Qual é o Melhor Microfone para PC?
Um microfone de PC de qualidade vem sempre a calhar – quer estejas a jogar um jogo de vídeo apropriado ou a falar com os teus amigos no Skype. Mas isso não é tudo: se fores um entusiasta do youtuber ou da multimédia, saberás que um microfone de PC é essencial para gravar podcasts ou vocais profissionalmente. Um microfone USB poupa-te muito trabalho com cabos, interfaces, e outras coisas que costumavam ser necessárias, assim como dinheiro.
Os melhores microfones USB do mercado competem em qualidade com os modelos clássicos XLR e vêm com tudo o que precisas para começares a gravar de imediato. São versáteis, fáceis de usar e a maioria deles são muito acessíveis. Nesta comparação apresentamos-te os melhores modelos, adequados a qualquer orçamento.
Comparação de Microfones para PC
PROS
- Design atractivo.
- Monte de choque.
- Acessível.
- Quatro padrões polares.
- Qualidade de som.
CONTRAS
- Taxas máximas de amostragem…
PROS
- Certificação THX.
- Qualidade de som.
- Preço atractivo.
- Microfone de PC ideal…
CONTRAS
- Os controlos são um…
PROS
- Som nítido.
- Design leve e elegante.
- software fácil de usar.
CONTRAS
- Apenas cardioides.
- A qualidade de construção…
PROS
- Qualidade de som.
- Ligação fácil.
- Bom preço,
- Tripé incluído.
- Está no mercado há…
CONTRAS
- Acrescenta algum calor aos…
PROS
- Meios de comunicação de…
- Três padrões.
- Bom ganho para microfone…
CONTRAS
- O agudos não é…
O que irás encontrar neste guia:
Melhores Microfones para PC 2024
- 1. HyperX QuadCastVer en Amazon
- 2. Blue YetiVer en Amazon
- 3. Elgato WaveVer en Amazon
- 4. Audio-Technica AT2020USBVer en Amazon
- 5. Samson G-Track ProVer en Amazon
- 6. Razer Seiren EliteVer en Amazon
- 7. Shure MV5Ver en Amazon
1. HyperX QuadCast
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão Polar: Padrão Multipadrão.
- Resposta de frequência: 20Hz-20kHz.
- Taxa de amostragem: max 48kHz.
- Profundidade de bits: 16 bits.
O Kingston HyperX Quadcast surgiu recentemente, mas já é considerado um dos melhores microfones de jogo do mercado. Tem um design moderno e atractivo ideal para jogadores, oferece uma excelente qualidade de som e está disponível por um preço bastante atractivo.
Desenho:
O Quadcast é um microfone de PC especialmente concebido para jogadores que queiram transmitir ao vivo com uma excelente qualidade de áudio. Muitos jogadores usam auriculares com microfones, mas o desempenho destes microfones de PC é muito superior. Tem um design moderno e atractivo. É também muito versátil. Tem três diafragmas (algo muito raro) e quatro padrões polares: cardioide, bidireccional, omnidireccional e estéreo. Não sabemos realmente como é o padrão estéreo, mas é muito parecido com o bidireccional.
Som:
O padrão cardioide é o mais necessário, e funciona muito bem: capta as vozes com um detalhe fantástico e reduz o barulho ambiente de forma bonita. Para além disso, os padrões bidireccionais e omnidireccionais são perfeitos para captar duas vozes num podcast ou o som de várias pessoas numa sala.
Funciona com taxas máximas de amostragem e profundidade de bits de 48kHz/16 bits (qualidade de CD). Não as resoluções mais altas, mas perfeito para gravar transmissões ou podcasts. Este microfone de PC funciona com uma ampla resposta de frequência de 20-20kHz. Não é uma plataforma HiFi, pois só tem uma porta USB, mas oferece um óptimo desempenho pelo preço.
Conectividade:
Vem com uma montagem shockmount anti-vibração e integra um filtro pop bastante decente. Tem uma tomada para auscultadores que te permite monitorizar o som e um controlo para gerir o ganho. Também tem uma luz LED que te diz o estado do telefone e os controlos para silenciar o microfone e mudar o padrão polar. Este microfone de PC é certificado pela Discord e pela TeamSpeak e é perfeito para os jogadores.
Resumindo:
O HyperX Quadcast é um dos melhores microfones de jogo para PC que já testámos no CulturaSonora. Tem um design muito atraente, tem quatro padrões polares e capta vozes com grande detalhe e clareza notável. É muito versátil, acessível e vem com um filtro pop e shcokmount integrado. É a melhor escolha se precisares de um microfone de jogo.
- Design atractivo.
- Monte de choque.
- Acessível.
- Quatro padrões polares.
- Qualidade de som.
- Taxas máximas de amostragem e profundidade de bit de 48kHz/16-bits.
2. Blue Yeti
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão Polar: Padrão Multipadrão.
- Resposta de frequência: 20Hz-20kHz.
- Taxa de amostragem: max 48kHz.
- Profundidade de bits: 16 bits.
Blue é uma companhia bem conhecida pela qualidade dos seus microfones de PC e o Yeti é o seu modelo mais popular. Este microfone é ideal para transmissões profissionais ao vivo. A sua relação preço/qualidade torna-o num dos melhores microfones USB que podes obter no mercado.
Desenho:
O microfone do PC Blue Yeti tem uma boa qualidade de construção. O seu exterior é inteiramente de metal, excepto os controlos e os pontos de ligação à base. A base é feita do mesmo metal e tem almofadas antiderrapantes, por isso permanece muito sólida quando colocada na superfície desejada. O Yeti Azul integra um botão de silenciamento do microfone condensador e dois controlos que te permitem seleccionar o padrão polar e virar o ganho para cima ou para baixo. O controlo de ganho ajusta o nível de volume em que os vocais são capturados. Recomendamos a gravação a um volume médio-baixo, uma vez que o som distorce e não pode ser guardado em volumes muito altos.
Este microfone de gravação USB apresenta quatro padrões polares diferentes que te permitem capturar som de forma óptima para qualquer ocasião ou local. O modo cardioide é ideal para gravar vozes quando estás a transmitir ao vivo em frente ao microfone; o modo estéreo foi concebido para capturar eventos musicais ao vivo; omni-direccional permite-te capturar várias vozes ao mesmo tempo; e o padrão bidireccional é ideal para entrevistas uma vez que captura tanto a tua voz como a voz do entrevistado.
Som:
A qualidade de som oferecida pelo microfone para PC Blue Yeti é a melhor na sua gama de preços. Não pode satisfazer os audiófilos mais exigentes, mas é ideal para podcasters e tetubers. Este microfone de PC grava com taxas de amostragem de 48 kHz a 16-bit. O áudio que capta é rico e completo, tal como o que ouves em gravações profissionais de CD, videojogos ou vídeos do YouTube.
O microfone condensador Blue Yeti é muito sensível. Pode captar ruídos indesejados, mas a escolha do padrão polar correcto permite-te cancelar o ruído externo. Por exemplo, se a fonte do ruído ambiente estiver atrás do microfone podes escolher o padrão cardioide, ou se quiseres gravar uma guitarra podes usar o modo estéreo. A capacidade de trabalhar com múltiplos padrões é realmente útil e o seu desempenho é notável com qualquer um deles.
Uma das vantagens que o Blue Yeti oferece em relação à competição é a sua certificação THX. Na verdade, é o primeiro microfone de PC a ganhar esta certificação. Isto é uma garantia de que proporciona som de alta qualidade e que toda a gama de frequências é fielmente capturada. Muitos microfones de gravação colorem algumas frequências e silenciam outras, mas isto destrói as peculiaridades dos vocais. THE Blu Yeti, por outro lado, capta áudio sem falhas e de forma natural.
Conectividade:
Na base deste microfone de PC encontramos uma porta mini-USB, uma tomada para auscultadores e uma ligação que te permite ligar o Blue Yeti a qualquer suporte de microfone profissional. A tomada para auscultadores de 3.5mm permite-te monitorizar o som em tempo real, o que significa que consegues ouvir exactamente como está a chegar à tua audiência. A porta USB é do tipo USB-A para Mini-B. Este microfone USB só precisa de estar ligado a um computador e está pronto a usar, sem necessidade de instalar qualquer software adicional.
Conclusão:
Depois de testar vários modelos, reparámos que o Blue Yeti grava vocais em muito boa qualidade. Na sua gama de preços não tem concorrência. É um dos melhores microfones de PC do mercado e oferece a melhor relação custo-benefício. O Blue Yeti é uma excelente escolha se procuras um microfone USB versátil e de qualidade profissional por um preço atractivo.
- Certificação THX.
- Qualidade de som.
- Preço atractivo.
- Microfone de PC ideal para podcasters e tetubers.
- Os controlos são um pouco frágeis.
3. Elgato Wave
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão polar: Cardioide.
- Resposta de frequência: 70 Hz – 20 KHz.
- Taxa de amostragem: 96 kHz.
- Profundidade de bits: 24 bits.
O Elgato Wave 3 é o primeiro microfone USB a ser lançado por uma empresa muito fiável. Oferece som de alta qualidade com um design elegante e compacto. Também funciona com o Wave Link Software que te permite gravar múltiplos microfones e fontes de áudio sem a necessidade de um misturador.
Desenho:
A Onda Elgato 3 tem um design preto elegante e simples. Ocupa um espaço mínimo na tua secretária e vem com uma base circular com um cabo USB-C. Também vem com um adaptador para ligar o microfone a um braço de lança. A frente tem um potenciómetro multi-funções que te permite controlar o volume e a mistura mic/PC. As luzes LED integradas acima do potenciómetro indicam o volume. No topo, existe também um botão de silêncio do microfone que é muito reactivo.
O Elgato Wave 3 é um microfone de PC muito atractivo, embora a qualidade de construção não seja a melhor. Tem uma malha metálica resistente, mas também é feita de plástico. Pelo lado positivo, é muito leve e perfeito para viajar. É um microfone USB ideal para a transmissão, gravação de podcasts e entrevistas em movimento.
Som:
Elgato fez uma parceria com os engenheiros de áudio da Lewitt para desenhar a Wave 3, uma empresa austríaca conhecida por produzir microfones USB para profissionais. É um microfone condensador de PC com um padrão cardioide polar que proporciona um excelente som. Capta uma ampla resposta de frequência com taxas de amostragem e profundidade máxima de bit de 96kHz/24-bits.
A clareza do som é notável, com tons excelentes e profundos. Integra a tecnologia Clipguard que permite um máximo de 115 decibéis, uma óptima funcionalidade se usares grandes volumes. O microfone do PC suaviza automaticamente os sons saturados para que cheguem perfeitamente ao teu PC. Também tem um filtro pop interno que melhora muito a qualidade das tuas gravações.
Testámo-lo fazendo várias gravações diferentes dentro e fora de casa e ficámos agradavelmente surpreendidos com a performance. Temos um som fantástico e nítido de cada vez. O microfone do PC Elgato é muito sensível, por isso recomendamos que baixes o ganho para reduzir o ruído.
Conectividade:
Na parte de trás deste microfone de PC encontrámos a entrada USB-C e uma tomada para auscultadores de 3.5mm. A Onda 3 funciona com software proprietário concebido para melhorar o seu desempenho. O programa Wave Link, fácil de usar, permite-te controlar o ganho do microfone, o volume dos auscultadores e a mistura microfone/PC. Também te permite controlar até oito entradas de áudio adicionais.
Resumindo:
Depois de testarmos este microfone de PC em vários ambientes, ficámos encantados. Proporciona um som excelente para gravar ou transmitir. Tem um design leve, compacto e atractivo e o software é muito fácil de usar.
- Som nítido.
- Design leve e elegante.
- software fácil de usar.
- Apenas cardioides.
- A qualidade de construção não é a melhor.
4. Audio-Technica AT2020USB
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão polar: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20Hz-16kHz.
- Taxa de amostragem: máx. 44.1kHz.
- Profundidade de bits: 16 bits.
O AT2020 da Audio-Technica tem sido considerado um dos melhores microfones de PC a preços acessíveis para gravação durante anos. A versão USB que aqui analisamos oferece uma qualidade de som perfeita para podcasting e também se liga directamente ao teu computador através de uma porta USB.
Desenho:
O AT2020 USB da Audio-Technica é um microfone condensador que oferece uma clareza de som notável pela sua gama de preços. O seu design é baseado no AT2020, um modelo aclamado criticamente por críticos e utilizadores há vários anos. Tem uma cápsula cardioide, funciona com uma resposta de frequência de 20Hz-16kHZ e suporta um SPL máximo de 144 dB. Pode gravar com 16 bits de profundidade e taxas de amostragem até 44.1 kHZ. Não é ideal para audiófilos, mas a sua performance é perfeita para podcasts ou gravações do YouTube.
Este microfone USB tem uma tomada de auscultadores incorporada, um potenciómetro que te permite controlar o volume para monitorização ao vivo e um potenciómetro adicional para controlar o ganho do microfone. O pacote de compra inclui um tripé de mesa, cabo USB, manual do utilizador e mala de transporte. Recomendamos-te que não confies demasiado na estabilidade do tripé. Os microfones condensadores são mais frágeis que os microfones dinâmicos, mas mesmo assim a qualidade de construção do AT2020 USB da Audio-Technica é sólida e pode aguentar algumas pancadas.
Som:
Ao testá-lo fazendo algumas gravações reparámos que o microfone AT2020 USB PC oferece a mesma qualidade sonora que o modelo XLR, o que é muito bom. O perfil áudio é bastante neutro, embora acrescente algum calor aos tons médios-baixos. Isto pode irritar audiófilos picuinhas, mas é um perfil ideal para a maioria dos utilizadores. As vocais femininas, especialmente, são delicadas mas com bons detalhes. Por outro lado, o padrão cardioide da Audio-Technica AT2020 USB atenua eficazmente o ruído ambiente.
A gama de frequências de 16 kHz e compressão de 16 bits pode parecer limitada, mas isto não afecta realmente a qualidade do som para gravar podcasts ou qualquer áudio destinado ao streaming online. Pode captar bons detalhes em todas as frequências sem qualquer distorção ou ruído desnecessário e também dá um calor e suavidade agradável aos vocais. Este microfone de PC funciona bem ao gravar vocais, mas também funciona decentemente para gravar instrumentos acústicos. Em termos de qualidade de som, o AT2020 é o melhor microfone USB na sua gama de preços.
Conectividade:
O microfone USB para PC AT2020 da Audio-Technica é alimentado directamente da porta do computador e integra uma luz LED azul que indica quando o microfone está ligado. Para o utilizares nos sistemas operativos Mac OS, não precisas de instalar controladores, enquanto que o Windows pode descarregá-los automaticamente no caso de não estarem instalados.
Conclusão:
O microfone USB AT2020 já está no mercado há alguns anos, mas tem permanecido um dos melhores microfones para PCs devido à sua qualidade de som e ao facto de estar disponível por um preço bastante atractivo. Este modelo é uma boa prova de que não tens de gastar muito para gravar áudio de boa qualidade. A versão USB que analisamos aqui permite-te ligá-la directamente a um computador, por isso não precisas de gastar dinheiro numa interface de áudio adicional.
- Qualidade de som.
- Ligação fácil.
- Bom preço,
- Tripé incluído.
- Está no mercado há vários anos, por isso é mais do que testado.
- Acrescenta algum calor aos tons médios baixos.
5. Samson G-Track Pro
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão polar: padrão multi-padrão.
- Resposta de frequência: 50 Hz – 20 KHz.
- Taxa de amostragem: máximo 96 kHz.
- Profundidade de bits: 24 bits.
O Samson G-Track Pro é ideal se procuras um microfone de PC multi-padrão com grande qualidade de som. Este modelo integra um input para os instrumentos de gravação. Para além disso, permite-te usar o microfone e a entrada do instrumento em simultâneo. A qualidade de construção não é a melhor, mas oferece um som limpo e claro e é muito versátil.
Desenho:
O G-Track Pro tem um design compacto (114 x 266mm), e vem com uma base estável. Este microfone de PC pode ser colocado em ângulos diferentes, o que é importante para encontrar a distância ideal. O corpo é feito de zinco fundido. Por detrás da grelha robusta integra duas cápsulas condensadoras de 25mm que funcionam com três padrões polares: cardioide, bidireccional e omnidireccional.
Na frente do microfone do PC G-Track Pro estão vários interruptores e potenciómetros. Os controlos permitem-te mudar os padrões polares e escolher entre os modos mono e 2-Track. Podes também ajustar o volume dos auscultadores, o ganho do microfone e o nível de entrada do instrumento. Uma luz LED incorporada indica quando o microfone do PC está ligado ou mudo e os níveis de sinal. Acima dos potenciómetros, apresenta um botão de silêncio do microfone que vem separado na caixa, mas que se insere facilmente no corpo.
Som:
Este microfone Samson PC pode gravar em resoluções até 96kHz/24-bit e funciona com uma resposta de frequência de 50-20kHz. O modo 2-Track permite-te gravar os sinais do microfone USB e da entrada do microfone e enviá-los para o PC em duas pistas diferentes. No modo mono, tanto o instrumento como o microfone são gravados na mesma faixa. Poucos microfones USB nesta gama de preços oferecem uma entrada de instrumento.
Testámo-lo nos três padrões polares. O padrão bidireccional em forma de oito é ideal para gravar duas fontes, uma em frente da outra. O modo omni é perfeito para captar todos os sons de uma sala quando se quer capturar uma reunião. Também é óptimo para gravar o som ambiente de qualquer local.
Dito isto, muito provavelmente usarás este microfone de PC apenas em modo cardioide. Este padrão é o mais adequado para captar uma única fonte de áudio. Proporciona um som claro e sólido. Precisas de angular o microfone e ganhar pacientemente para obteres o melhor som, mas vale a pena a espera. É um microfone de PC que oferece uma excelente performance para gravar podcasts, música e jogos. Os tons médios e vocais destacam-se pela sua riqueza, embora os tons altos não apresentem o melhor detalhe.
Conectividade:
O Samson G-Track Pro é compatível com Macs e PCs sem necessidade de drivers; é um microfone USB plug-and-play. Testámo-lo com o GarageBand sem qualquer problema. O ProTools não suporta nativamente microfones USB, mas podes contornar esse problema com certas configurações no programa. Este microfone de PC tem uma saída de auscultadores de 25mm incorporada com controlo de nível. O mais surpreendente: tem uma entrada de instrumento de 6.3mm que te permite ligar guitarras e outros equipamentos.
Resumindo:
O Samson G-Track Pro oferece três padrões polares e uma entrada de instrumento, uma raridade num microfone de PC. É uma escolha versátil e sólida com uma excelente relação preço/desempenho.
- Meios de comunicação de alta qualidade.
- Três padrões.
- Bom ganho para microfone e instrumento.
- O agudos não é sublimemente detalhado.
6. Razer Seiren Elite
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Dinâmico.
- Padrão polar: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20Hz-20kHz.
- Taxa de amostragem: min 44.1kHz / max 48kHz.
- Profundidade de bits: 16 bits.
O Razer Seiren Elite é um microfone de PC desenhado para os jogadores e emissoras mais exigentes. A sua qualidade de som é muito boa e só precisas de ligá-lo a uma porta USB para que funcione.
Desenho:
O microfone de PC Razer Seiren Elite tem um design minimalista e atractivo. Tem uma forma cilíndrica preta, é feita de alumínio altamente durável e vem com uma das melhores bancadas do mercado. O suporte para microfone permite-te alinhar a cápsula com o ângulo desejado para a melhor qualidade de som possível. O Razer Seiren Elite usa uma cápsula dinâmica com um padrão cardioide polar. Tem uma resposta de frequência de 50Hz-20kHz e regista a 44.1 kHz ou 48kHz a 16-bit.
Este microfone de PC integra um botão para a função de mudo (acende a vermelho quando mudo e verde quando pronto para gravar) e dois potenciómetros para controlar o volume dos auscultadores e o ganho do microfone. Estes controlos são as únicas coisas que parecem baratas no microfone. O resto transmite classe, mesmo que sejam feitos de plástico e não tenham indicadores visuais para te dizer os níveis de ganho. Por outro lado, integra um anel LED que se acende a vermelho quando o sinal está acima dos níveis apropriados.
Som:
A qualidade de som oferecida pelo microfone de PC Razer Seiren Elite é realmente boa. No geral, produz um som mais claro do que a maioria dos microfones de PC no mercado que testámos. Foi concebido para emissoras profissionais e vocais de discos com uma riqueza e calor que o distingue da competição. O filtro passa-alto é muito eficaz na eliminação de vibrações de baixa frequência. Além disso, este microfone de PC ajusta automaticamente o ganho para evitar distorções que ocorrem quando o volume muda drasticamente. O único negativo que notamos é que é um pouco barulhento, embora este efeito irritante seja mitigado pela diminuição do ganho.
Uma vez definido o nível de ganho desejado, o microfone de PC Razer Seiren Elite produz um sinal muito limpo e claro, tanto no modo normal como com o filtro passa-alto ligado. Ao gravar vocais, a diferença entre os dois modos só é perceptível nos vocais inferiores. O filtro pode cortar alguma riqueza das frequências mais baixas se o vocalista se aproximar demasiado do microfone dinâmico, mas se te afastares o suficiente remove apenas o ruído ambiente indesejado.
Conectividade:
O Razer Seiren Elite vem com um cabo USB de três metros que se liga a uma porta USB na parte inferior do microfone. Também integra uma tomada para auscultadores que oferece latência zero para monitorização e um filtro passa-alto. O filtro passa-alto integrado é uma das características que fazem do Razer Seiren Elite um microfone de estúdio profissional. Isto ajuda a eliminar alguns efeitos negativos quando o utilizas para gravar vocais muito próximos, mas mais importante ainda ajuda a eliminar o ruído ambiente de baixa frequência.
O microfone de PC Razer Seiren Elite vem com um pára-brisas que cobre completamente a grelha dinâmica do microfone. Funciona muito bem no exterior e também ajuda a prevenir certos efeitos negativos ao gravar vocais. Quanto à compatibilidade, o microfone de PC Razer Seiren Elite funciona com sistemas operativos Mac OS 10.8 ou superior, assim como com Windows 7, 8 ou 10.
Conclusão:
O Razer Seiren Elite é um microfone USB feito para te dar tudo em frente a um PC. Produz um som de altíssima qualidade, comparável a microfones profissionais muito mais caros. Tem um filtro de passagem alta que te ajuda a eliminar o ruído ambiente indesejado e uma tomada para auscultadores que te permite monitorizar o som com latência zero. É um pouco barulhento, mas é uma escolha ideal para quem quer gravar vocais claros para emissões profissionais.
- Estética atractiva.
- Qualidade de som.
- Filtro passa-alto.
- Fácil de instalar.
- Nada de significativo.
No products found.
7. Shure MV5
VER PREÇOCaracterísticas técnicas:
- Tipo de Microfone: Condensador.
- Padrão polar: Cardioide.
- Resposta de frequência: 20Hz-20kHz.
- Taxa de amostragem: máx. 48 kHz.
- Profundidade de bits: 24 bits.
O microfone Shure MV5 é um microfone condensador com conectividade USB muito acessível, ideal para gravar vocais ou instrumentos e podcasts. Também te podes ligar directamente a um iPad ou iPhone através de um cabo micro-USB-Lighting. É um dos melhores microfones de PC baratos do mercado e vem com o selo de qualidade Shure.
Desenho:
O microfone de PC Shure MV5 é feito quase inteiramente de plástico e possui uma base de alumínio que te permite mover a posição do microfone para obter diferentes ângulos de gravação. Não tem a qualidade de construção dos melhores microfones de PC desta lista, embora o plástico do microfone seja robusto. A base é leve e um pouco instável, mas o MV5 tem uma entrada padrão no fundo para o fixar a qualquer tripé de câmara.
Este microfone Shure tem uma tomada para auscultadores de 3.5mm que te permite monitorizar o som em tempo real, o que é muito importante para a gravação de áudio profissional. Também possui um controlador para ajustar o volume dos auscultadores, outro para silenciar o microfone USB e um botão DSP que te permite mudar os modos de gravação (vocais, neutros, instrumentos).
Som:
A qualidade de som oferecida pelo microfone Shure MV5 é bastante boa, muito melhor do que qualquer microfone incorporado no teu Mac ou PC. Capta o áudio claramente e pode ser configurado para qualquer tipo de gravação graças à funcionalidade do DSP e às definições que podes fazer a partir da aplicação. Não compete com microfones condensadores mais caros a este respeito, mas é versátil e acessível.
O microfone Shure MV5 tem um padrão cardioide polar e oferece um perfil sonoro quente e agradável. Isto torna-se mais pronunciado à medida que te aproximas do microfone. Não é suficientemente fiel para satisfazer os audiófilos, mas é perfeito para quem precisa de gravar podcasts sem gastar muito dinheiro. Tem um pára-brisas incorporado debaixo da grelha de plástico, para que possas gravar sem usar um filtro pop.
Conectividade:
O microfone de PC Shure MV5 liga-se directamente à porta USB de qualquer PC ou Mac e pode também ligar-se a dispositivos iOS através de um cabo micro USB-Lighting. Os utilizadores destes dispositivos podem descarregar a aplicação Shure Motiv que te permite ajustar o ganho do microfone, a taxa de amostragem, os modos DSP e usar diferentes tipos de filtros directamente a partir da aplicação.
Conclusão:
O Shure MV5 é um microfone de PC versátil e acessível. É compatível com computadores Mac, PCs, dispositivos iOS e só precisas de o ligar com o cabo USB para começares a gravar. Não tem a melhor qualidade de construção mas o plástico parece robusto. Também te permite ajustar o perfil de som de acordo com a tua necessidade. É um dos melhores microfones baratos do mercado e é ideal para melhorar a qualidade das tuas gravações em dispositivos iOS.
- Som ajustável.
- Preço acessível.
- Modos DSP.
- Conectividade com dispositivos iOS.
- A qualidade de construção deixa algo a desejar.
Guia de Compra
Tipos de microfone
Quando compras um microfone a primeira coisa que precisas de saber é de que tipo precisas: um microfone condensador ou um microfone dinâmico? Os microfones condensadores têm uma maior gama de frequências e são também mais sensíveis, por isso são ideais para gravar instrumentos ou vozes no estúdio com o melhor detalhe possível.
Os microfones condensadores são também mais frágeis que os microfones dinâmicos e tendem a ser mais caros, por isso deves tratá-los com o máximo cuidado.
Os microfones dinâmicos, por outro lado, são muito mais robustos e tendem a ser mais baratos. Têm uma sensibilidade inferior à dos microfones condensadores, mas cancelam o ruído ambiente de forma notável. Um microfone dinâmico é a escolha ideal para gravar em grandes volumes e para eventos ao vivo.
Padrões polares
Os padrões polares referem-se à forma como um microfone capta o som. Os mais comuns são os cardióides, que captam a fonte pela frente e cancelam o som pelos lados e pela parte de trás do microfone. Os supercardióides são semelhantes mas captam som num raio menor do que os cardióides e rejeitam ainda mais som ambiente.
Os microfones omnidireccionais captam o som de todos os ângulos. São ideais para gravar várias vozes em simultâneo, mas também captam o ruído ambiente. O padrão bidireccional capta o som da frente e de trás do microfone em simultâneo e é perfeito para gravar entrevistas.
XLR vs USB
A ligação XLR de 3 pinos tem sido o padrão para microfones há muitos anos. A maioria dos artistas famosos usa microfones com este tipo de ligação e acredita-se que produz um som de maior qualidade, mas do nosso ponto de vista isto não é inteiramente verdade. O que afecta a qualidade do som não é a ligação em si, mas sim a que equipamento está ligado o microfone.
Todas as interfaces áudio profissionais do mercado integram ligações XLR, enquanto que um microfone USB se liga directamente à placa de som do teu computador.
As interfaces de áudio ajudam a produzir um som de maior qualidade, mas claro que também são caras. O melhor de um microfone USB é que só precisas de o ligar ao teu computador para gravar. Eles são a escolha ideal para qualquer pessoa que comece no negócio da gravação.
Conclusão Final
Se precisares de um microfone de PC, qualquer um dos microfones desta lista seria um excelente investimento. O Razer Seiren Elite é um microfone USB dinâmico que te dá uma qualidade de som realmente boa.
Por outro lado, o Blue Yeti é um dos modelos mais populares e por uma boa razão. É um microfone multi-padrão muito versátil e oferece a melhor relação preço/desempenho do mercado. A Onda Elgato 3 oferece um desempenho notável num corpo elegante e compacto.
O microfone USB para PC AT2020 da Audio-Technica tem um preço muito atractivo e oferece um som quente que é perfeito para transmitir. O Samson G-Track Pro oferece três padrões polares e integra um input de instrumento, uma raridade nesta gama de preços. O HyperX QuadCast é ideal para jogadores e está disponível por um preço inacreditável.
O microfone Shure MV5 é acessível, compatível com dispositivos iOS, e permite-te alternar entre múltiplos modos de gravação. Finalmente, o microfone Blue Yeti Nano PC é a melhor opção se não quiseres gastar muito dinheiro e obter um áudio bastante decente.