Melhores Robot de Cozinha 2024

Modelo:
Cecotec Robot de Cocina Multifunción Mambo 8090,...
Moulinex Maxichef Advance MK8121 - Robot de...
Taurus Mycook Touch Black Edition - Robot de...
Bosch muc28b64fr Multi Cuiseurs 900 W metalizada
CREATE/CHEFBOT COMPACT/Robot de Cocina...
Capacidade:
3.3 L
5 L
2,1 L
5 L
2.3 L
Potência:
1.700 W
750 W
1600 W
900 W
500 W
Programas:
30
45
23
48
23
Material:
Aço inox
Alumínio
Aço inox
Aço inox anti-aderente
Aço inox
Programável:
Não
Sim
Não
Sim
Não
Envio rápido?
-
-
-
Modelo:
Cecotec Robot de Cocina Multifunción Mambo 8090,...
Preço:
Capacidade:
3.3 L
Potência:
1.700 W
Programas:
30
Material:
Aço inox
Programável:
Não
Envio rápido?
-
Preço
Modelo:
Moulinex Maxichef Advance MK8121 - Robot de...
Preço:
Capacidade:
5 L
Potência:
750 W
Programas:
45
Material:
Alumínio
Programável:
Sim
Envio rápido?
Preço
Modelo:
Taurus Mycook Touch Black Edition - Robot de...
Preço:
Capacidade:
2,1 L
Potência:
1600 W
Programas:
23
Material:
Aço inox
Programável:
Não
Envio rápido?
Preço
Modelo:
Bosch muc28b64fr Multi Cuiseurs 900 W metalizada
Preço:
Capacidade:
5 L
Potência:
900 W
Programas:
48
Material:
Aço inox anti-aderente
Programável:
Sim
Envio rápido?
-
Preço
Modelo:
CREATE/CHEFBOT COMPACT/Robot de Cocina...
Preço:
Capacidade:
2.3 L
Potência:
500 W
Programas:
23
Material:
Aço inox
Programável:
Não
Envio rápido?
-
Preço

Melhores Robot de cozinha

Cortar, bater, moer, aquecer… honestamente, cozinhar qualquer receita, por mais simples e fácil que pareça, requer muito tempo e esforço. E, por causa do trabalho e de outras obrigações, nem sempre o temos.

No entanto, com um Robot de cozinha é possível preparar qualquer prato em minutos e sem fazer quase nada. Sem dúvida, dispositivos que tornam as nossas vidas mais confortáveis.

Por esta razão, aqui analisámos as opiniões dos utilizadores da Amazon sobre os Robots de cozinha e fizemos uma comparação.

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores Robot de cozinha
  2. Comparação de Robot de cozinha
  3. Comentários y Guia de Compra

Qual o melhor robot de cozinha?

Estes são os melhores Robot de Cozinha por aí, de acordo com a nossa equipa de revisores. Qualquer uma delas é uma óptima compra, mas verifica primeiro para te certificares de que se adequa às tuas necessidades específicas.

1. Mambo Cecotec 8090

1. Mambo Cecotec 8090VER PREÇO

O Mambo 8090 está apenas um passo atrás do exclusivo (e caro) Mambo 10090 e é um dos Robot de Cozinha mais atractivos no mercado em termos de desempenho e preço.
Destaca-se pela sua potência de 1.700W, que lhe permite atingir temperaturas até 130ºC, as suas 10 velocidades e 30 funções, algumas das quais são tão ambiciosas como cortar gelo, triturar, amassar ou cozinhar. E outra função que os amantes da cozinha, especialmente da cozedura, irão apreciar é a pesagem grama a grama com as balanças integradas.

É também muito completo em termos de acessórios, com uma colher Mambomix, lâmina, cesto, espátula, vaporizador e o acessório borboleta, que pode ser usado para diferentes preparações.

  • Apesar das suas dimensões compactas, o seu jarro de aço inoxidável de 3.3 litros (com um volume útil de 2 litros) tem um sistema de fecho muito robusto e uma tampa de segurança que pode ser removida para adicionar ingredientes.
  • Outro dos seus pontos fortes é a sua facilidade de utilização. Enquanto outros modelos no mercado têm um ecrã táctil a cores e até funcionalidade Wi-Fi, o Mambo 8090 conta com um ecrã preto muito intuitivo que pode ser operado com botões tácteis e uma roleta, uma configuração simples mas eficaz.

E se te faltam ideias para cozinhar, o livro de receitas oferece muitas sugestões e existe também uma comunidade online para partilhar informação.

O Mambo 8090 tem um design atractivo e compacto. Também é fácil de limpar, pois um pano de corpo e uma máquina de lavar loiça manterão a maioria dos seus acessórios em bom estado.

Em resumo: embora o preço do Mambo 8090 seja típico da gama média-baixa, tem características mais do que suficientes para os utilizadores exigentes que não querem complicações.

PROS
  • Tem muitas funções.
  • Vem com muitos acessórios.
  • Painel de controlo intuitivo e fácil de usar.
  • Boa relação preço/desempenho.
  • Com escala que pesa grama a grama.
CONTRAS
  • Alguns acessórios não podem ser colocados na máquina de lavar louça.
  • Faz mais barulho do que modelos semelhantes

2. Moulinex Maxichef Advance MK812121

2. Moulinex Maxichef Advance MK812121VER PREÇO

Este é um dos robôs que tem tido mais sucesso entre o público em geral. A razão? A um preço muito razoável, o Maxichef Advance oferece toda uma série de funções.

Para começar, tem nada menos do que quarenta e cinco programas de culinária. Por isso é difícil encontrar algo que não consiga fazer: cozer, reaquecer, estufar, cozer, cozer, fritar, cozer a vapor… Basta seleccionares a função e definir a hora a que queres que comece a cozinhar. Tens até 24 horas de antecedência para fazeres isto.

Também podes registar as tuas próprias receitas com a opção DIY: escolhe a temperatura, o tempo e o tipo de cozinhado que precisas. A sua exibição é bastante intuitiva e fácil de usar.

Com uma capacidade de 5 litros, a tigela esférica antiaderente oferece uma preparação muito homogénea graças à inteligente tecnologia Fuzzy Logic. Podes também manter a comida à temperatura certa durante o tempo que precisares com a função «manter quente».

Acessórios? Sim, vem com: um cesto de vapor, uma espátula, um copo de medição e um livro de receitas para te inspirar com os teus primeiros pratos. Sem dúvida, um robô muito resistente que se adapta a qualquer necessidade.

PROS
  • Preço muito baixo.
  • Ajuste manual para personalização de receitas.
  • Pode ser cozinhado com a tampa aberta
CONTRAS
  • Sem desligamento automático.

3. Taurus Mycook Touch

VER PREÇO

É um dos Robot de Cozinha mais completos que já encontrámos: o Taurus Mycook Touch merece uma recomendação nossa, porque tem praticamente tudo. O seu pequeno inconveniente? O preço é também o mais alto, mas se o puderes pagar, esta é a melhor opção disponível neste momento.

O MyCook Touch é o carro-chefe da Taurus nos Robot de Cozinha, um modelo que rivaliza em preço e características com outros benchmarks no sector, como a Thermomix.

Tem uma potência de 1.600 W, o que lhe permite oferecer 10 velocidades + turbo e cozedura por indução a uma gama de temperaturas de 40 a 140ºC. No entanto, a sua principal característica diferenciadora é o seu estado ligado e o seu ecrã táctil de 7 polegadas.

Graças à conectividade Wi-Fi, é possível aceder a uma nuvem de receitas pré-configuradas que continua a crescer graças a outros utilizadores. Desta forma, podes cozinhar passo a passo através deles, a partir do próprio robot ou do teu telemóvel através da aplicação.

Também podes cozinhar manualmente ajustando os tempos (é programável), as temperaturas e a velocidade a que as lâminas rodam. Também inclui uma função turbo, uma balança com uma precisão de +/- 5 gramas e uma função de acesso rápido para amassar.

Se não és uma pessoa muito tecnológica, podes demorar algum tempo a habituar-te à mudança de ecrãs, botões e roletas (comuns noutros modelos) para um painel táctil no início, mas aprendes rapidamente: o seu funcionamento é intuitivo, navegando através de menus numa interface simplificada baseada no Android que podes personalizar.

O que nos chamou mais a atenção:

  • O jarro de aço inoxidável com um selo hermético que oferece maior segurança e evitará que o conteúdo se derrame ao usar o robô.
  • Um cesto-colander em aço inoxidável que pode ser limpo na máquina de lavar louça. Também tem um cabo removível que facilita a sua remoção sem ficar queimado ou sujo.
  • Um vaporizador com dois níveis que te permite vaporizar dois alimentos diferentes sem os misturares.
  • Uma tampa de medição para cobrir o jarro e adicionar ingredientes sem remover a tampa.

O melhor deste Robot de Cozinha é a sua potência, o número de acessórios que inclui e a sua facilidade de utilização. Para além disso, existem receitas que te aborrecem graças à entrada do utilizador.

Embora muito robusto, em operações exigentes o ruído e a vibração é perceptível, mesmo deslocando o jarro e a tampa doseadora. Também requer alguma adaptação tecnológica, o que pode ser difícil para os cervejeiros mais analógicos.

PROS
  • Ligação Wifi
  • Ecrã táctil
  • Função «Stir-fry» e «steamer
  • O livro de receitas é constantemente actualizado
CONTRAS
  • Preço alto
  • Vibra ao cozinhar, e pode ser mais silencioso

4. Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs

VER PREÇO

O fabricante (Bosch) define este modelo como uma panela de pressão eléctrica programável. O AutoCook usa o sistema de aquecimento por indução e cozedura por pressão.

Para a programares só tens de escolher a função (são 17 no total) e um dos 48 programas, a hora e a hora de início. Não precisa de qualquer supervisão porque tem um procedimento de auto-depressurização com pulsos que o torna uma opção segura e fiável. Além disso, desliga-se automaticamente ou permanece em modo de aquecimento quando termina.

As 17 funções têm até 48 combinações diferentes de temperatura e tempo. Dependendo da temperatura, que varia entre 40° e 160°, podes usar várias técnicas de cozedura como sous-vide, cozedura a vapor, cozedura, assar, assar ou fritar suavemente.

Os acessórios vão ajudar-te a preparar a maior parte dos pratos que possas imaginar. Inclui um vaporizador, cesto de fritar, espátula e colher. Quando acabares, tudo pode ir para a máquina de lavar loiça sem problemas.

E se tiveres alguma dúvida, a Bosch tem uma equipa de especialistas ao teu serviço que te podem ajudar no funcionamento, adaptação de receitas e ingredientes. Chamam-se «Cooking with Bosch» e podes contactá-los por telefone, e-mail e redes sociais.

Inclui um livro com cem receitas, mas também podes descarregar a aplicação onde encontrarás um livro de receitas bastante actualizado.

PROS
  • Muito rápido e eficiente graças à indução.
  • Tem uma equipa de apoio que funciona bastante bem.
CONTRAS
  • O atraso na programação depende do programa.
  • A cuvette é facilmente arranhada.

5. Ikohs Chefbot Compact

VER PREÇO

Estes Ikohs 23 programas multi-cozinhados permitem-te preparar uma enorme variedade de pratos como peixe e carne, cremes, acompanhamentos, massa, arroz, massas, pizzas, pães e sobremesas.

Podes usá-lo ininterruptamente durante 90 minutos, embora nos falte que é programável ter a comida pronta na altura que quiseres. Mesmo assim, funciona como um bom companheiro de cozinha.

A sua taça é de aço inoxidável e tem uma capacidade de 2.3 litros, que é um pouco pequena se estiveres a planear cozinhar para um grupo de pessoas ou durante vários dias. Mesmo assim, se costumas cozinhar para 1 ou 2 pessoas, é o tamanho certo.

Tem pegas resistentes ao calor, por isso podes remover a taça com um único gesto e sem a possibilidade de te queimares. E é algo a ter em conta, pois a sua temperatura de cozedura pode variar de 37 a 120ºC.

Gostamos especialmente que todos os materiais e acessórios deste Chefbot estejam livres de BPA e de outras toxinas. Para além disso, é muito fácil de montar e desmontar e pode ser lavado na máquina de lavar louça.

É fácil de usar e, embora o seu ecrã não seja táctil, os seus botões estão bem protegidos, algo muito útil quando limpas o corpo do robô com um pano húmido, uma vez que impede a entrada de sujidade.

Ficámos surpreendidos com a quantidade de acessórios incluídos pelo bom preço que tem: desde bandeja e cesto para fumegar, até lâmina, misturadora e misturadora borboleta. Também vem com um livro gratuito com 100 receitas adaptadas a este Robot de Cozinha.

PROS
  • 23 programas
  • Lavadora de louça segura
  • Ampla gama de selecção de temperatura
  • Livre de materiais tóxicos
CONTRAS
  • Sem visor LCD
  • Não programável

No products found.

6. Klarstein GrandPrix

VER PREÇO

Este modelo de Klarstein está na parte superior da gama média. Não é apenas um Robot de Cozinha, mas também um misturador de massa e uma potente batedeira com doze programas diferentes.

Com o seu engenhoso sistema de rotação, a GrandPrix permite-te misturar até as partes mais próximas da borda, tornando-a perfeita para fazer massa. Além disso, os vários acessórios como o gancho de agitar, o gancho de amassar e o batedor ajudam-te nas diferentes tarefas de mistura.

Também vais achar útil o vaporizador, o cesto a ferver, a borboleta, as lâminas, a espátula e o copo medidor de 100 ml com tampa.

Poucos botões, botão e um bom visor digital de tamanho. Não precisas de mais para controlar esta máquina fácil de usar que incorpora pés em ventosa que irão fixar a sua posição na mesa ou na bancada.

A velocidade é ajustável até 12 níveis. Também podes seleccionar a temperatura de 30° a 120° e o tempo de 1 segundo a 90 minutos.

Se a limpeza é um problema que te preocupa, terás a certeza de que o vidro (com uma capacidade de 2,5 litros) tem uma protecção anti-salpicos e um mecanismo especial para remover acessórios sem fazer demasiada confusão.

PROS
  • Todos os parâmetros são ajustáveis.
  • Escala impressa.
  • Bom conjunto de acessórios.
CONTRAS
  • Não inclui folheto de receitas.
  • O folheto de instruções não está disponível em inglês.

No products found.

7. Kenwood KCook Multi CCL401WH

VER PREÇO

O Kenwood não tem desnatado quando se trata de desenhar e acrescentar funcionalidades ao seu modelo KCook Multi. Embora o recipiente tenha um volume de 4.5 litros, tem um enorme vaporizador de 7.7 litros com espaço duplo.

Se precisares de preparar almoços e jantares entusiasmados numa base regular, este Robot de cozinha poupar-te-á tempo e dinheiro. Por exemplo, podes cozer peixe a vapor e vegetais enquanto cozinhas outras iguarias lá em baixo.

Também tem um Robot de Cozinha incorporado chamado Direct Prep que corta, corta e desfaz em pedaços. Com o Kenwood é até possível preparar até quatro pratos ao mesmo tempo.

Para além das suas seis funções, as mais comuns, também te permite alterar a temperatura de cozedura. Tens um alcance de 30° a 180°.

O pacote de acessórios é composto por um disco ralador grosseiro, uma lâmina picadora e misturadora, uma ferramenta de agitação, um batedor e um tabuleiro a vapor. Todos são laváveis na máquina de lavar louça. E se quiseres ideias, podes usar o folheto de receitas incluído ou aceder à aplicação gratuita Kenwood.

PROS
  • Grande vaporizador.
  • Cozinha até quatro pratos ao mesmo tempo.
  • Suficientemente calado
CONTRAS
  • Preço alto

8. Moulinex HF404113

VER PREÇO

Este Robot de cozinha Moulinex permite-te cortar, misturar, bater, amassar ou moer, enquanto ocupas muito pouco espaço na bancada de trabalho. A taça, com a forma de uma taça misturadora, tem uma capacidade de 3 litros, suficiente para cozinhar quantidades para quatro pessoas.

As suas cinco funções incluem cozinhar lentamente, fazer sopa, vaporizar, sobremesas e aquecer. O suficiente para te impedir de teres de dificultar a vida, seleccionando de uma longa lista de alternativas.

A interface é bastante intuitiva, e permite-te começar a cozinhar em apenas três cliques: seleccionando o tipo de receita, o programa e o início de funcionamento. Também mantém automaticamente a comida quente quando terminada, o que é realmente conveniente se estiveres um pouco distraído.

Todos os acessórios podem ser lavados na máquina de lavar loiça e guardados dentro da tigela. São uma lâmina misturadora, um picador, um batedor, um misturador/moedor e um cesto de vapor. Com a tua compra também recebes um livro com 100 receitas prontas a usar.

PROS
  • Pequeno e compacto.
  • Muito fácil de limpar.
CONTRAS
  • La temperatura no se puede ajustar.
  • No se puede programar de antemano.

Recomendações e opiniões

Estes são os modelos que finalmente recomendamos, dependendo do orçamento que tens disponível:

O Robot de Cozinha com melhor relação qualidade/preço: Cecotec Mambo 8090

A qualidade e o preço andam de mãos dadas no caso do Mambo 8090. Oferece muitas opções a um preço muito razoável.

O seu poder de 1700 W está ao nível dos modelos topo de gama. Na verdade, é a mais poderosa da lista revista. E as suas 23 funções são mais do que suficientes para replicar, reinventar e experimentar todo o tipo de receitas. O design do ecrã táctil acrescenta um toque de modernidade, o que também é uma vantagem.

Embora a temperatura só vá até 120°, pode ser ajustada grau a grau. Isto dá-te uma ideia da precisão com que as funções podem ser ajustadas. Também é possível definir o tempo até um máximo de 12 horas, o que é tempo mais do que suficiente.

Também passa com distinção quando se trata de segurança: o Sistema de Verificação de Segurança previne acidentes em grande medida. Mas é a possibilidade de cozinhar três pratos ao mesmo tempo que faz com que seja definitivamente a opção com melhor relação qualidade/preço no momento.

O melhor Robot de Cozinha barato: Moulinex Maxichef Advance MK812121

O Moulinex Maxichef Advance destaca-se não só pelo seu baixo preço, mas também pelo número de programas que inclui. Quarenta e cinco é um número não insignificante para um robô que custa menos de 100 euros.

O seu revestimento de seis camadas torna-o resistente e durável. Também mantém a comida quente por até 24 horas após ter sido programada.

Isto permite-te activar a função de retardar o tempo e sair para o trabalho ou qualquer outra tarefa sem medo de encontrares a tua comida fria quando regressas.

E embora a sua potência não seja o seu ponto forte, a tecnologia de micro-pressão com válvula ajustável permite-te acelerar o tempo de cozedura dos teus pratos.

Sem dúvida, uma excelente opção para o mais apertado dos bolsos.

O melhor Robot de Cozinha programável: Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs

Com um Robot de Cozinha com temporizador programável, tens a opção de introduzir os ingredientes e escolher quando queres que ele comece. O Multi Cuiseurs da Bosch é actualmente o modelo mais recomendado de todos aqueles que têm esta função.

Para começar, tem um bom nível de potência de 900 W, devido ao facto de ser aquecida por indução e também funcionar como panela de pressão.

Em segundo lugar, a sua capacidade de 5 litros permite-te cozinhar uma boa quantidade de comida de uma só vez e em qualquer dos seus 48 programas nas suas 17 funções.

Gostamos particularmente do detalhe de poder contar com o serviço de apoio ao cliente «Cooking with Bosch» para resolver as tuas dúvidas sobre o teu robot e sobre como cozinhar pratos com ele.

Guia de Compra

Terás ouvido centenas de comentários, mas a verdade é que não é necessário investir um mês de salário na obtenção de um bom Robot de cozinha. Como tens podido ver, eles estão disponíveis por muito pouco dinheiro.

A principal vantagem dos Robots de cozinha é que eles reduzem muito o esforço e o tempo necessários para cozinhar, graças a:

  • Optimizam o teu tempo, porque não tens de usar um utensílio de cozinha para cada tarefa.
  • Eles mantêm a limpeza, já que só tens de lavar a taça e os acessórios (alguns até têm uma função de auto-limpeza).
  • Eles asseguram a arrumação na cozinha, pois são compactos, ocupam pouco espaço e as suas partes são guardadas juntas dentro da própria tigela.
  • Eles reduzem o teu trabalho, devido à sua grande versatilidade precisarás de menos dedicação e ficarás menos cansado.

No entanto, o objectivo deste guia é que leves para casa a melhor opção de acordo com as tuas circunstâncias e necessidades. O que pode funcionar na casa do teu vizinho não tem necessariamente de ser o que funciona melhor para ti. Cada casa tem uma situação diferente. É por isso que é essencial que tomes uma decisão baseada nas tuas próprias prioridades e nas prioridades da tua família.

Que tipo de utilizador és tu?

Provavelmente gostas de comer bem todos os dias, mas como é que te relacionas com a cozinha?

Adoras estar no controlo e gostar de cozinhar?

Um Robot de cozinha será a ferramenta ideal para te ajudar a tirar o máximo proveito dos teus pratos. Vai ajudar-te com tarefas repetitivas, pesadas ou aborrecidas enquanto desenvolves a tua criatividade.

Vais sempre um passo mais longe e queres inovar?

Os cozinheiros apaixonados adoram experimentar coisas novas, experimentar e misturar sabores e texturas. É este o teu caso? As preparações complicadas são muito mais fáceis quando tens uma ajuda, como um Robot de cozinha.

Cozinhar não é o teu forte?

Só porque não sabes como, não gostas ou não estás interessado em cozinhar, não significa que não tenhas de comer todos os dias.

Um Robot de cozinha pode ser uma óptima solução. Não precisas de saber nada antes de começares a usá-lo: segue apenas as receitas ponto a ponto e deixa todo o trabalho para a máquina. Há pouca margem para erros.

5 razões para comprar um Robot de cozinha

  • Por mais tempo. Os Robot de cozinha são uma ferramenta que te permite reduzir o tempo de preparação, poupando-te muitos minutos todos os dias. Mesmo que decidas dedicar esse tempo extra para continuar a cozinhar, verás que o rendimento que obténs é muito maior.
  • Para manter as coisas arrumadas e limpas. Um Robot de cozinha só mancha o essencial. Além disso, as partes removíveis da maioria dos modelos, como a taça e os acessórios, podem ser lavadas na máquina de lavar louça.
  • Para uma dieta mais saudável. Com o Robot de cozinha podes preparar pratos diferentes com ingredientes mais variados, a base de uma dieta equilibrada. Acabaram-se as refeições sempre a mesma coisa.
  • Para melhorar o sabor dos teus pratos. Com o Robot de cozinha não há possibilidade de cometer um erro porque as quantidades, tempos, velocidades e temperaturas são sempre correctas. Os resultados serão tão ou até mais intensos do que se tivesses passado horas.
  • Para te divertires a cozinhar. Usando um Robot de Cozinha vais divertir-te a experimentar novas receitas e sabores. Devido à sua rapidez e facilidade de utilização, podes acabar por cozinhar por prazer e não por obrigação.

Coisas a considerar ao escolher um Robot de cozinha

É difícil encontrar um Robot de Cozinha que satisfaça todos os aspectos de forma satisfatória, mas não impossível. Em qualquer caso, avalia o que é uma prioridade para ti e começa por aí. Trabalha por ordem de preferência e opta sempre pela alternativa mais completa dentro do teu orçamento.

Tipos de Robot de cozinha

Existem basicamente dois tipos de Robots de cozinha:

Robot de cozinha tipo fogão pré-programável

De forma oval ou redonda, o calor é distribuído uniformemente no interior e não há partes da comida que estejam menos bem feitas do que outras. Eles têm várias funções, mas a sua maior vantagem é que podem ser programados com antecedência. Ou seja, podes decidir a que horas queres que comece a funcionar, deixar os ingredientes da receita preparada lá dentro e sair.

É conveniente porque o processo é levado a cabo num único processo que não tens de monitorizar. Toda a comida é adicionada de uma só vez e cozinhada como um todo. Quando terminada, a função de aquecimento activa-se a si própria.

Tudo o que tens de fazer é lavar a frigideira no final. São normalmente feitos de alumínio e revestidos com um material anti-aderente que pode ser danificado por arranhões e são caros de substituir, por isso é aconselhável que o faças com muito cuidado.

Esta forma de cozinhar também tem as suas desvantagens. Estes aparelhos não cortam, misturam ou ralam. Todas as tarefas de processamento têm de ser feitas da forma convencional. Por outras palavras: o robô só é responsável por cozinhar de formas diferentes a comida que já foi preparada. E isto limita o número de receitas que podes fazer apenas com a ajuda da máquina.

Esta é a tua opção se…
Trabalhas longe de casa e estás ansioso por voltar para casa para encontrar almoço (ou jantar) preparado para toda a família. Também se não quiseres ficar completamente dependente do aparelho porque preferes ou tens de passar o teu tempo de outra forma.

Robot de cozinha tipo processador de alimentos

Robot de cozinha Tem mais completos que os anteriores e também mais caros. Eles incorporam funções de processamento alimentar, por isso com eles não precisas de fazer nada fora da máquina. Moer, amassar, emulsionar… As receitas são elaboradas passo a passo através das instruções guiadas que encontrarás no livro de receitas, na aplicação ou no ecrã (que pode até ser ligado aos teus próprios dispositivos móveis).

Tudo nas receitas é calculado para que não tenhas dúvidas: as quantidades, os graus de cada preparação, a velocidade correcta e os minutos exactos.

Cada receita pode consistir em várias preparações, por isso é necessário que o utilizador fique com a máquina até que a última tenha sido iniciada. Nos casos em que os alimentos não estejam todos cozinhados ao mesmo tempo, é essencial adicionar cada um na ordem correcta.

Não podes ir embora e esperar que todo o processo esteja concluído quando regressas, a não ser que seja uma tarefa única. Outro ponto fraco é que normalmente não têm desligamento automático ou manutenção da temperatura da comida depois de cozinhada, estas duas características são mais típicas dos Robots de cozinha programáveis.

Esta é a tua opção se…
Queres poupar tempo na preparação de várias receitas que, de outra forma, te levariam uma manhã inteira. Também se estiveres à procura de um acabamento profissional.

Facilidade de uso

Um bom Robot de cozinha tem de ser fácil de usar de uma forma intuitiva, por muito caro que seja. Os painéis de controlo podem incluir peças analógicas (botões) ou digitais (ecrãs) ou ser apenas digitais. No entanto, não se trata disto, trata-se de compreender como usá-lo.

Pergunta-te, qualquer pessoa pode usá-lo sem complicações, as instruções e comandos no visor são claros e disponíveis na tua língua, os ícones, símbolos e sinais de luz são suficientemente representativos?

As três respostas devem ser um retumbante «sim». Se algo falhar, é melhor continuares a procurar. Para explorares plenamente as qualidades do teu robô precisas de ser capaz de o compreender sem esforço e sem teres de estudar. Uma rápida olhadela às instruções deve ser suficiente.

Versatilidade

Não te deixes levar pelo número de programas. Isto não torna um robô mais versátil do que outro. Na verdade, se olhares para a selecção, os mais caros têm o menor número de programas automáticos.

Muitas marcas combinam as diferentes funções (bater, assar, ferver…) com todas as configurações possíveis de temperatura, velocidade e tempo; e é assim que obtêm um número elevado de programas. Sabendo isto, deves antes observar se estes parâmetros são ajustáveis ou não. Se estiverem, tens ao teu serviço todas as combinações que quiseres.

Como regra geral, os Robots de cozinha do tipo processador de comida são mais versáteis. A grande maioria deles consegue cozinhar dois pratos ao mesmo tempo e alguns deles podem cozinhar até quatro. Isto é conseguido graças a acessórios que são colocados um em cima do outro verticalmente, por exemplo, uma taça + vaporizador em dois níveis.

Dicas práticas para uma boa escolha

  • A primeira coisa que precisas de saber é de que tipo de Robot de cozinha precisas: erva pré-programada ou processador de comida?
  • O design é fácil para os olhos, mas não é o mais importante. Escolhe o Robot de cozinha que é realmente capaz de te ajudar na cozinha. Se tiver bom aspecto, tanto melhor!
  • Como qualquer aparelho que uses pela primeira vez, é preciso um pouco de prática. Há muitas opções e não tens de te limitar ao habitual só porque não queres mesmo aprender a usá-la.
  • O robô é um cozinheiro útil, mas isso não significa que tenhas de desistir da cozinha. Se gostas de cozinhar e gostas de te entreter, podes usar o robô para tarefas específicas. Não tem de fazer tudo: basta cortar os vegetais, amassar o pão ou fazer o arroz. Colocas os toques finais no prato e o olho de especialista.
  • A escala incorporada é substituível. Muitos modelos têm balanças impressas e acessórios de medição incorporados. Podes encontrar uma balança em qualquer loja de bens domésticos. Em resumo: não é um factor decisivo.
  • O que é (ou pelo menos deveria ser) decisivo é a garantia oferecida pelo fabricante e/ou pelo vendedor. Informa-te bem antes de finalizares o teu pedido.
  • Procura por tutoriais de receitas na internet, existem centenas de opções para todas as marcas e modelos. Tenta experimentar desde o mais básico até ao mais complexo.
  • Nunca abandones o teu antigo Robot de cozinha. Leva-o para um local limpo ou marca uma reunião com o serviço de limpeza municipal para o ir buscar.

Agora já sabes tudo o que precisas de saber para fazeres a escolha certa para o teu processador de comida. Lembra-te que o mais importante é que se adequa ao teu estilo de vida e ao da tua família: esta é a única forma de tirar o máximo proveito e poupar tempo e esforço na preparação da comida.

Outros Tipos e Marcas de Robot de cozinha

Outros Tipos de Electrodomésticos

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.