Melhor Panela de Pressão Portugal
Melhores Panelas de Pressão 2024
Aspanelas de pressão são muito fiáveis, e permitem-te cozinhar muito rapidamente na tua cozinha, graças às suas válvulas de pressão. Este é um dispositivo indispensável na tua cozinha para desfrutar de receitas saudáveis, nutritivas e deliciosas com vegetais e carnes de uma forma muito eficiente e segura.
Podes encontrar uma grande variedade de panelas de pressão no mercado, e a segurança é sem dúvida um factor muito importante a considerar. Por esta razão, hoje seleccionámos apenas as melhores opções que podes encontrar no mercado, para que possas escolher apenas as que melhor se adaptam às tuas necessidades.
Portanto, se quiseres cozinhar rapidamente em casa, e sem limitações, convidamos-te a continuar a ler este post.
O que irás encontrar neste guia:
Quais as Melhores Panelas de Pressão?
- 1. WMF Perfect PlusVer en Amazon
- 2. WMF PerfectVer en Amazon
- 3. Monix Selecta DuoVer en Amazon
- 4. Kuhn Rikon DuromaticVer en Amazon
- 5. Magefesa Practika Plus TríoVer en Amazon
- 6. Monix QuickVer en Amazon
- 7. Elo Praktika XSVer en Amazon
- 8. Amazon BasicsVer en Amazon
- 9. Monix VeloceVer en Amazon
- 10. Bra VitesseVer en Amazon
1. WMF Perfect Plus
VER PREÇODois tamanhos de panela de pressão para cozinhar sob pressão diferentes tipos de pratos.
- Capacidade disponível: 3, 4,5 e 6,5 L
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: vertical
- Níveis de pressão: 2
Se usares muito a panela de pressão, uma boa opção é comprar um conjunto que te permita usar a tampa de pressão com vários tamanhos de recipientes. Este é o caso do WMF Perfect Plus, que inclui um corpo de 6.5 litros e um de 3 litros (há também uma versão de 4.5 + 3 litros). Por outras palavras, uma panela alta e uma pequena para escolheres, dependendo do que vais cozinhar.
São feitos de aço inoxidável 18/10 com polimento Cromargan. Com uma base condutora de calor (patente universal TransTherm) que é adequada para todos os tipos de fogões, incluindo fogões de indução.
O mecanismo de pressão está no cabo sintético. Tanto a válvula de segurança como o indicador de cozedura estão protegidos por vedantes para evitar danos e sujidade por vapor. O cabo é destacável da tampa para facilitar a limpeza.
Os indicadores mostram os dois níveis de cozedura possíveis: 110° num primeiro anel de laranja para vegetais, peixe ou frango e 119° no segundo anel para carne e alimentos mais duros. E também existe um indicador amarelo para avisar da pressão residual. Em ambos os lados do botão existe uma aba para abrir e fechar, permitindo a fuga de vapor.
Se não estiveres interessado na combinação de dois potes, o modelo WMF Perfect tem as mesmas funcionalidades que este, com ligeiras variações de design.
- O cabo amovível torna a limpeza muito mais fácil.
- Os dois tamanhos de panelas permitem-te tirar mais da tua panela de pressão.
- O preço. WMF é uma grande marca e tu pagas por isso.
2. WMF Perfect
VER PREÇOUm grande fogão rápido que vai durar muito tempo na tua cozinha.
- Capacidade disponível: 3 e 6,5 L
- Diâmetro: 18-22 cm
- Saída de vapor: vertical
- Níveis de pressão: 2
A marca alemã WMF é famosa por duas coisas: as suas facas e os seus utensílios de cozinha. Por isso não é de admirar que os seus fogões rápidos sejam confortáveis, fáceis de usar e robustos. O modelo WMF Perfect é o clássico da marca: o típico «pote para a vida».
O modelo que propomos é 6,5 litros, o que é mais do que suficiente para fazer os pratos típicos da panela de pressão: legumes, guisados, caldos, etc………. receitas consistentes que são normalmente cozinhadas em grandes quantidades. Mas também podes comprar versões diferentes entre 2,5 e 8,5 litros. Aqui a capacidade do pote varia, mas a tampa permanece a mesma (excepto para o modelo mais pequeno com um diâmetro menor).
A panela é feita de aço inoxidável 18/10 e tem uma base adequada para todos os tipos de fogões, incluindo a indução. Também tem uma marcação interior para que nunca enchas a frigideira demasiado cheia para interferir com o bom funcionamento do sistema.
A tampa tem uma pega removível para facilitar a limpeza, e podes escolher entre dois níveis de cozedura. Claro, tem um sistema de segurança e um sistema progressivo de libertação de vapor.
A panela pode ser colocada na máquina de lavar louça, embora o fabricante recomende a remoção do cabo e da junta de cozedura da tampa, que são as peças mais delicadas e requerem uma certa manutenção.
O WMF Perfect é basicamente o mesmo que o WMF Perfect Plus, apenas com um design um pouco mais clássico. O melhor é que ambos os designs são permutáveis, por isso podes combinar livremente a tampa de um e o pote do outro.
Para além da panela de 6,5 L, este WMF Perfect tem um corpo de 3 L separado que te permite cozinhar para 2 ou 3 pessoas.
- Qualidade num pote que irá durar muitos anos.
- A base é adequada para fogões de vitrocerâmica.
- Preço. Não é o mais barato.
3. Monix Selecta Duo
VER PREÇOPara os amantes de fast food com uma boa mão na panela.
- Capacidades disponíveis: 4, 6, 7 e 9 litros.
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: graduais
Dentro do catálogo da panela de pressão Monix, a Monix Selecta é apresentada como uma panela super-rápida.
A explicação é que, embora a maioria das panelas de pressão modernas tenham dois níveis de pressão, o modelo Selecta inclui um selector gradual que te permite regular a pressão e o tipo de cozedura ao teu gosto.
Isto é o que eles chamam de Select & Cook System, que é basicamente um parafuso que tu transformas até atingires o nível desejado. O sistema é a coisa mais simples do mundo, mas não nos iludamos: é eficaz e oferece mais possibilidades de personalização do que a maioria dos fogões expresso. Isto é algo que os cozinheiros mais «cooky» irão certamente apreciar.
Se, por outro lado, não estiveres envolvido em complicações, podes sempre optar por modelos como o Monix Veloce ou o Monix Quick.
Nesta ocasião, a panela Selecta vem em dois tamanhos de panela, com uma capacidade de quatro e seis litros, a um preço muito interessante. Ambos em aço inoxidável e adequados para qualquer tipo de fogão, incluindo indução. Se procuras apenas um pote em vez de dois, os tamanhos disponíveis variam entre os 4 e os 9 litros.
O design da Monix Selecta é original e joga com as cores, especialmente graças ao fio que se destaca visualmente. Também inclui pequenos desenhos ou ícones na tampa que não só ajudam o pote a funcionar melhor como também acrescentam uma nota informal ao desenho.
- Óptima relação qualidade/preço
- A possibilidade de ajustar a pressão permite-te personalizar ainda mais a tua cozinha.
- O design não deixa ninguém indiferente: ou o amas ou o odeias.
4. Kuhn Rikon Duromatic
VER PREÇOUm pote expresso à moda antiga com tecnologia moderna.
- Capacidades disponíveis: 2.5, 3.5, 4, 5, 5, 5, 6, 7 e 8 litros.
- Diâmetro: 20-22-24 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: 2
Esteticamente, o Kuhn Rikon Duromatic faz lembrar os velhos potes expressos, aqueles que as avós costumavam usar, aparafusando-os.
Mas é aí que acabam as semelhanças, porque a verdade é que esta panela permite cozinhar suavemente a baixa pressão ou cozinhar rapidamente a alta pressão. Por outras palavras, funciona como uma panela de pressão normal.
E tudo isto sem teres de accionar praticamente nenhum botão, pois o próprio fogão faz quase tudo sozinho: o fecho de segurança é automático e só tens de esperar que o indicador central suba para escolher o tipo de cozedura. Também inclui um fecho de segurança triplo para controlar o excesso de pressão.
Concebida para todos os tipos de fogões, a base Superthermic distribui o calor uniformemente e preserva o sabor e as qualidades da comida.
Este modelo incorpora pegas curtas em ambos os lados da frigideira, mas também podes optar por um modelo com uma pega e até ligá-lo a uma frigideira – da mesma marca, claro – para cozinhar sob pressão. Os tamanhos disponíveis variam de 2.5 litros a 8 litros.
No geral: uma panela de pressão de fabrico suíço que funciona como um relógio, claro.
- É muito fácil de usar, embora se estiveres habituado aos tradicionais tenhas de apanhar-lhe o jeito.
- É surpreendentemente silencioso, mesmo quando está a fumegar.
- Com este tamanho, é caro em comparação com outras marcas.
5. Magefesa Practika Plus Trío
VER PREÇOUm pacote de panelas rápidas com dois tamanhos à escolha.
- Capacidade disponível: 3.2, 4, 6 e 7.5 L
- Diâmetro: 18 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: 2
A marca Magefesa sempre foi sinónimo de fogões expresso, e tem sido capaz de se reciclar com os tempos no mercado dos fogões rápidos e super-rápidos. Este é o caso do Magefesa Practika Plus Trio, um conjunto muito completo que irá resolver todas as tuas necessidades culinárias rápidas e saudáveis de uma só vez.
Embora a palavra «trio» apareça no nome, na realidade estamos a lidar com um conjunto de dois potes que partilham a mesma tampa. Por isso podemos brincar com dois tamanhos diferentes para acorrentar as preparações ou guardar a panela directamente no frigorífico sem desistir da cozedura sob pressão. Se dois potes forem demais, também podes comprar potes separados de 3.2, 6 e 7.5 litros.
Como sempre, é feito de aço inoxidável e tem dois níveis de cozedura dependendo da pressão, da pressa em que estamos e do tipo de comida que vamos cozinhar.
Para ter a certeza que estamos seguros, tem cinco mecanismos de segurança: sistema de fecho automático, sensor de pressão, válvula depressor de segurança, válvula reguladora de pressão e janela na tampa.
A sua base termo-difusora funciona bem em qualquer tipo de fogão: a gás, eléctrico, vitro e indução.
- O diâmetro de 18 cm permite-te tirar o máximo partido dos pequenos hobs, poupando energia.
- A marca é sempre uma fonte de confiança.
- O manual de instruções poderia ser mais compreensível.
6. Monix Quick
VER PREÇOA mesma panela de pressão com dois tamanhos diferentes à escolha.
- Capacidade disponível: Conjunto de 4 e 6 L
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: 2
A marca Monix aparece várias vezes na nossa lista de produtos recomendados pelos seus próprios méritos: fogões expresso fiáveis, seguros e muito duráveis. Esta é a norma para um pote expresso, que tende a ser quase o objecto da herança, mas no caso do Monix sabemos sem dúvida que estamos a comprar algo de reconhecida qualidade.
Este modelo da gama Monix Quick tem a vantagem adicional de ser um conjunto de potes, um de 4 e um de 6 litros, para que possamos cozinhar com o tamanho que mais nos interessa em qualquer momento.
Quanto ao resto: aço inoxidável no corpo da panela, fundo difusor, máquina de lavar loiça segura, dois níveis de pressão para cozinhar e quatro sistemas de segurança, incluindo o fecho de abertura da tampa.
A tampa abre-se ao estilo baioneta, ou seja, horizontalmente com um sistema de clique no manípulo. Tanto as pegas como os botões são substituíveis e o próprio Monix tem peças sobressalentes disponíveis para tudo, insistindo novamente na ideia de que este é um pote que irá durar muitos anos, desde que seja devidamente mantido.
- O preço é muito bom para um conjunto de dois potes.
- É muito fácil obter peças originais.
- Embora o Monix Quick seja adequado para indução, outros modelos como o Veloce têm Full Induction e distribuem melhor o calor em todos os tipos de fogões.
7. Elo Praktika XS
VER PREÇOUm pote expresso de tamanho pequeno para solteiros ou famílias pequenas.
- Capacidade disponível: 2.7 L
- Diâmetro: 18 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: 2
O pote do Elo Praktica XS tem apenas 2.7 litros, um pouco diferente dos habituais 5/6 litros que costumas ver numa máquina de café expresso.
Estes tamanhos grandes são uma resposta à ideia de que um fogão expresso é para cozinhar «grande», mas a verdade é que os novos modelos são tão fáceis de usar que não há razão para não o usar todos os dias, cozinhar porções mais pequenas e comer fresco todos os dias.
Dentro do pote existe uma marca de nível que nos avisa para não enchermos demasiado o pote. Isto é essencial em qualquer panela expresso, mas ainda mais numa pequena panela onde tens de optimizar todo o espaço disponível: se encheres demasiado a panela, ela não cozinhará correctamente.
A base cilíndrica faz melhor uso de energia que um modelo plano, e responde bem na indução ou em qualquer outro sistema.
Como é habitual neste tipo de fogão, ele permite-te escolher entre dois níveis de pressão. Tem uma válvula de libertação rápida de vapor para uma abertura fácil.
Embora a marca alemã Elo não seja particularmente conhecida em Espanha, é interessante notar que eles têm quase um século de experiência e já ganharam vários prémios de inovação pelos seus produtos.
- O tamanho, fácil de manusear e guardar em qualquer lugar.
- O preço, tão mini como o seu tamanho.
- Faltam as instruções em inglês.
8. Amazon Basics
VER PREÇOUm pote de tamanho médio muito económico com vaporizador.
- Capacidade disponível: 6 L
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: vertical
- Níveis de pressão: 2
A Amazon entrou no mercado dos electrodomésticos há algum tempo com a linha AmazonBasics: produtos simples, económicos e que funcionam bem.
Neste caso estamos a lidar com uma panela de pressão em aço inoxidável, com uma operação básica, mais do que suficiente para preparar as tuas refeições mais comuns.
O tamanho é correcto para uma família de tamanho médio (3/4 pessoas). No entanto, sabes que as panelas de pressão não podem ser enchidas até à capacidade, por isso tem cuidado: embora o fabricante especifique que a capacidade é de 6 litros, na prática não podes encher a panela mais do que 5 litros.
O indicador de pressão diz-te a que nível de cozedura estás (há duas possibilidades, dependendo da dureza da comida e do tempo que tens).
Uma característica interessante é que a saída de vapor é vertical, para que possa ir directamente para o exaustor.
O cabo é ergonómico e tem uma abertura em tesoura, que é muito fácil de manusear. E quando chegar a altura de limpar a cozinha, podes colocar a panela na máquina de lavar louça. A tampa é melhor lavada à mão, caso o aparelho seja danificado (lembra-te que, ao trabalhar com vapor pressurizado, a segurança é fundamental neste tipo de fogão).
Finalmente, tem um pequeno extra que irás apreciar. Inclui um vaporizador para cozinhar legumes de uma forma saudável e com sabores intensos. Por este preço, há pouco mais que possas pedir.
- Inclui vaporizador
- Adequado para qualquer tipo de cozinha
- A capacidade real é de 5 litros
9. Monix Veloce
VER PREÇOUma panela de pressão segura e versátil com abertura em tesoura.
- Capacidades disponíveis: 4, 6, 7 e 9 litros.
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: horizontal
- Níveis de pressão: 2
De uma das marcas mais tradicionais, Monix, a panela de pressão Veloce é a típica ferramenta de cozinha que se torna essencial desde o primeiro momento.
Este modelo em particular tem uma capacidade de 6 litros, mais do que suficiente para fazer guisados ou legumes para toda a família… ou para encher o congelador com tupperware para as refeições da semana. Mas há mais tamanhos à escolha, entre 4 e 9 litros.
É feito de aço inoxidável, brilhante no exterior e mate no interior. Além disso, o fundo difusor triplo assegura que o calor é distribuído uniformemente por toda a superfície, com grande desempenho em todos os tipos de fogões, incluindo a indução.
O cabo em tesoura é muito fácil de usar, e permite-te abrir e fechar a panela sem esforço. Também tem um sistema de segurança que bloqueia a tampa e te impede de a abrires se a pressão no interior for demasiado alta. Também tem uma válvula de segurança e uma válvula de funcionamento, que indica a qual dos dois níveis de pressão disponíveis estamos a cozinhar.
- Adequado para todos os tipos de cozinhas.
- A operação é muito simples.
- O design é muito tradicional, não vais encontrar inovação aqui.
10. Bra Vitesse
VER PREÇOUm fogão rápido para uso diário, para aqueles que querem poupar tempo.
- Capacidades disponíveis: 4, 6, 7 e 9 litros.
- Diâmetro: 22 cm
- Saída de vapor: vertical
- Níveis de pressão: 2
No mundo dos fogões rápidos, normalmente não há grandes diferenças entre modelos, por isso a marca pode ser um factor determinante na decisão de uma compra. No caso do Bra Vitesse, a própria marca é um argumento a favor, pois tem a experiência e a garantia de estar no mercado há mais de cinquenta anos.
Sem ser topo de gama, o Bra Vitesse é uma panela rápida e funcional, o que te permite cozinhar com dois níveis de pressão, dependendo do tipo de comida que vais preparar.
O difusor de fundo triplo ajuda a atingir a temperatura óptima rapidamente, ao mesmo tempo que consome menos energia. Também distribui calor eficientemente, e pode ser usado em qualquer tipo de cozinha.
A taça – com tamanhos diferentes, entre 3 e 9 litros – e a tampa são feitas de aço inoxidável e encaixam juntamente com um fecho deslizante, acoplando ambas as partes.
Para evitar acidentes, tem três sistemas de segurança que controlam a pressão, mais o fecho de abertura que impede a abertura da tampa quando ainda há vapor no interior.
- A saída de vapor é vertical, para que possa ser direccionada directamente para a campânula extractor.
- Fácil operação e bons resultados.
- Alguns utilizadores queixaram-se de problemas com o sistema de bloqueio.
Guia de Compra
Dicas para comprar a melhor panela de pressão
É uma panela clássica que, embora tenha melhorado nas suas versões mais recentes, segue basicamente o mesmo princípio que a panela de pressão que a tua avó provavelmente tinha: cozinhar sob pressão para encurtar os tempos de cozedura enquanto preserva o sabor dos alimentos.
Vale bem a pena redescobrir este tipo de fogão, se é que ainda não o fizeste. É uma forma simples de preparar pratos saborosos e de qualidade no mais curto espaço de tempo possível. Aqueles que têm um fogão rápido não conseguem imaginar a vida sem ele, porque vais mesmo passar uma hora na cozinha se conseguires acabar em quinze minutos?
É verdade que algumas pessoas têm um certo respeito pelas panelas de pressão, pois vêem-nas como um perigo. Todos nós já ouvimos histórias de acidentes domésticos com um mau final.
Mas a verdade é que os padrões de segurança são extremamente elevados e não há risco desde que sigas as instruções de utilização, o que é um conselho válido para este aparelho e para tudo o mais que compres.
Mais tarde, vamos lembrar-te do que precisas de saber para cozinhares com toda a tranquilidade. Mas primeiro, vamos tentar responder a uma pergunta: qual é a diferença entre a panela de pressão que queres comprar e a que estava na casa da tua avó?
Panelas de pressão e panelas rápidas, são as mesmas?
O princípio em que trabalham é idêntico: são potes que, quando aquecidos, acumulam vapor e geram pressão que faz a comida cozinhar mais rapidamente e concentra o seu sabor.
Os primeiros a chegar ao mercado eram conhecidos como fogões expresso. Eles tinham uma pega de cada lado e uma vez colocada a tampa, o botão tinha de ser rodado até estar completamente fechado. Rapidamente se tornaram moda e muitas famílias deitaram as mãos a uma. Trabalham a altas temperaturas e têm uma válvula que, quando a pressão é suficiente, começa a rodar para libertar vapor, com o assobio de uma pequena locomotiva doméstica.
Este tipo de panela de pressão (ou de café expresso) ainda hoje é feita, com designs semelhantes mas melhorados.
O passo seguinte na evolução foram as panelas rápidas, capazes de cozinhar a uma pressão mais alta. Têm um cabo e uma pega longa na outra extremidade, na qual a outra parte do cabo, que está na tampa, tem de caber. Assim que eles se sobrepõem e o «clique» é ouvido, o pote está pronto para ir para o fogão.
Os fogões rápidos não têm uma válvula rotativa, mas um êmbolo que salta quando a pressão no interior é suficiente para cozinhar a comida. Normalmente têm marcas que indicam dois níveis de pressão, o mais baixo para alimentos mais delicados, como o peixe, e o seguinte para outros alimentos mais resistentes, como a carne ou certos legumes. Como são mais rápidos que os fogões expresso, a comida retém melhor os seus nutrientes e precisa de menos água para cozinhar.
Vais ver que também existem panelas super-rápidas no mercado. Alguns fabricantes indicam assim que o seu modelo é capaz de atingir uma pressão maior e por isso cozinhar mais rapidamente.
Infelizmente, estas não são nomenclaturas muito fiáveis porque podem variar de um fabricante para outro; os fabricantes tentam dar um nome diferenciador aos utensílios de cozinha de acordo com a pressão a que eles podem trabalhar. Caso contrário, todos eles têm um corpo que normalmente é feito de aço inoxidável, com cabos de plástico isolante e um sistema de segurança para regular a pressão.
O que é relevante para ti é a qualidade da marca e a relação dos tempos de cozedura, que está directamente relacionada com a pressão que o fogão consegue aguentar. Isto é o que te vai dar a referência do aparelho que estás a comprar.
Panela rápida: para que serve?
A verdade é que o podes usar para praticamente tudo, por isso é quase mais rápido começar com o que não podes fazer com ele: usa-o para alimentos que requerem tempos de cozedura tão curtos que não vale realmente a pena usar um fogão rápido. Vê, por exemplo, a massa. Demora tão pouco tempo que é fácil cozinhá-lo em demasia e não alcançar a textura «al dente».
A partir daí, a lista de comidas e combinações é enorme e aberta à tua própria experimentação.
Além disso, hoje em dia todos os fogões rápidos vêm prontos para qualquer tipo de fogão (embora valha a pena verificar as instruções do fabricante), por isso podes usá-lo em fogões a gás, vitrocerâmicos e de indução. Versatilidade total.
Vamos dar uma vista de olhos a outras vantagens:
Poupas tempo.
Esta é a sua característica fundamental e a razão pela qual o vais comprar. Embora as percentagens sejam variáveis, não te soa bem conseguir reduzir os tempos de cozedura em 75%?
Poupas energia.
Pela razão anterior. Se em vez de teres a frigideira no fogo (e quem diz fogo, diz vitro ou indução) durante uma hora, podes tê-la ligada durante quinze minutos, é óbvio que reduzes muito o teu consumo de energia. Se o usares todos os dias, acabarás por reparar nas tuas contas.
Não sacrificas sabor ou propriedades.
Porque ao cozinhares mais depressa e com menos água, sacrificas menos nutrientes no processo, por isso asseguras-te de que manténs a qualidade da comida da tua família.
É o mesmo para um guisado que para uma sobremesa.
Porque embora a primeira coisa que te vem à cabeça sejam guisados, com o seu bom grão-de-bico, a verdade é que podes cozinhar tudo na panela rápida: carne, peixe, vegetais… Terás de arranjar um bom livro de receitas e começar a experimentá-los.
Talvez a maior descoberta sejam as sobremesas. Todos os tipos de creme de ovos funcionam bem numa panela rápida, assim como cheesecakes, tocinillos de cielo e pudim de arroz.
Vou comprar um agora mesmo. O que é que procuro?
Vai ser um «cozinheiro para toda a vida». Se o tratares bem e lhe deres a manutenção que precisa, é uma panela quase eterna, por isso a nossa recomendação é que escolhas uma marca e um modelo que te convençam, porque não vais comprar outro durante muito tempo.
Mantém estes pontos em mente:
Segurança
Isto é o mais importante a considerar. A verdade é que, embora possa haver pequenas variações entre um modelo e outro, os fogões rápidos que encontrarás no mercado da UE são aprovados e têm níveis de segurança que os tornam adequados para a venda. Outra coisa é se comprares um aparelho online e não souberes exactamente de onde ele vem.
Alguns modelos têm características de segurança extra. Por exemplo, eles dizem-te quando podes descobrir o fogão ou avisam-te se a temperatura é demasiado alta e causa excesso de pressão. Alguns modelos têm um parafuso que, dependendo da temperatura, gira e muda de cor. Quando fica vermelho, é normalmente uma indicação de excesso de pressão, que começará imediatamente a ser libertada através da válvula de segurança.
É aconselhável que quando cozinhares, mas especialmente se estiveres a usar uma panela deste tipo, mantenhas um olho atento no processo para estares ciente de qualquer mudança significativa. O tempo de cozedura é muito curto, e é aconselhável que lhe preste atenção. Nunca deves esquecer um pote no fogão.
Se for uma marca conhecida, normalmente não terás problemas em encontrar peças sobressalentes se, por exemplo, quiseres mudar a válvula ou, no caso improvável de esta se partir, o punho. Em todo o caso, esta possibilidade irá prolongar grandemente a vida do teu fogão rápido.
Se seguires as instruções do fabricante, não terás quaisquer problemas, e o teu fogão estará em serviço na tua cozinha durante muitos anos.
Preço
Esta é uma boa indicação da qualidade do fogão. Se o mecanismo é basicamente o mesmo em todos eles, porque é que uns custam mais do dobro dos outros?
Bem, exactamente por causa do que estás a pensar: ajuste do mecanismo de pressão, qualidade dos materiais, durabilidade das peças…
A lógica diz que se vires uma oferta «demasiado» barata, deve haver uma razão. A menos que conheças o modelo ou confies muito no fabricante, evita pechinchas.
Capacidade
Mais do que tudo, para que se adapte ao uso que lhe vais dar. Ou seja, pode não valer a pena ter um modelo XL, ocupando um espaço precioso na cozinha, se houver dois de vocês em casa com regularidade.
A menos que o teu hábito seja cozinhar uma vez para várias pessoas, ou seja, congela metade do que cozinhaste e mantém uma reserva de porções no congelador. Então o tamanho maior pode valer a pena.
Se este não for o teu caso, é aconselhável que escolhas uma capacidade de acordo com as tuas necessidades. Os modelos mais vendidos são entre 4 e 6 litros, embora modelos domésticos de até 10 litros possam ser vendidos para famílias grandes. Não cometas o erro de a sobrecarregar: não vai cozinhar bem e estarás literalmente a perder o teu tempo. Já para não falar que a panela pode vazar e fazer uma confusão na cozinha.
Extras
Alguns fogões têm um cesto ou grelha incorporada para cozer a vapor. Normalmente é removível, por isso enquanto não o usares, será guardado separadamente e não te incomodará no dia-a-dia.
Também podes obter modelos que vêm com um pote complementar, com uma capacidade menor mas com o mesmo diâmetro do pote principal, para que caiba perfeitamente na mesma tampa. É muito prático usar a panela mais pequena em dias em que tens de cozinhar quantidades menores.
Dicas de segurança para usar um fogão rápido
Como já mencionámos, as panelas de pressão, qualquer que seja o seu tipo, têm garantia de segurança se seguires as instruções do fabricante. Por isso lê cuidadosamente as instruções e não improvises «porque foi assim que o vi fazer toda a minha vida».
Pelo sim pelo não, revê estas dicas:
Mantém sempre a válvula limpa. É o principal sistema de segurança, como se a panela excedesse a pressão recomendada e começasse a ser libertada através deste canal. Por isso é de senso comum: se queres que a válvula faça o seu trabalho, deves limpá-la após cada utilização, para que não acumule gordura ou resíduos alimentares.
Nunca enchas o fogão a mais de três quartos da sua capacidade total. Se a encheste em demasia uma vez, não o farás mais, porque terás reparado que a comida não cozinha de forma homogénea. Mas é importante por uma razão ainda mais importante: se estiver demasiado cheia, a comida lá dentro pode entupir a válvula.
Não o submetas a mudanças bruscas de temperatura. Sim, isto refere-se ao hábito de tirar a panela do calor e colocá-la imediatamente debaixo de água fria corrente para a fazer baixar a temperatura a toda a velocidade: não é uma boa ideia despressurizá-la tão rapidamente. É aconselhável que, uma vez que o pote tenha perdido toda a pressão, descanse durante pelo menos 15 minutos para que perca o seu calor. Depois abre-a pouco a pouco.
Muda os elásticos. Faz isto assim que reparares que perde elasticidade ou que detecta quaisquer fendas. A borracha assegura a pressão; se tiver algum defeito, a comida pode não cozinhar correctamente.
Com estas indicações já sabes tudo o que precisas de saber sobre os fogões rápidos. Toma coragem e compra com o melhor critério. É um companheiro de cozinha que, se bem tratado e devidamente mantido, durará uma vida inteira, mesmo que o uses praticamente todos os dias.
Porque assim que apanhares o jeito, não vais conseguir viver sem ele.