numa das paredes laterais, atrás do visor e apontando para a parede oposta.
Barras de som ou home cinema?
Para melhorar a qualidade de som ao ver um filme, temos várias opções. Os mais populares são as barras de som e os sistemas de cinema em casa 5.1.
As barras de som são sistemas que normalmente são instalados por baixo de uma televisão. Têm designs atraentes que se podem misturar melhor com a mobília da sala de estar. São mais discretos e fáceis de instalar do que um sistema completo de cinema em casa. Como tal, são uma boa escolha para melhorar o som de uma televisão em espaços pequenos. No entanto, eles não fornecem o som surround de um cinema em casa.
As barras de som ocupam menos espaço, são normalmente mais discretas e não têm tantos cabos. Agora, as limitações de som são óbvias quando comparadas com as colunas de cinema em casa 5.1. Um cinema em casa dá uma melhor espacialidade sonora em toda a sala, um alcance dinâmico mais expansivo e graves mais profundos e articulados. Se vires filmes de acção com muitos efeitos sonoros, a qualidade de um sistema de cinema em casa é inigualável. Por outro lado, se gostas de ver dramas sem muitos efeitos e não tens uma sala de estar grande, podes ir com uma barra de som.
Preciso de um amplificador para o meu home cinema 5.1?
Alguns entusiastas de áudio criam os seus próprios sistemas de home theater comprando um receptor A/V, cinco altifalantes diferentes e um subwoofer em separado. Se optares por esta alternativa poderás obter um bom sistema com óptimo som, mas provavelmente será mais caro. Hoje em dia existem muitos bons pacotes de oradores, por isso a escolha deste método não é totalmente necessária.
Por outro lado, existe equipamento conhecido como Home-Theater-In-A-Box (HTIB). Estes são pacotes completos de altifalantes que incluem um receptor A/V para facilitar o teu trabalho, e para muitas pessoas eles são uma opção ideal e simples.
No entanto, acreditamos que comprar os altifalantes e um receptor A/V de qualidade separadamente é outra grande alternativa. Um receptor A/V é um elemento muito importante em qualquer sistema de home theater, pois lida com os sinais das diferentes colunas e tem um efeito profundo na qualidade de som final. Os melhores altifalantes podem dar maus resultados se ligados a um receptor A/V de má qualidade.
HDMI
Quanto às opções de ligação, o HDMI é o melhor. É fácil de usar e de alta qualidade. Os cabos HDMI transmitem áudio e vídeo entre diferentes equipamentos. Por exemplo, da tua consola de jogos para um receptor A/V, ou do receptor para uma televisão. São agora um padrão entre os melhores sistemas 5.1, por isso recomendamos-te que escolhas uma opção com entrada HDMI. Normalmente só precisas de uma saída para ligar um sistema de home theater à tua TV, mas os melhores receptores A/V têm muitas vezes múltiplas entradas HDMI de qualquer forma.
Dolby e DTS
Os sistemas de som surround funcionam com certos softwares que misturam o som e o distribuem pelas diferentes colunas: Dolby e DTS são os principais. Dolby requer altifalantes altos para usar o codec Atmos, enquanto a DTS usa o codec X e não precisa de altifalantes especiais. Ambas as tecnologias proporcionam uma grande experiência de som surround. Testamos tanto numa sala de tamanho médio como as diferenças de som foram mínimas, por isso não é um ponto importante a escolher. Mencionamos isto no caso de quereres comprar um receptor A/V de qualidade, caso em que podes optar por opções capazes de usar tanto Dolby como DTS.
Home Cinema Wireless: Bluetooth ou Wifi com sistemas 5.1
Um cinema em casa 100% sem fios 5.1 seria óptimo, pois poupar-nos-ia o incómodo dos fios na sala de estar. Mas na realidade isto não é viável. Os oradores precisam de energia para receber e amplificar um sinal. Mas isto não é transmitido sem fios, por isso um altifalante sem fios precisa de ter um amplificador (mais um transmissor e um receptor para enviar os sinais).
Os sistemas de home theater vêm sempre com altifalantes frontais com fios, o que faz muito sentido, uma vez que estão perto da televisão e das entradas eléctricas a partir das quais o equipamento AV está ligado.
Para reduzir o incómodo dos fios ao configurar um sistema de home theater existem várias marcas que oferecem subwoofers sem fios e altifalantes surround dentro dos sistemas Cinema 5.1. No entanto, as colunas surround sem fios estão ligadas a um módulo que deve ser ligado a uma entrada eléctrica. Este módulo amplifica e envia o sinal para o receptor A/V. Os subwoofers sem fios também devem estar ligados à rede eléctrica separadamente e ter um amplificador interno.
Por outro lado, os cinemas caseiros 5.1 podem ter capacidade sem fios Wi-Fi ou Bluetooth. Sistemas de cinema em casa com Wi-Fi não requerem um cabo ethernet para se ligarem à internet, tornando-os ideais para ver filmes ou séries de serviços como Netflix ou YouTube. A tecnologia Bluetooth é necessária se quiseres reproduzir música dos teus dispositivos móveis sem fios através das colunas 5.1.