Melhores Soundbar para TV de 2024

As barras de som tornaram-se muito populares nos últimos anos para se tornarem indispensáveis em muitas casas. A modernização das televisões, trouxe grandes avanços em termos de imagem e tamanho, mas apenas a necessidade de tornar as televisões cada vez mais finas, fez com que na secção de som ficasse um pouco para trás.

Assim, as soundbar surgiram, como um complemento prático para melhorar o som da nossa televisão.

Neste artigo vamos mostrar-te quais são as vantagens e desvantagens de ter uma soundbar, todas as questões que deves considerar antes de comprares uma delas e uma comparação do que para nós são as melhores soundbar do momento em preço de qualidade.

Comparação de Soundbar

TOP VENDAS
1. Sony HT-S350
1. Sony HT-S350
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Grande poder.
  • Baixo profundo.

CONTRAS

  • Não tem um porto…
  • O subwoofer não é…
Comprar
MELHOR
2. Bose Soundbar 700
2. Bose Soundbar 700
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Qualidade de áudio sublime.
  • Design e construção de…
  • Som envolvente cheio de…
  • Possibilidade de actualizar para…

CONTRAS

  • Um preço um pouco…
Comprar
EN OFERTA
3. LG SJ2
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • As próprias tecnologias da…
  • Multi Bluetooth 4.0 BLE.

CONTRAS

  • Sem HDMI.
Comprar
4. Bose Smart Soundbar 300
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Qualidade de áudio topo…
  • Desenho compacto, com pequenas…

CONTRAS

  • Nenhum subwoofer externo incluído.
  • Nenhuma versão usb e…
Comprar
5. SAMSUNG HW-T530/ZF
VER PREÇO
Lee opiniones

PROS

  • Agudos limpos e graves…
  • Construção robusta.

CONTRAS

  • A resposta de frequência…
Comprar

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores Soundbar
  2. Comparação de Soundbar
  3. Comentários y Guia de Compra

Melhores Barras de som de 2024

NAVEGACIÓN RÁPIDA

1. Sony HT-S350

1. Sony HT-S350VER PREÇO

O Sony HT-S350 tem um design elegante e elegante e é leve apesar dos seus 97 cm de comprimento. Com um subwoofer externo que é um pouco pesado, forma um sistema 2.1 que irá melhorar a tua experiência de audição de filmes e séries a um preço razoável. No nosso guia de compras, falámos sobre subwoofers.

Oferece um som que, embora não comparável com o fornecido pelas barras de som de preço mais elevado, é nítido e limpo, e tem uma marca de baixo profundo Sony, ideal para desfrutar dos melhores filmes de acção.

Tem também tecnologia surround virtual, através da qual o bar emite ondas sonoras em diferentes direcções, para que elas saltem das paredes da tua sala e te alcancem de diferentes pontos para oferecer uma experiência imersiva semelhante à do Home Cinema. Esta é uma tecnologia que a Sony tem incluído nos seus dispositivos da maioria das gamas, embora seja verdade que, para viver uma experiência imersiva completa, teremos de aumentar o orçamento.

Em termos de potência, os seus 320 watts são mais do que suficientes para 99% das casas, por isso para a diversão dos teus filmes, o limite será nos vizinhos, não no bar. Dentro da sua gama de preços, é um dos bares mais poderosos do mercado.

Tem as ligações habituais: Bluetooth, HDMI ARC e cabo óptico. Para além de vir com o seu próprio controlo remoto.

Um aspecto a ter em conta é que não tem porta usb, o que deves ter em mente se fores alguém que normalmente ouve a tua música tocando num usb.

PROS
  • Grande poder.
  • Baixo profundo.
CONTRAS
  • Não tem um porto usb.
  • O subwoofer não é leve.
Oferta
Sony HT-S350 2.1. Barra de sonido de canal...
Sony HT-S350 2.1. Barra de sonido de canal...
Potencia de salida total de 320 W; Sonido envolvente frontal de 2.1 canales; Subwoofer resistente, drahtloser
260,00 € −20%

2. Bose Soundbar 700

2. Bose Soundbar 700VER PREÇO

A Bose Soundbar 700 é uma soundbar de topo de gama com um design realmente elegante e minimalista. Com um comprimento de 97 cm, podemos dizer que é uma barra grande, por isso esteticamente é mais apropriado para televisões também grandes.

O seu som é realmente espectacular. Se gostas de reparar em todas as nuances e tens um grande nível de detalhe áudio, esta é definitivamente a tua barra de som. O bar é capaz de reconhecer o nosso quarto e adaptar-se a ele para gerar um som surround que nos permite sentir que estamos totalmente no meio da acção.

Embora venha sem um subwoofer, a própria soundbar é capaz de gerar um baixo muito poderoso, por isso para uma utilização padrão de ver filmes e séries, não o perderás. No entanto, para os mais exigentes, o equipamento é expansível, e podes comprar o subwoofer Bose Bass Module 700, um complemento que te permitirá ouvir música em grandes volumes com grande potência. Também podes comprar 2 colunas auxiliares, as Bose Surround Speakers, para completares o teu equipamento 5.1 e assim teres um cinema em casa de qualidade difícil de bater. No entanto, repetimos que apenas o bar, proporciona uma qualidade incrível sem necessidade de mais nada, para 90% dos utilizadores.

Em termos de conectividade, temos bluetooth, wifi, HDMI ARC, entrada óptica e micro usb. E podemos geri-lo a partir da aplicação Bose Music, que também nos permite equalizá-lo para adaptar o som ao nosso gosto, ou a partir do comando, que também pode funcionar como um controlo principal para a televisão.

É verdade que o Bose Soundbar 700 não é uma barra de som barata, e que existem opções mais baratas no mercado que também nos dão um desempenho muito bom, mas é certamente um produto altamente recomendado para aqueles que o podem pagar.

PROS
  • Qualidade de áudio sublime.
  • Design e construção de alta qualidade.
  • Som envolvente cheio de nuances e detalhes.
  • Possibilidade de actualizar para um sistema 5.1.
CONTRAS
  • Um preço um pouco alto.
Bose Soundbar 700, Barra de sonido, con Alexa...
Bose Soundbar 700, Barra de sonido, con Alexa...
satélite con un solo comando de voz

3. LG SJ2

VER PREÇO

A LG Electronics é uma das maiores empresas de electrónica de consumo do mundo. E, claro, não iam ficar para trás quando se tratasse de barras de som. Elegante e compacta, esta barra de som LG foi concebida para televisões de 42 polegadas e maiores. Oferece 160 watts de potência áudio que darão um verdadeiro impulso ao som da tua televisão normal, perfeito para criar uma experiência de cinema na tua própria sala de estar ou sala de estar.

O LG SJ2 é uma soundbar de 2.1 canais, 160W BT 4.0 com 160W de potência que fará a tua TV soar melhor do que nunca. Também vem com um subwoer sem fios que te permitirá desfrutar de um baixo potente que melhorará a qualidade do som.

A soundbar Lg tem um design simples e elegante, poderíamos até dizer sóbrio e intemporal, o que a torna facilmente adaptável a qualquer configuração. Por isso estamos perante uma barra de som muito compacta, desenhada para televisões até 43 polegadas. Mede 66 cm de largura por 5,5 cm de altura e 9,9 cm de profundidade. Uma das coisas fixes desta barra de som é que, não sendo muito grande, pode ser facilmente colocada debaixo de qualquer televisão.

Este bar tem 30 watts por canal e um submarino de 100 watts. A barra de som liga-se ao subwoofer sem fios. Esta unidade vem com 2 modos de áudio: Standard e Bass Blast, que impulsiona os graves e os agudos.

Se dermos a volta, encontramos três ligações. Temos uma entrada óptica, que também te dá mais potência, é compatível com o Dolby digital. Também vem com uma tomada auxiliar através da qual podemos ligar qualquer dispositivo com fios, como um telemóvel ou um portátil ou um leitor de vinil, por exemplo. Também tem um leitor de porta USB que suporta ficheiros MP3 e WMA (não filmes). E à esquerda das ligações temos os botões para a configurar.

Uma das coisas fixes desta soundbar é que ela tem Multi Bluetooth 4.0 BLE. Isto é fixe porque podes ligar múltiplos dispositivos sem fios ao mesmo tempo. Podes também desfrutar das tuas aplicações de transmissão de música como Spotify ou Apple Music do teu telemóvel para a barra de som. Podemos bloquear o Bluetooth para evitar ligações indesejadas (um vizinho ligado à minha TV desde que tínhamos a mesma). A função Bluetooth Standby faz com que a barra seja suspensa até que transfiras música via Bluetooth.

Como características excepcionais desta soundbar podemos dizer que tem a tecnologia para fazer um par de coisas muito fixes. Tem CONTROLO AUTOMÁTICO DO SOM, tecnologia exclusiva LG, que adapta automaticamente o som dependendo do teu conteúdo, ou seja, não soará o mesmo que um jogo de futebol que um filme de acção. Modifica o som para melhorar a qualidade, alcançando a máxima performance. E também tem AUTO SOUND ENGINE; Outra tecnologia patenteada pela LG que é responsável pela optimização do som em qualquer volume.

Como desvantagens, temos algumas pequenas coisas a dizer. A primeira é que não tem HDMI (whaaaat?) e a segunda é que, apesar das tecnologias patenteadas da LG, não tem Dolby Digital.

PROS
  • As próprias tecnologias da LG.
  • Multi Bluetooth 4.0 BLE.
CONTRAS
  • Sem HDMI.
LG SJ2 - Barra de Sonido Inalámbrica, 160W de...
LG SJ2 - Barra de Sonido Inalámbrica, 160W de...
Frecuencia de entrada AC: 50 - 60 Hz; Temporizador de apagado: sí; Voltaje de entrada AC: 100-240 V

4. Bose Smart Soundbar 300

VER PREÇO

A Bose Smart Soundbar 300 é uma soundbar com um design moderno, discreto e elegante de menos de 70 cm de comprimento, tornando-a ideal para aqueles que têm pouco espaço ou uma televisão não muito grande e procuram uma barra de som pequena e de boa qualidade. É um conceito semelhante ao Bose Soundbar 500, no sentido de ser uma barra de som de pequenas dimensões, com uma qualidade próxima da gama mais alta e um preço não tão elevado em comparação com o topo do mercado.

É um sistema 3.0 que, tal como o modelo principal da empresa, o Bose Soundbar 700, pode ser expandido através da compra do Bose Bass Module 500 e dos altifalantes surround separadamente. No entanto, só a Soundbar oferece um som muito bom que não está muito atrás do topo de gama em termos de qualidade, e mesmo assim é muito mais barato. O seu volume é enorme, assim como a clareza dos diálogos que oferece. É verdade, no entanto, que para termos uma experiência de baixo completa precisaremos de ter um subwoofer, que não será acessível a todos.

Embora o fabricante não especifique os watts que o aparelho tem (isto é algo habitual na marca Bose) podemos dizer que tem um grande poder, tanto para desfrutar dos teus filmes e séries favoritas, como para ser a aparelhagem principal em tua casa. Nos nossos testes, manteve a nitidez e a clareza mesmo nos volumes mais altos.

Tem bluetooth 4.2, wifi, HDMI ARC e ligações por cabo óptico. Falta uma versão mais moderna do bluetooth, uma 5.0 por exemplo, considerando que se trata de um produto bastante moderno. Também gostaríamos de ter uma porta usb, algo que o Bose 500 tinha. Vem com um controlo remoto, embora também o possamos operar através da aplicação Bose Music.

Em suma, este é um produto muito interessante a considerar se o podes pagar.

PROS
  • Qualidade de áudio topo de gama a um preço mais baixo do que os seus concorrentes.
  • Desenho compacto, com pequenas pegadas.
CONTRAS
  • Nenhum subwoofer externo incluído.
  • Nenhuma versão usb e bluetooth é 4.2.

5. SAMSUNG HW-T530/ZF

VER PREÇO

A Samsung, outra empresa típica de electrónica de consumo, tem algo a dizer sobre as barras de som. A Samsung com o T350 criou uma grande soundbar que será o complemento perfeito para a tua TV.

Samsung HW-R530/ZF é uma barra de som de médio alcance, com um sistema de áudio 2.1 e uma potência total de 290W que te permitirá desfrutar de uma experiência imersiva.

A primeira coisa que te impressiona nesta barra de som é o seu design e construção. Com um chassis de alumínio preto e uma grelha de metal na frente protegendo os altifalantes. Este design torna os altifalantes mais protegidos e fáceis de limpar. O corpo da soundbar Samsung HW-T530 tem 86 cm de largura e a altura da barra é de apenas 5.5 cm. Este tamanho cabe facilmente entre as pernas do suporte de TV com uma diagonal de ecrã de 40 polegadas. Quando colocada no fundo da televisão, a barra de som não esconde parte da imagem nem bloqueia o canal infravermelho do comando da televisão (o que acontece com algumas barras).

O som que esta soundbar produz é muito bom. O Samsung HW-R530 tem um total de quatro colunas em funcionamento e um sistema áudio de 2.1 canais que atinge um máximo de 290W de potência. Poderoso baixo graças ao seu subwoofer, médios puros e agudos brilhantes mas não distorcidos.

Uma das vantagens é o controlo do volume do subwoofer através do controlo remoto. Outra vantagem é o equalizador de 7-bandas incorporado. Quando este modo é activado, as frequências médias mudam ligeiramente e nada mais. A soundbar está desenhada para quartos até 30 metros quadrados.

Mas a principal vantagem desta soundbar é que a Samsung decidiu que os cabos a incomodam e que quer que tudo seja analógico. Tanto a barra de som como o subwoofer. O que significa isto? Que podemos colocar a barra de som onde quisermos. Oh outra coisinha, existe um kit de altifalantes traseiros feito pela Samsung que fará juntamente com o teu bar um sistema 5.1. Eles sincronizam-se com a barra sem a necessidade de cabos.

Como desvantagens temos de dizer que ficámos um pouco desapontados por saber que esta barra de som não tem WIFI. Uma verdadeira desvantagem. Mas se pensares nisso, pelo design, watts, tecnologia sem fios e bom som que sai, acho que podemos perdoar a WIFI.

Em resumo, a barra de som Samsung HW-T530/ZF utiliza a tecnologia Bluetooth para te ligares à TV sem fios, sem o incómodo dos fios. Com a expansão do som surround, a barra de som expande o som lateral e verticalmente para garantir o som surround. A barra de som está equipada com um subwoofer sem fios, por isso podes colocar o subwoofer onde quiseres e desfrutar de uma óptima experiência de audição.

PROS
  • Agudos limpos e graves potentes.
  • Construção robusta.
CONTRAS
  • A resposta de frequência pode condicionar-te.
Samsung Soundbar HW-T530/ZF de 290 W, 2.1 Canales,...
Samsung Soundbar HW-T530/ZF de 290 W, 2.1 Canales,...
Tipo: barra de sonido de la serie T, 290 W, 2.1 canales y 5 altavoces, color negro

Guia de Compra

Que utilidade podemos dar a uma soundbar?

  • O seu principal uso é estar ligado à nossa televisão para que o som dos filmes, séries ou qualquer conteúdo seja tocado pela barra em vez de pela própria televisão. Com isto, podemos melhorar o som da nossa televisão. Dentro das soundbar, existem de todas as gamas e obviamente as diferenças de qualidade são importantes, mas mesmo as barras de som mais baratas irão, pelo menos, melhorar o som da televisão. Pensa que os altifalantes das televisões actuais estão localizados na parte de trás, quando uma das regras básicas do som é que, para o perceber claramente, deve ser orientado na direcção certa. A barra de som será sempre colocada à nossa frente e, simplesmente por causa disso, vamos notar a diferença.
  • Como um sistema estéreo/mini estéreo. A maioria destes dispositivos tem ligação bluetooth, por isso podes enviar canções para tocar. Também podes ligar o teu telemóvel, computador, etc., através do cabo, pois todos estes produtos têm uma ligação auxiliar.
  • Como equipamento musical para festas/reuniões. A partir de uma potência mínima, estes dispositivos podem ser perfeitamente o equipamento que usas para tocar música nas tuas festas.

Vantagens e Desvantagens das melhores soundbar

Vantagens

  • Eles melhoram o som da nossa televisão. Mesmo as soundbar mais baratas irão, no mínimo, melhorar o som da tua televisão. Tem em mente que as televisões estão optimizadas para a imagem e são tão finas quanto possível, o que torna muito difícil alojar altifalantes de qualidade no interior.
  • Ocupam pouco espaço. São um substituto para o Home Cinema, sem a necessidade de altifalantes e sem a instalação de cabos em toda a sala de estar.

Desvantagens

  • Difícil de igualar a experiência sonora envolvente e envolvente do Home Cinema. Em troca de não termos fios espalhados pela sala e diferentes altifalantes a ocupar espaço, temos a desvantagem de não termos a mesma experiência sonora imersiva. No entanto, muitas barras de som, especialmente as de maior qualidade, já estão tecnologicamente preparadas para imitar a sensação sonora envolvente. Com os diferentes canais que incorporam e altifalantes focados em direcções diferentes, fazem o som saltar das paredes da sala e dão ao espectador uma experiência sublime, muito semelhante à de um bom cinema em casa.

Devo comprar uma soundbar com um subwoofer?

O subwoofer é um altifalante que se dedica exclusivamente à reprodução de frequências graves. Por isso é optimizado reproduzir estas frequências com clareza e sem distorção, que não podem ser reproduzidas por outras colunas devido à sua severidade. Muitas barras de som são vendidas com subwoofer, embora também existam modelos que são vendidos sem ele, e que são igualmente procurados porque muitas pessoas não têm espaço suficiente, ou não querem ter outro aparelho em casa.

Como regra geral, é preferível que a nossa soundbar tenha um subwoofer. Contudo, isto deve ser tomado com cautela. As barras de som estão a tornar-se cada vez mais avançadas tecnologicamente e hoje em dia existem barras de som no mercado sem um subwoofer, que têm o canal que reproduz as frequências graves integrado na própria soundbar. Uma barra de som topo de gama sem um subwoofer pode soar muito melhor do que barras de som mais baratas que vêm com um subwoofer. É por isso que insistimos na ideia: a priori é uma boa ideia comprar uma barra de som mais o subwoofer, mas não vamos descartar alguns produtos que podem oferecer uma grande qualidade de áudio sem o subwoofer.

O que é uma soundbar com um subwoofer incorporado?

É aquele que tem o subwoofer integrado no próprio bar, ou seja, o módulo desenhado para reproduzir sons graves. Obviamente, devido às suas limitações físicas, não vai ser tão optimizado como um subwoofer externo, mas hoje em dia a tecnologia está cada vez mais refinada e podemos encontrar algumas soundbar realmente interessantes com subwoofer integrado no mercado.

Vale a pena uma pequena e compacta soundbar?

Depende para que é que o vais usar. Na nossa opinião, uma pequena e compacta barra de som pode ser uma boa ideia nestes casos:

  • Se estás a planear usá-lo num quarto de dormir.
  • Se a tua sala de estar ou sala onde a vais colocar é pequena, e precisas de poupar espaço.

Normalmente as soundbar pequenas têm menos potência, por isso evita comprá-las para usar em salas grandes, porque será difícil «encher» a sala com som.

Outras coisas que deves saber antes de comprares uma soundbar

Espaço em casa

As barras de som chegaram ao mercado como o substituto perfeito para os cinemas caseiros: não ocupam muito espaço e não requerem que espalhes altifalantes e cabos pela tua sala de estar. Aqui estão algumas dicas:

  • Verifica as medidas: será que a barra de som cabe no móvel onde a queres colocar? Será que tem dimensões alinhadas com a televisão onde a vais ligar? (Muitas pessoas, por pura estética, não gostam que o comprimento da barra de som seja maior do que o comprimento da televisão).
  • Se o quiseres com um subwoofer, deves verificar as suas dimensões e certificares-te de que tens espaço para o colocar.

Também deves ter em conta:

  • As dimensões da sala ou da sala onde a vais colocar: se a sala é muito grande ou tem tectos muito altos, digamos que vai ser mais difícil «encher» toda a sala com som, e por isso vamos exigir uma potência mínima de watts para a nossa soundbar.
  • A vizinhança. Também devemos ser realistas com o local onde vamos colocar a nossa barra de som. Se a nossa TV é parede a parede com o quarto do vizinho, provavelmente não vais precisar de uma super soundbar com uma potência enorme e um baixo incrível porque não vais conseguir tirar o máximo partido dela.

Poder

A potência das barras de som é medida em watts. Mais watts não significa melhor qualidade de som. Os Watts medem apenas a potência máxima de uma soundbar. Para uma família média, e para veres filmes ou séries, raramente precisarás de mais de 150 watts. No entanto, se quiseres usá-lo para festas ou como sistema de som principal, então talvez possamos ser um pouco mais exigentes nesta secção.

Temos de ter em conta que existem alguns fabricantes que não especificam a potência do seu produto. A explicação que encontramos é que os watts não explicam a qualidade de áudio, e estes fabricantes temem que as pessoas, ao verificarem os watts da sua soundbar, possam pensar que a priori os produtos premium não são assim só porque não têm muitos watts.

Ligações

  • Cabo óptico. Esta é a ligação mais comum, e consiste em ligar um cabo muito fino da barra de som à televisão.
  • HDMI ARC. Isto envolve ligar a soundbar à TV através de um cabo HDMI. Mas tem cuidado, deve ser ARC. A maioria das televisões modernas tem este porto. Normalmente vais reconhecê-lo na tua televisão porque tem a etiqueta «ARC» ao lado da entrada.
  • Bluetooth. A maioria das soundbar modernas têm uma opção de ligação bluetooth. No entanto, deves verificar se a tua TV é compatível com o bluetooth, caso contrário não conseguirás emparelhar ambos os dispositivos. Embora o som Bluetooth nunca será capaz de igualar (pelo menos de momento) a qualidade de som da ligação com fios, é verdade que as diferenças não são brutais e muitas pessoas acham que vale a pena esquecer os cabos.

Canais

Hoje em dia existem muitas configurações diferentes: 2.1, 3.1, 4.1, 5.1, 2.0 e 3.0.

Por exemplo, uma configuração 2.1 significa que consiste em 2 conjuntos de altifalantes integrados na própria soundbar mais um no próprio subwoofer. A lógica diz-nos que quanto mais canais tiveres, maior será a qualidade de áudio e a experiência de som surround.

A maioria dos peritos indica que as melhores experiências imersivas são obtidas a partir das configurações 3.1, embora seja verdade que hoje em dia existem muitas soundbar 2.1 e 2.0 que satisfazem muito decentemente e são muito procuradas precisamente porque são muito mais baratas e acessíveis.

E até agora o nosso artigo sobre as melhores soundbar em preço de qualidade do momento. Esperamos que o tenhas achado útil!

Outros tipos e marcas de Soundbar

Outros tipos e marcas de produtos de som

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.