Qual é o Melhor Microfone Condensador?

O mundo dos microfones, embora excitante em muitos aspectos, é ao mesmo tempo complexo devido à sua diversidade e devemos prestar especial atenção a alguns aspectos antes de escolher um ao acaso.

Em primeiro lugar, é essencial determinar para que é que precisas dele. Depois, aprende a diferenciá-los porque nem todos os microfones são iguais. Cada um deles tem as suas próprias peculiaridades e irá captar melhor ou pior som, dependendo das suas características. Essa é a chave e é disso que se trata neste guia.

Basicamente existem três tipos de microfones: condensador, dinâmico e fita. Vamos concentrar-nos nas primeiras, pois as suas qualidades tornam-nas ideais para casa ou para o teu estúdio de gravação.

Quer o teu objectivo seja gravar voz (podcast, vídeos do youtube, etc…), instrumentos musicais ou ambos, este tipo de microfone irá captar o som com uma clareza surpreendente.

Comparação Microfone Condensador

TOP VENDAS
1. Blue Yeti
1. Blue Yeti
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Oferece quatro padrões de…
  • Controlos de áudio incorporados.
  • Som de alta qualidade.
  • Definições de áudio incorporadas…

CONTRAS

  • O seu peso de…
Comprar
MELHOR
2. Rode NT-USB
2. Rode NT-USB
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Pode ser ligado a…
  • O som é quase…
  • Filtro anti
  • Sistema integrado de controlo…

CONTRAS

  • O tripé é de…
Comprar
EN OFERTA
3. Rode NT1-A
3. Rode NT1-A
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Conjunto muito completo de…
  • Nível de ruído muito…
  • É bastante leve.

CONTRAS

  • Cabo USB não incluído.
Comprar
4. Tonor USB
4. Tonor USB
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Excelente relação qualidade/preço.
  • Áudio muito claro e…
  • Inclui vários acessórios como…

CONTRAS

  • Adequado para gravação em…
Comprar
5. Trust Gaming GXT Emita
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Padrão de gravação de…
  • Filtro de ecrã duplo.
  • Inclui uma capa de…

CONTRAS

  • O teu tripé não…
Comprar

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores Microfones de Condensador
  2. Comparação de Microfones de Condensador
  3. Comentários y Guia de Compra

Melhores Microfones de Condensador 2024

NAVEGACIÓN RÁPIDA

1. Blue Yeti

1. Blue YetiVER PREÇO

Possivelmente o microfone mais famoso. Oferece características que são difíceis de vencer.

E no primeiro lugar da nossa selecção colocamos aquele que é talvez o melhor microfone condensador do mercado em termos de relação qualidade-preço. Estamos a falar do famoso Blue Yeti. Graças às suas muitas características e funcionalidades, que iremos detalhar abaixo, este dispositivo é a escolha ideal para qualquer tipo de utilizador que se dedique à gravação de música, podcasts ou streams que necessitem de gravação áudio.

O ponto mais notável deste modelo é talvez a inclusão de quatro padrões diferentes de captação de som, ajustáveis pelo utilizador: cardioide, omnidireccional, bidireccional e estéreo, apesar do seu preço razoável. Esta funcionalidade dá ao utilizador uma flexibilidade incrível ao fazer gravações. Produz um som claro, poderoso, com qualidade de transmissão, qualidade de transmissão profissional, sem ruído de fundo.

Também deve ser notado que o Yeti Azul tem diferentes controlos de áudio incorporados na caixa do próprio dispositivo, para que o utilizador possa seleccionar o padrão que prefere (assim como outras definições, tais como emudecer o microfone ou controlar o seu nível de ganho), sem ter de recorrer ao computador para fazer o ajuste.

Outro ponto muito favorável deste microfone é que ele pode ser rodado e colocado na posição mais ideal, para melhorar a gravação. Em resumo, um grande produto, um produto de topo, que no máximo pode ser censurado pelo seu peso de 1.59 kg, embora com este extraordinário nível de qualidade não deva ser um grande inconveniente.

Se precisares de mais informação sobre este modelo, recomendamos-te que visites a nossa honesta opinião sobre o Yeti Azul.

PROS
  • Oferece quatro padrões de recolha.
  • Controlos de áudio incorporados.
  • Som de alta qualidade.
  • Definições de áudio incorporadas directamente no dispositivo.
CONTRAS
  • O seu peso de 1.59 kg.

2. Rode NT-USB

2. Rode NT-USBVER PREÇO

Microfone condensador semiprofissional, para pessoas mais avançadas.

Se procuras um microfone condensador semi-profissional, perfeito para fazer gravações de alta qualidade, o Rode NT-USB pode ser a tua melhor escolha.

Como todos os microfones topo de gama, este dispositivo tem um sistema de ligação muito bom, com entrada e saída de auscultadores, com a possibilidade de ligação a tablets para iPad, bem como a qualquer tipo de computador, claro, e também a outros tipos de tablets.

O som que grava é praticamente impecável, de boa qualidade, com uma nitidez extraordinária. Isto deve-se em parte ao seu filtro anti-interferência incorporado, e ao seu metal anti-pop, que elimina sons aéreos indesejados.

Para além disso, este microfone condensador tem um sistema de controlo de volume incorporado no próprio dispositivo. Como acessórios incluídos no ‘pacote’ original, um saco de transporte e um tripé estão incluídos (embora seja um tripé de plástico, de qualidade média-baixa).

PROS
  • Pode ser ligado a iPads, assim como a computadores.
  • O som é quase impecável.
  • Filtro anti-interferência muito eficaz.
  • Sistema integrado de controlo de volume.
CONTRAS
  • O tripé é de baixa qualidade.
Oferta
RØDE NT-USB Micrófono USB de condensador...
RØDE NT-USB Micrófono USB de condensador...
Micrófono de estudio de alta calidad con la comodidad de la conectividad USB; Incluye un cable USB de 6 m (20 pies) para flexibilidad al posicionar y montar
189,00 € −32%

3. Rode NT1-A

3. Rode NT1-AVER PREÇO

Um dos melhores microfones do mercado para gravar música.

Se procuras um microfone para gravar canções que envolvam guitarras, pianos ou instrumentos de percussão, ou se simplesmente queres gravar podcasts com qualidade absolutamente profissional, mas não te importas de pagar um pouco mais por um microfone condensador, o Rode NT1-A é uma escolha muito boa.

A sua melhor característica é que tem um piso muito baixo em ruído. Mal capta o seu próprio ruído, pelo menos menos menos de 5 dB, por isso o som gravado, quando ouvido, será brilhante e claro. Além disso, este é um microfone unidireccional, com um padrão cardioide polar, que proporciona uma maior sensibilidade aos sons que se aproximam da frente do microfone, com uma redução notável dos sons traseiros.

Outro ponto muito importante deste microfone são os seus acessórios, que neste caso estão incluídos no ‘pacote’ original, no qual encontrarás quase tudo o que precisas para começar no mundo da gravação de som profissional.

Por outro lado, este modelo de microfone é um dos mais leves do mercado. Para um microfone condensador topo de gama, um peso de apenas 327 gramas é um feito e tanto, e podes levá-lo contigo para onde quer que vás. A única desvantagem é que este modelo vem com um cabo de ligação XLR em vez do típico cabo USB, mas isto não é um problema, pois existem muitos adaptadores de áudio XLR para USB disponíveis a preços muito baixos.

PROS
  • Conjunto muito completo de microfone + acessórios.
  • Nível de ruído muito baixo e som de alta qualidade.
  • É bastante leve.
CONTRAS
  • Cabo USB não incluído.
Rode NT1-A - Juego de micrófono y trípode...
Rode NT1-A - Juego de micrófono y trípode...
Micrófono de estudio para grabaciones vocales e instrumentos acústicos

4. Tonor USB

4. Tonor USBVER PREÇO

É o mais acessível dos modelos analisados e um dos mais vendidos.

Este modelo é provavelmente o microfone condensador mais acessível de todos os que analisámos. Mesmo assim, representa uma excelente compra, com uma relação preço-desempenho imbatível. Por isso se queres começar no mundo da gravação semi-profissional e não queres gastar muito dinheiro, esta pode ser uma boa escolha.

O Tonor USB possui um padrão de som cardióide que te ajudará a captar os sons mais altos com maior fidelidade. Também vem com chips de som de qualidade decente, o que te garante sempre um áudio claro e preciso.

Além disso, este microfone condensador vem com uma gama de acessórios opcionais úteis, tais como um suporte de braço ajustável, um pára-brisas de espuma para gravação ao ar livre, e muito mais.

O único ponto negativo é que se, por exemplo, precisarmos de gravar uma música em que tanto a voz como um instrumento musical estejam envolvidos, é aconselhável gravá-la em locais silenciosos, sem poluição sonora externa, devido à elevada sensibilidade deste dispositivo (embora esta sensibilidade possa ser ajustada para a tornar mais moderada).

PROS
  • Excelente relação qualidade/preço.
  • Áudio muito claro e preciso.
  • Inclui vários acessórios como padrão.
CONTRAS
  • Adequado para gravação em ambientes silenciosos, devido à sua alta sensibilidade.

5. Trust Gaming GXT Emita

VER PREÇO

Ideal para pessoas que gravam podcasts ou streamings.

Se gravares muitos podcasts ou peças de música, ou se fizeres streaming áudio, este microfone condensador é uma das melhores opções do mercado, com uma qualidade muito boa a um preço relativamente acessível.

Este modelo de microfone condensador destaca-se principalmente pelo seu padrão de gravação cardióide: ou seja, oferece a máxima sensibilidade na frente e a mínima sensibilidade na parte de trás. Esta funcionalidade permitir-te-á obter gravações de alta precisão, com um som potente e limpo, sem ruído de fundo.

Outra característica surpreendente deste microfone condensador é que, apesar do seu preço relativamente baixo, tem um filtro de ecrã duplo para minimizar a vocalização de oclusas, como «pe» e «be», e também com uma tampa de espuma, o que elimina sons indesejados do ar.

Para além disso, o seu sistema de ligação é muito simples, através de um cabo USB. Inclui uma resistente caixa de alumínio, para facilitar o transporte do microfone para todo o lado, assim como um tripé, para uma colocação óptima.

Poucos pontos negativos neste dispositivo, excepto que o microfone pesa quase 2,5 quilos (embora seja um peso normal em microfones com estas características). O seu tripé não é ajustável; mas estes são pequenos inconvenientes se os colocarmos ao lado do seu excelente desempenho.

PROS
  • Padrão de gravação de cardioides.
  • Filtro de ecrã duplo.
  • Inclui uma capa de espuma.
CONTRAS
  • O teu tripé não é ajustável.
Oferta
Trust Gaming 21753 GXT Emita, Micrófono USB para...
Trust Gaming 21753 GXT Emita, Micrófono USB para...
Conexión USB digital; funciona instantáneamente con cualquier PC u ordenador portátil; Se suministra con estuche de aluminio duradero para un almacenamiento y transporte seguros
119,99 € −5%

6. Marantz Professional MPM-2000U

VER PREÇO

Para pessoas que procuram um microfone acessível com óptima qualidade de som.

Tal como os microfones condensadores revistos acima, o Marantz MPM-2000U é um modelo perfeito se quiseres gravar podcasts, música ou gravar o áudio de qualquer tipo de ‘streaming’. Este microfone garante uma óptima qualidade de som a um preço muito razoável

É um microfone condensador com características básicas muito boas. Oferece um óptimo desempenho áudio com captura de som cristalina. Para além disso, apresenta um padrão de gravação cardioide direccional.

Outra característica notável deste microfone condensador é a sua elevada sensibilidade e baixa relação sinal/ruído, o que lhe permite captar até as mais subtis e delicadas nuances sonoras. Também vale a pena notar que, como quase todos os microfones desta gama de qualidade, liga-se via cabo USB a computadores MacOS e PC-Windows, sejam eles de secretária ou portáteis. Pode ser comprado com diferentes acessórios opcionais, a serem pagos separadamente: tripé, suporte de aranha, etc.

O microfone em si (sem acessórios) pesa 590 gramas e, como ponto negativo (embora não relevante), é um pouco volumoso.

PROS
  • Óptima relação qualidade/preço.
  • Muito boa sensibilidade.
  • Padrão de gravação cardioide direcional.
CONTRAS
  • É um pouco pesado, e um pouco volumoso.

7. Samson C01U Pro

VER PREÇO

Para pessoas que estão apenas a começar e estão à procura de um microfone barato mas muito bom.

Se o que queres é um microfone relativamente barato, mas de excelente qualidade para gravar ocasionalmente canções, podcasts ou apenas para gravar a tua voz e usá-lo num vídeo, este microfone é uma opção muito interessante a considerar.

O Samson C01U Pro é um microfone condensador que funciona através de uma porta USB e terás de o ligar a um computador ou outro dispositivo electrónico. Tem uma resposta de frequência plana de 20Hz a 18KHz, o que é bastante bom, mais uma resolução de áudio de 16 Bits e 48 KHz, registando uma excelente qualidade de som.

Uma característica deste microfone condensador que realmente impressiona é o seu sistema integrado de luzes LED. Quando ultrapassares o limite de volume tolerável, ou quando for gerado qualquer tipo de distorção no som gravado, estes LEDs acenderão a vermelho como aviso. Outra vantagem deste microfone é que não tem atraso, ou seja, ouves a tua voz ao mesmo tempo que a gravas, evitando assim uma possível perda de concentração, ou mesmo tonturas, que irias sofrer se fosses ouvido duas vezes ou com efeito de eco. Para além disso, este modelo oferece uma saída de auscultadores com latência zero.

No geral, este é um bom microfone para amadores sérios que não querem investir muito dinheiro. Como única desvantagem, podemos salientar que, talvez devido à sua grande solidez, pode ser ligeiramente volumosa, com um peso de quase 500g.

PROS
  • Boa relação qualidade/preço.
  • Sem atrasos.
  • Soa quase idêntico ao verdadeiro.
CONTRAS
  • Ligeiramente volumosa.
  • As caixas pesam 500 g.
Samson C01U Pro - USB Studio Condenser Microphone...
Samson C01U Pro - USB Studio Condenser Microphone...
Micrófono de condensador de estudio USB; Diafragma de 19 mm grande asegura prístino sonido de calidad de estudio

Guia de Compra

Factores a Considerar na Escolha do Melhor Microfone Condensador
Para que é que o vais usar?

Esta é definitivamente a primeira pergunta que deves fazer a ti próprio. Não é a mesma coisa comprar um microfone condensador para gravar vídeos e carregá-los no YouTube do que gravar podcasts profissionais ou álbuns de música que mais tarde irás distribuir ou comercializar.

Considera o nível de sensibilidade e a sua sensibilidade SPL.

Outro factor a considerar na escolha do melhor microfone condensador, ou aquele que melhor se adequa às tuas necessidades, é o nível máximo a partir do qual o microfone começa a distorcer. Quanto mais pressão aguentar, mais baixa é a taxa de distorção. Em geral, se o microfone oferecer uma sensibilidade superior a 135 SPL deverá ser suficiente para quase todos os modos de utilização.

Nível de Ruído

Quanto menos ruído um microfone produzir durante a gravação, melhor. O ruído é medido em decibéis, por isso quanto mais baixo for o valor do ruído, expresso em decibéis, melhor será o microfone.

Limite de saturação

Se o nível de pressão do teu microfone ideal for demasiado alto, o sinal do microfone será saturado, resultando numa distorção sonora que irá diminuir a qualidade das tuas gravações. Por isso, tenta escolher um microfone que possa resistir a pressões elevadas.

Sensibilidade de captação de som

Deves sempre escolher um microfone que te dê confiança de que a sua curva de resposta é adequada. Uma curva de resposta ampla e equilibrada irá assegurar que o teu microfone reage correctamente em muitas frequências diferentes.

Preço

O preço dos microfones condensadores varia muito. Dependendo do material de que são feitos ou das características que oferecem, este preço pode variar entre 50 euros e milhares de euros (sim, quero dizer milhares, acredita em mim).

Do site pasióndelmúsico pensamos que investir milhares de euros, ou mesmo centenas de euros, num microfone condensador é realmente desnecessário, excepto se viveres exclusivamente de música ou se tiveres a tua própria estação de rádio; só nesse caso um investimento tão elevado seria justificado.

É por isso que, com essa advertência, qualquer um dos microfones condensadores analisados neste guia será definitivamente uma boa escolha para ti. Não é de forma alguma essencial que comprem o modelo mais caro do mercado (nem sequer o mais caro desta selecção) para satisfazer as vossas necessidades, que serão mais do que cobertas por qualquer dos modelos que escolhemos e testamos para vocês.

Esperamos que este post tenha sido útil para ti!

Outros tipos e marcas de Microfones

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.