Qual é o melhor Microfone USB?
Sabes o que deves ter em atenção quando compras um microfone USB? Um perito diz-te tudo o que precisas de saber para escolheres aquele que melhor se adequa às tuas necessidades.
Hoje, neste espaço que Olhaisso! dedica ao mundo do som, vamos falar sobre os melhores microfones USB, os favoritos dos teustubers, influenciadores e jogadores, entre outros, e agora também muito procurados nesta «era covid-19» por professores e monitores, que oferecem as suas aulas e tutoriais a partir de casa através de um PC.
Comparação de Microfones USB
O que irás encontrar neste guia:
Melhores Microfones USB 2025
- 1. Yeti de BLUEVer en Amazon
- 2. NT-USB de RODEVer en Amazon
- 3. Q2U de SAMSONVer en Amazon
- 4. Snowball Ice de BLUEVer en Amazon
- 5. Meteormic de SAMSONVer en Amazon
- 6. Microfone de conferência TONORVer en Amazon
- 7. C01U Pro de SAMSONVer en Amazon
1. Yeti de BLUE
VER PREÇOEste modelo da marca americana BLUE, com o seu design peculiar, é considerado por uma grande maioria o melhor microfone USB. Embora seja verdade que existem modelos mais baratos com qualidade de som semelhante, a grande versatilidade que lhe dá a sua pickup multi-padrão, aliada à sua excelente interface USB integrada, impulsionam-na para o primeiro lugar. Além disso, o seu design integra o suporte de secretária, embora o BLUE Yeti possa ser montado em qualquer outro suporte.
É um microfone condensador USB, com uma sensibilidade brutal e grande qualidade de som, que permite a utilização para praticamente qualquer tipo de gravação, uma vez que podes escolher entre 4 formas de captação: gravação cardioide, omnidireccional, bidireccional e estéreo.
Usando o selector de padrões polares podes optimizar o Yeti Azul para gravar tudo, desde podcasts a instrumentos musicais, ou transmitir uma mesa redonda simplesmente colocando-o no centro da reunião e seleccionando o padrão omnidireccional.
Claro que, devido à sua alta sensibilidade, deves usá-lo em locais sem ruído ambiente. Tem a sua própria saída de auscultadores, o que facilita a audição durante a gravação sem atrasos irritantes, e ganha controlo sobre o próprio microfone, para ajustar o nível de som que capta. Sem qualquer dúvida, cada euro investido no Yeti Azul é totalmente justificado.
- Conjunto de tres cápsulas personalizado: micro USB para un sonido claro y potente con calidad de transmisión para YouTube, Twitch, podcasting, reuniones de Zoom, grabación de música y mucho más
- Software Blue VO!CE: eleva tus transmisiones y grabaciones con un sonido vocal nítido y entretén a tu público con efectos mejorados, modulación avanzada y muestras de audio de alta definición
- Cuatro patrones de captación: cardioide, omnidireccional, bidireccional y estéreo te permiten grabar de formas que normalmente requerirían varios micrófonos. Para voces, instrumentos y podcasts
- Controles de audio: el volumen de los auriculares, la selección de patrones, el silenciamiento instantáneo y la ganancia del micro te permiten controlar todos los niveles de grabación y audio
- Diseño ajustable: ajusta el micrófono a la fuente de sonido para obtener una calidad de sonido adecuada con el soporte de mesa ajustable y escucha tu voz en tiempo real sin retrasos
- Plug’n Play: configura tu micrófono en segundos con el soporte de mesa incluido o conéctalo directamente a un soporte o brazo de micrófono y empieza a grabar y transmitir a tu Mac o PC
2. NT-USB de RODE
VER PREÇOO segundo na lista é este NT-USB da marca australiana RODE. Tal como o Yeti previamente revisto de AZUL, é um microfone condensador USB de diafragma grande, com a diferença de que este microfone RODE é apenas cardioide, ou seja, unidireccional.
Para além disso, incorpora uma funcionalidade muito interessante, que é o controlo da mistura de monitores. Quando gravas uma canção, é tão importante ouvir-te a ti próprio como é importante ouvir a faixa base que serve de referência.
Com esta funcionalidade, podes controlar o retorno aos teus ouvidos, tanto o que entra do microfone como o que sai do PC, através da saída de auscultadores embutida do NT-USB. Também inclui um controlo de volume para a saída dos auscultadores.
Adequado para a gravação de vozes, instrumentos e podcasts de alta qualidade, o NT-USB também vem equipado com um filtro pop de metal para evitar que sílabas irritantes estalem durante a gravação, um anel de montagem e um suporte de secretária. E para além de Mac e PC, também é compatível com o iPad.
- Micrófono de estudio de alta calidad con la comodidad de la conectividad USB
- Salida de auriculares de 3,5 mm de alta potencia con monitorización sin latencia (sin eco)
- Controles fáciles de usar en el cuerpo del micrófono para ajustar el volumen de los auriculares y la mezcla de monitoreo
- Incluye un filtro antipop para reducir explosiones de aire y ruidos de respiración al cantar y hablar cerca del micrófono
- Incluye un cable USB de 6 m (20 pies) para flexibilidad al posicionar y montar
- Se incluye un trípode resistente para uso en escritorio, o puede montarse en un soporte de micrófono o brazo de pluma
- Obtén resultados profesionales de calidad de estudio en cualquier situación de grabación con una funcionalidad de plug-and-play sencilla
- Compatible con Windows y MacOS, sin necesidad de controladores adicionales. Funciona con todo el software de audio y DAW.
3. Q2U de SAMSON
VER PREÇOEste dinâmico microfone USB de uma relação qualidade/preço imbatível (como a maioria do produto desenvolvido por esta marca americana) é um dos mais procurados pela sua versatilidade, uma vez que tem ligação XLR para além do USB.
Também inclui uma saída de auscultadores para monitorização directa. Isto abre uma vasta gama de possibilidades de utilização, através do XLR como um microfone de mão ligado a um misturador de áudio para um evento ao vivo, por exemplo, ou gravando um podcast em casa, ligando-o ao teu computador via USB.
A terceira maneira é aproveitar as duas ligações em simultâneo, enquanto fazemos o evento com o misturador que estamos a gravar ou a transmitir através do PC.
Aumenta a sua versatilidade que para além de ser compatível com Mac e PC, também funciona com dispositivos IOS e Android, adquirindo os conectores apropriados. O facto de ser cardioide garante uma captação direccional do áudio, rejeitando os ruídos periféricos tão irritantes nas gravações.
Como todos os microfones dinâmicos, a sua sensibilidade é limitada, por isso é ideal para usar em salas sem condicionamento acústico ou com muito ruído ambiente. O pacote inclui todos os acessórios necessários, suporte de secretária, espuma de pára-brisas, cabo USB e XLR e braçadeira. Sem dúvida, uma grande aquisição por um preço acessível.
- Micrófono dinámico de mano USB/XLR
- Ideal para podcasting, sonido en vivo y aplicaciones de grabación de música.
- Salida USB para conectar a cualquier dispositivo Mac o PC
- Salida XLR para conectar a cualquier mezclador/sistema PA
- El interruptor de encendido/apagado controla la salida de audio USB y XLR
4. Snowball Ice de BLUE
VER PREÇOO Snowball Ice é o microfone USB preferido por muitos tetubers, pelo seu design original e, mais uma vez, pela relação qualidade-preço.
É um microfone cardióide, condensador, concebido especificamente para jogadores, gravação de voz, podcasting, streaming ou simplesmente chat. Na verdade, é oficialmente certificado pelo Skype.
É compatível com todo o software de áudio e computadores, sendo «plug and play» com Mac e PC, sem necessidade de drivers para o funcionamento. Inclui o suporte de secretária e o cabo de ligação.
Se queres melhorar ostensivamente a captação de som que proporcionaria o microfone integrado do teu computador, por um pequeno preço, esta é a melhor opção para ti.
- Cápsula de condensador personalizada: gracias a la cápsula de condensador personalizada de Blue, el micrófono Snowball iCE ofrece un audio cristalino que dista mucho de tu micro del ordenador
- Patrón de captación cardioide: captura tu voz con un sonido claro y enfocado para streaming, podcasting, broadcasting, llamadas de Skype y reuniones de Zoom
- Elegante diseño retro: graba o transmite con estilo gracias al diseño clásico del equipo de grabación que queda muy bien en el escritorio y frente a la cámara
- Tripié ajustable de escritorio: permite colocar el micro de condensador en relación con la fuente de sonido, lo que mejora la calidad del sonido y ahorra espacio en el escritorio para la emisión
- Certificado para Skype y Discord: ya sea para entrevistas por Skype, partidas en directo en Twitch o comunicarte en todo el mundo. Se te escuchará alto y claro en las principales plataformas de VOIP
- Solo enchufar y listo en Mac y PC para empezar a grabar y transmitir al instante
5. Meteormic de SAMSON
VER PREÇOe’ve included in our list this little gem of retro design from SAMSON: a small, but cool, pocket-sized USB microphone. É feito inteiramente de metal cromado e vem com um suporte com três pernas, dobrável e ajustável, que te permite levá-lo para onde quiseres.
Este é um grande diafragma, cardioide, microfone condensador USB, perfeito para conversar, podcasting e streaming. O seu grande trunfo é a qualidade de áudio que oferece, sem ruído de fundo no sinal, juntamente com a sua portabilidade.
Também tem uma saída de auscultadores com controlo de volume. O pacote inclui um saco de transporte e o cabo de ligação USB para Mac e PC.
Se o quiseres usar com o iPad, terás de comprar a ligação específica da Apple. O Samson Meteormic tem os três B’s: é bom, bonito e barato, e é por isso que o seleccionámos para ti.
- Efecto de cancelación de ruido, interfaz USB
- Control de volumen para auriculares y botón de silencio para micrófono
- Diafragma de condensador: 25 mm
- Frecuencia: 20 Hz – 20 kHz
6. Microfone de conferência TONOR
VER PREÇOMudamos de assunto para recomendar este microfone USB tipo «boundary» ou desktop. É um microfone condensador USB, pequeno tamanho, ideal para transmitir ou gravar reuniões via Zoom, chats de vídeo, Skype.
Sendo omnidireccional, podes colocá-lo no centro da mesa para captar várias vozes ao mesmo tempo, também, como todos os microfones do tipo «limite», é muito plano e discreto, resultando menos intimidante para as pessoas não habituadas a falar com um microfone à frente.
Tens de pensar que para este tipo de situação não precisas de investir cerca de cem euros: só precisas de um microfone discreto com uma boa captação.
Tem um botão para silenciar o som e uma luz indicadora de funcionamento, por isso saberás sempre se está ou não ligado. Uma boa compra por apenas alguns euros.
No products found.
7. C01U Pro de SAMSON
VER PREÇOO C01U foi um dos microfones USB mais vendidos da SAMSON para todos os tipos de gravação vocal, e esta actualização, o C01U Pro, continua a tradição.
Tal como o seu predecessor, este microfone USB é um condensador de diafragma grande com captação de cardioides (unidireccional). A grande diferença é que o C01U Pro tem uma saída de auscultadores integrada para monitorização directa.
Este é um microfone ideal para podcasting, dublagem, gravação de anúncios e locuções, assim como instrumentos como guitarras acústicas. Resumindo, serve o mesmo propósito que um RODE NT-USB, mas é mais barato.
Contudo, a qualidade do som e as características são mais básicas no C01U PRO. Já passaram anos desde que a primeira versão saiu, mas continua a ser um valor seguro e é por isso que o recomendamos.
- Micrófono de condensador de estudio USB
- Diafragma de 19 mm grande asegura prístino sonido de calidad de estudio
- Salida de auriculares proporciona monitoreo de latencia cero
- Adecuado para la grabación de música, trabajo de la ADR, Foley de sonido, voz en OFF y más
- Respuesta de frecuencia plana de 20Hz – 18kHz
Guia de Compra
Como e porquê escolher um microfone USB?
Há alguns anos atrás, os microfones com saída USB caracterizavam-se pela sua falta de qualidade sonora, o que juntamente com uma latência excessiva (que implicava um atraso na audição da monitorização), dificultava a sua aquisição. Isto significou que, no final, a melhor decisão foi comprar um microfone convencional com saída XLR e uma interface de áudio para fazer a conversão para a ligação USB do PC.
Com o passar do tempo estes inconvenientes foram ultrapassados, e, felizmente, temos uma grande variedade de microfones USB baratos no mercado, capazes de realizar transmissões, podcasting e gravação de vozes e instrumentos para principiantes.
O sucesso destes microfones reside na sua extrema simplicidade de uso, podendo usá-los em qualquer lugar, sem necessidade de alimentação externa ou conversores de sinal, uma vez que tudo o necessário para o seu funcionamento está integrado no corpo do microfone USB.
Um dos grandes benefícios dos microfones USB é a sua facilidade de utilização: liga-os ao teu computador e podes começar a usá-los. Dependendo do uso que queres fazer deles, existem dois tipos de microfones USB: microfones condensadores, com alta sensibilidade, e microfones dinâmicos, que são mais difíceis. Além disso, dentro destes dois tipos, dependendo da sua captação, distinguimos entre microfones cardioides ou unidireccionais, omnidireccionais, multi-padrão… tudo isto vamos desenvolver mais tarde.
Características dos microfones USB e dicas de compra
O que é melhor, microfone USB ou interface e microfone separados?
Deixa-me ser claro, se tens um grande orçamento e queres montar um estúdio doméstico para a gravação de música, é melhor comprares a interface de áudio e o microfone separadamente. Esta opção oferece-te mais possibilidades de ligação através da interface ou placa de som, pois estas incluem pelo menos uma entrada de microfone, saída de auscultadores, saída principal para ligar um par de monitores de referência e uma entrada de instrumento.
Isso pelo menos, porque também podes comprar interfaces áudio com duas ou mais entradas de microfone, entradas de linha, conectividade digital óptica… possibilidades infinitas, especialmente para a criação e gravação de música. Quanto à qualidade do som, pela lógica deve ser superior, embora este último ponto seja relativo, pois dependerá da interface e do microfone escolhidos.
Aqui está um exemplo: entre os microfones que seleccionámos está o SAMSON C01U Pro, um microfone USB cardioide para gravação vocal. Se a tua ideia é gravar um podcast, sem incluir instrumentos ou quaisquer outras pretensões, é perfeito. Por cerca de 95 euros resolveste o problema. Mas agora vamos supor que queres gravar música, fazer uma canção com instrumentos e voz.
Podes usar esta opção, mas a tua criação soará muito melhor se comprares o microfone SAMSON C01, com saída XLR e um interface como o Focusrite Scarlett Solo 3rd Generation. Ambos somam cerca de 170 euros, mas irás melhorar o som e a conectividade de forma ostensiva.
Agora, se compararmos a qualidade oferecida pelo BLUE Yeti (microfone USB) com um microfone condensador XLR de cerca de 30 euros e uma interface semelhante… vamos para este microfone USB sem hesitação. Como sempre dizemos, tudo depende daquilo para que vais usar o teu equipamento e do orçamento que queres gastar.
Vantagens do microfone USB
Como já viste, é uma opção mais barata, mais compacta e mais fácil de usar. A maioria, se não todos, os microfones USB são hoje em dia plug and play. Eles não precisam de controladores para serem reconhecidos pelo teu computador. E isto não é pouco… Chegas à reunião à pressa, ligas o microfone e vais. Imagina ter de procurar e instalar controladores para o sistema operativo do teu PC para reconhecer o microfone!
Por outro lado, os microfones condensadores com saída XLR precisam de uma fonte de alimentação externa de 48V, também chamada «phantom power». Obviamente, nem o teu computador nem o teu iPad têm esta funcionalidade, por isso precisas de um dispositivo que o forneça.
Se for um microfone dinâmico XLR, não precisas dessa fonte de alimentação, mas precisas da ligação apropriada para o teu PC, que normalmente tem uma entrada de mini-jack de 3.5mm. Quando ligas o microfone desta forma, estás a usar a placa de som interna do computador, com a consequente perda de qualidade, a menos que tenhas uma boa placa PCI.
Uma das vantagens dos microfones USB é que eles não precisam de controladores para serem reconhecidos pelo teu computador: chama-se «plug and play».
Com um microfone USB, eliminas estes problemas de uma só vez. Os microfones condensadores são alimentados pela porta USB. E, ao ligá-lo ao PC desta forma, estás a usar uma ligação digital, não o cartão interno. Além disso, para a maioria das aplicações vocais, a qualidade de som oferecida pelos microfones USB é suficiente.
Qual é a melhor marca de microfones USB?
Recomendamos alguns muito bons como Blue, Samson, Audiotechnica, Rode… impossível de dizer apenas um.
O que é que tenho de considerar quando compro um microfone USB?
Todos os elementos necessários para o funcionamento de um microfone USB estão integrados no corpo do microfone, aqui vamos explicar os dois mais importantes, a cápsula do microfone e a interface USB integrada.
Cartucho de microfone; dinâmico ou condensador?
Os microfones dinâmicos são activados por som e não requerem energia externa para funcionar. Caracterizam-se por serem mais robustos e mais resistentes a altos níveis de pressão sonora, bem como menos sensíveis, tornando-os ideais para actuações ao vivo e, no caso dos microfones USB, para utilização em locais susceptíveis de terem problemas de acústica, como quartos não equipados para gravação, uma vez que este tipo de microfones dificilmente capta ruído externo (portas a bater, ruído de carro a passar pela tua rua…) sem relação com a própria gravação.
Esta menor sensibilidade também nos beneficia quando os utilizamos para gravar em salas com muita reflexão sonora, causada pelos materiais das casas (paredes, portas, vidros), que provocam ondas sonoras saltitantes que estragam a qualidade do áudio final. Alguma vez ouviste uma gravação que tenhas detectado uma reverberação irritante ou que tenhas tido uma sensação sonora oca? Meus amigos, a acústica é o problema. Tão importante como ter um bom equipamento de gravação ou transmissão é gravar ou transmitir no local certo. Mas isto dá para outro post…
Os microfones condensadores, por outro lado, são activados por uma corrente que recebem através do cabo de ligação, neste caso, através do USB. São microfones mais delicados, menos resistentes aos choques e à humidade e com uma maior sensibilidade de recolha. Estas últimas são muito úteis, pois captam muito melhor as nuances, curvas e subtilezas da voz e, por isso, são usadas para gravação em estúdio.
Além disso, eles permitem-nos estar a uma certa distância, pois não dependem da pressão sonora para serem activados. Para optimizares a tua gravação com este tipo de microfone, coloca-te num sítio com materiais absorventes que anulam a reflexão do som. Um armário de roupa aberto ou uma parede forrada com caixas de cartão com ovos serve.
Ou se tiveres orçamento suficiente, podes comprar um ecrã anti-reflexo como este. De qualquer forma, se melhorares a acústica do teu local de gravação, isso irá compensar na qualidade final da tua gravação.
Coletor polar
O padrão de captação polar de cápsulas de microfone refere-se à direccionalidade do microfone. De acordo com esta especificação, distinguimos entre os seguintes tipos de microfones USB:
- Cardioide: tipo captador unidireccional, a maioria localizado na parte da frente do microfone. O seu padrão polar é representado na forma de um coração, daí o nome «cardioide». Permite captar com qualidade o som da fonte de sinal principal, reduzindo os ruídos laterais ou traseiros indesejados. Ideal para uma voz ou guitarra a solo.
- Omnidireccional: capta todo o som produzido à volta do microfone com o mesmo ganho. Ideal para apanhar vozes de coro ou de mesa redonda. Representado como um círculo.
- Bidireccional: capta áudio da parte de trás e da frente do microfone igualmente, ideal para gravar podcasts em duo, por exemplo. É representado na forma de um oito.
Os microfones multi-padrão, como o BLUE Yeti, permitem-te escolher entre diferentes padrões de recolha.
A interface USB
Este dispositivo dentro do microfone USB é responsável por converter o sinal analógico produzido pela cápsula do microfone para o sinal digital que entra no computador. A qualidade da interface irá determinar se o sinal é ouvido com mais ou menos ruído de fundo, se tem mais definição, ou se a monitorização através dos auscultadores é atrasada.
A maioria dos microfones que seleccionámos aqui tem uma saída de auscultadores integrada, o que elimina a latência, que é aquele fenómeno irritante de nos ouvir com atraso enquanto falamos ou cantamos, algo que é insuportável e incapacitante para fazer o trabalho. Além disso, eles incorporam interfaces com uma amostragem de 16 bit /44 khz, que para te dar uma ideia é a qualidade com que os CDs de música comercial são gravados.
A qualidade da interface é vital, pois determina se o sinal é ouvido com mais ou menos ruído de fundo ou se tem mais definição.
Esperamos ter-te ajudado a escolher os melhores microfones USB. Usa toda esta informação para veres qual o modelo que melhor se adapta às tuas necessidades e, depois de analisar os comentários e opiniões de outros utilizadores, escolhe o melhor para ti.