Melhores Microfones para Gaming e Streamer
Como se jogar não fosse suficientemente emocionante, serviços como Twitch ou YouTube popularizaram a experiência de contar a amigos e estranhos como o jogo se está a desenvolver e, quem sabe, se és o único e portanto o vencedor de Fortnite. O limite aqui é a largura de banda, mas não há dúvida de que um bom microfone streaming é a chave para que o som seja captado correctamente.
Neste guia de compra de microfones para gamers, vais descobrir o que procurar e os modelos de topo numa vasta gama de preços.
Comparação de Microfone Gaming e Streamer
O que irás encontrar neste guia:
- Melhores Microfones para Gaming e Streamer
- Comparação de Microfones para Gaming e Streamer
- Comentários y Guia de Compra
Melhores Microfones Gaming e Streamer
- 1. Bluet Yeti XVer en Amazon
- 2. HyperX QuadcastVer en Amazon
- 3. AKG LyraVer en Amazon
- 4. Blue Yeti NanoVer en Amazon
- 5. Rode NT USBVer en Amazon
- 6. Samson G-Track ProVer en Amazon
- 7. SHURE MV5-LTGVer en Amazon
- 8. Audio-Technica AT2020Ver en Amazon
1. Bluet Yeti X
VER PREÇOO Yeti X da Blue é um dos melhores modelos para streaming topo de gama em termos de opções e qualidade. Dentro está um conjunto de quatro cápsulas condensadoras para capturar o som com clareza – o original tinha três -, tem um botão inteligente para ajustar a voz em tempo real intuitivamente, permite-te saltar de um padrão para outro dependendo de como precisamos de capturar a voz e tem funções de redução de ruído, filtros e porta jack de 3.5 mm para monitorizar a latência.
Um detalhe atractivo: permite-te personalizar a sua aparência graças à iluminação variável. Um dos melhores que podes encontrar em formato não-XLR. Com cabo de 2 metros.
- Padrões polares: Cardioide, omnidireccional, bidireccional, estereofónico.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz.
- Impedância: 16 ohms.
- Conectividade: USB
2. HyperX Quadcast
VER PREÇOUma boa alternativa pela sua simplicidade e bons resultados é o HyperX Quadcast, um microfone streaming com um design atractivo e robusto muito fácil de usar.
Graças a detalhes como o botão de silêncio táctil (para que não seja gravado) e uma estrutura que evita captar ruídos indesejados. Com cabo de 3 metros e filtro incluído.
- Padrões polares: estéreo, omnidireccional, cardioide, bidireccional.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz.
- Impedância: 32 ohms.
- Conectividade: USB.
3. AKG Lyra
VER PREÇOCom um design retro que está bastante longe de ser um jogo, o AKG Lyra (154 euros) destaca-se pela sua qualidade sonora graças à integração de quatro cápsulas na sua matriz. Não é apenas adequado para computadores, mas também para tablets e telefones.
Com saída de auscultadores, mistura e controlos de latência, bem como software para personalizar a captação de som. Este microfone oferece opções versáteis de montagem.
- Padrões polares: Frente, Frente e Traseira, Estéreo apertado e Estéreo largo.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz.
- Impedância: 16 ohms.
- Conectividade: USB.
4. Blue Yeti Nano
VER PREÇOSe és novo no streaming ou simplesmente com um orçamento mais apertado, o Blue Yeti Nano é um modelo a considerar.
Mais simples que o Azul anterior em termos de qualidade sonora, com dois condensadores de cápsulas e menos padrões, o seu pequeno tamanho e leveza tornam interessante movê-lo de um lugar para outro.
Tal como o seu irmão mais velho, também tem controlos de volume e mudo e uma porta jack de 3.5 mm para monitorizar a latência.
- Padrões polares: Cardioides, omnidireccionais.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz.
- Impedância: >16 ohms.
- Conectividade: USB.
5. Rode NT USB
VER PREÇOCom um aspecto muito profissional, oferece características muito atractivas dentro de um preço razoável para aqueles que procuram qualidade acústica. E destaca-se pela sua qualidade de som dentro da sua gama de preços.
Simples em termos de opções, inclui porta jack de 3.5 mm para monitorizar a latência, um filtro para reduzir o ruído, um tripé e um cabo de 6 metros. Para além dos computadores, também é adequado para o iPad.
- Padrões polares: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz
- Impedância: –
- Conectividade: USB.
6. Samson G-Track Pro
VER PREÇODentro de uma gama de preços contida para microfones, o Samson G-Track Pro é um dos microfones mais avançados capazes de proporcionar um som cristalino.
Com um design premium muito confortável em termos de estabilidade e manuseamento, podemos alternar entre vários padrões polares.
- Padrões polares: Cardioides, bidireccionais e omnidireccionais.
- Resposta de frequência: 50Hz – 20kHz.
- Impedância: 16 ohms.
- Conectividade: USB.
7. SHURE MV5-LTG
VER PREÇOCom três predefinições para voz, resposta plana e instrumento e porta jack para monitorização da latência, podemos ligar o compacto SHURE MV5-LTG tanto via USB como com um adaptador para dispositivos iOS, com uma aplicação para configurar a captação de som.
É compatível tanto com o suporte incluído como com os tripés de câmara de 1/4″.
- Padrões polares: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz.
- Impedância: –
- Conectividade: USB.
8. Audio-Technica AT2020
VER PREÇOApesar do seu design longe dos jogos, o AT2020 da Audio-Technica é um microfone a considerar pela sua clareza e fiabilidade, assim como pela sua versatilidade.
É fácil de usar, tem uma porta jack para ligar auscultadores e minimizar a latência.
- Padrões polares: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz.
- Impedância: –
- Conectividade: USB.
Guia de Compra
Como escolher o melhor microfone para jogadores e streamers
Ao escolher um microfone vamos encontrar no mercado modelos muito diferentes em termos de tipos, padrões polares ou especificações acústicas, por isso antes de listarmos como deve ser um bom microfone para streaming, vamos rever o que ter em conta.
Resposta de frequência
Esta característica refere-se ao alcance de som que um microfone é capaz de captar. É medido em hertz e é apresentado de frequências baixas a altas. Para uma streamer esta especificação não é tão importante como para um vocalista, mas é melhor procurar microfones que ofereçam uma vasta gama de frequências.
Impedância
A impedância é a oposição à corrente CA fornecida pelo microfone na saída do microfone e é normalmente dividida em impedância baixa (50-1000 ohms), média (5000-15 000 ohms) e alta (mais de 20 000 ohms), dependendo do tipo de microfone. Além disso, quanto maior for o cabo, maior será a impedância.
Se procuras um microfone de qualidade – ou podcasting – é melhor considerar aqueles com até 600 ohms.
Padrão Polar
O padrão polar ou a direcção (ou direcções) em que o microfone capta o som é fundamental quando escolhes um microfone para streaming. A classificação principal refere-se a:
- Omnidireccional, capaz de captar som de qualquer direcção. Embora possa parecer muito atractivo, na prática capta ruídos circundantes, como o próprio teclado, por isso não são altamente recomendados para serpentinas.
- Os microfones com perfil bidireccional captam som de dois lados opostos, o frontal e o posterior, por isso são interessantes para duos ou entrevistas (ou streaming em pares).
- Os microfones que captam som apenas numa direcção são os mais usados para streaming e têm diferentes padrões polares, entre os quais estão o cardioide (o mais popular) e depois o hipercardióide e o supercardióide. Os cardióides têm um perfil em forma de coração, captando som de frente – onde o microfone é apontado – e alguns de lado.
- As caçadeiras são microfones altamente direccionais, captando especialmente o som à sua frente e oferecendo uma grande precisão na captação de áudio.
Tipo de microfone
Cada tipo de microfone tem características diferentes, tornando-os mais ou menos adequados para streaming, podcasts, música, etc. Um bom agrupamento de tipos de microfone e as suas características principais é:
Microfone de bobina dinâmico ou em movimento.
Usado para concertos ao vivo como microfones de mão. São robustos, toleram distorções (por isso são ideais para ambientes barulhentos), têm baixa impedância, altas saídas e não precisam de pré-amplificador ou energia fantasma.
Microfone de vidro ou de cerâmica
São baratos e oferecem alta voltagem de saída, alta sensibilidade e impedância (alto ruído), especialmente se tiverem cabos longos. São frágeis e bons para apanhar palavras, mas não para música.
Microfone condensador
Usado para som de alta qualidade e detalhes devido às suas qualidades acústicas – baixa impedância e ampla frequência -. São usados profissionalmente tanto para a gravação vocal como para a instrumental. Requerem fonte de alimentação.
Os microfones de eleição são básicos
Eles oferecem uma boa resposta de frequência e não requerem alimentação externa. O seu funcionamento é semelhante ao dos microfones condensadores.
O microfone com fita
Era comum em estúdios de gravação nos anos 50. A sua saída é baixa, tem uma impedância muito baixa e precisa de um amplificador. Normalmente é caro.
O microfone USB
É um tipo condensador mas tem um pré-amplificador incorporado e um conversor analógico-digital que te permite gravar directamente do teu computador. É usado para gravar palavras e dar voz a vídeos e videojogos, por isso são os microfones mais comuns para streaming pela sua simplicidade e facilidade de utilização. Estes tipos de microfones são uma alternativa mais simples aos que requerem uma interface de áudio com um cabo XLR para se ligarem ao PC.
Microfones sem fios
Não é que utilizem tecnologias diferentes, mas que integrem um módulo sem fios incorporado ou um módulo externo instalado para uso sem fios. No entanto, ao custo de aumentar a probabilidade de interferência. São também mais caros e frágeis.
Depois de rever os tipos de microfones, fica claro que ao escolher um microfone para gravação de voz estaremos entre microfones USB ou um microfone dinâmico ou condensador com uma placa de áudio e um cabo XLR.
Já antecipámos que o tipo de microfone mais comum para streaming será o tipo USB, pois oferece uma combinação de funcionalidade e simplicidade: basta ligá-lo ao computador para estar operacional. Neste sentido, somos poupados a elementos adicionais, algo que afecta tanto o preço como a facilidade de utilização.
… mas à custa da qualidade, pois não atingem o nível da alternativa XLR. No entanto, um bom microfone USB é muito adequado para este cenário de aplicação.
Outro ponto a ter em conta é a latência, ou seja, o atraso entre a gravação e a reprodução do som, o que cria uma indesejável sensação de eco. No entanto, alguns microfones USB incluem software para minimizar este efeito – e outras características – e monitorizá-lo através de uma saída jack.