Melhores Varinhas Mágicas 2024

Actualmente, existem muitos utensílios e aparelhos diferentes para nos ajudar a cozinhar mas, sem dúvida, a varinha mágica é a rainha da cozinha. Um pequeno aparelho para moer e misturar alimentos de forma rápida e fácil.

É prático, muito versátil e relativamente pouco dispendioso. E para muitos é uma obrigação nas suas cozinhas. Com uma varinha mágica multiplica as possibilidades das suas receitas e, se também tiver diferentes acessórios, pode preparar praticamente tudo: batidos de fruta, cremes vegetais, molhos, puré de batata, cheesecake, sorvetes, e muito mais.

Mas decidir sobre uma pode ser um desafio, pois a vasta gama de marcas e modelos semelhantes (com preços semelhantes) torna ainda mais difícil saber qual a varinha mágica a comprar. Portanto, se procura a varinha mágica ou para substituir o que já tem, este é o seu guia!

Melhores Varinhas Mágicas

Modelo
Braun Minipimer 5200 Batidora de Mano, 1000 W, 21...
Bosch ErgoMixx MSM67160 - Batidora de mano, 750 W,...
Moulinex QuickChef DD655D Batidora de Mano de 1000...
Bosch Hogar ErgoMixx Batidora De Mano Bosch...
Potência:
750 W.
750 W
1000 W.
600 W.
Velocidades:
21.
12
10
1
Modo Turbo:
Lâminas:
2
4
4
4
Copo misturador:
600 ml.
900 ml.
800 ml.
600 ml.
Acessórios:
1
4
4
1
Envio rápido?
Modelo
Braun Minipimer 5200 Batidora de Mano, 1000 W, 21...
Preço
Potência:
750 W.
Velocidades:
21.
Modo Turbo:
Lâminas:
2
Copo misturador:
600 ml.
Acessórios:
1
Envio rápido?
Preço
Modelo
Bosch ErgoMixx MSM67160 - Batidora de mano, 750 W,...
Preço
Potência:
750 W
Velocidades:
12
Modo Turbo:
Lâminas:
4
Copo misturador:
900 ml.
Acessórios:
4
Envio rápido?
Preço
Modelo
Moulinex QuickChef DD655D Batidora de Mano de 1000...
Preço
Potência:
1000 W.
Velocidades:
10
Modo Turbo:
Lâminas:
4
Copo misturador:
800 ml.
Acessórios:
4
Envio rápido?
Preço
Modelo
Bosch Hogar ErgoMixx Batidora De Mano Bosch...
Preço
Potência:
600 W.
Velocidades:
1
Modo Turbo:
Lâminas:
4
Copo misturador:
600 ml.
Acessórios:
1
Envio rápido?
Preço

O que irás encontrar neste guia:

  1. Melhores varinhas mágicas
  2. Comparação de varinhas mágicas
  3. Comentários y Guia de Compra

Qual é a melhor Varinha Mágica?

NAVEGACIÓN RÁPIDA

1. Braun Minipimer 5200

1. Braun Minipimer 5200VER PREÇO

Começamos com um prato principal, o Minipimer 5 da Braun. A empresa Braun posicionou-se como uma das melhores marcas de varinhas de mão, com o seu famoso Minipimer. Podemos defini-lo como o liquidificador de uma vida: fiável, fácil de usar e de boa qualidade.

A sua potência de 750 W é perfeita para fazer puré e misturar alimentos moles, crus ou cozinhados. Agora, não se destina a picar gelo ou alimentos congelados, pois podes queimar o motor ou danificar as lâminas. Também tem um selector manual com 21 velocidades diferentes para a máxima precisão nas tuas receitas, mais um modo turbo para resultados mais rápidos.

A sua pega é ergonómica para uma aderência segura, evitando escorregar ou cair no meio da tarefa. Graças à forma floral do seu sino e à posição das suas lâminas, consegues misturas finas e suaves, sem salpicos.

Em termos de acessórios, o modelo mais básico vem com um copo medidor de 600 ml feito de plástico sem BPA, ou seja, sem produtos tóxicos ou nocivos. Mas há também a possibilidade de o comprares com mais acessórios, tais como um mini helicóptero, batedor, espremedor de batatas, etc.

Tanto o braço do batedor, ou seja, a parte com as lâminas, como os acessórios são fáceis de remover com um simples clique e podem ser limpos em segurança na máquina de lavar louça.

PROS
  • Fiável e de boa qualidade.
  • Leve e sossegado.
  • Muitas velocidades, até 21.
  • Capuz floral para evitar salpicos.
  • Lavadora de louça segura.
CONTRAS
  • Não consegues esmagar o gelo.

2. Bosch ErgoMixx MSM67170

2. Bosch ErgoMixx MSM67170VER PREÇO

Se procuras um misturador completo e de alta qualidade a um preço acessível, o ErgoMixx MSM67170 da Bosch é uma opção muito interessante. O pacote inclui 4 acessórios muito práticos para que nenhum prato seja difícil de preparar.

Com a sua potência de 750 W e as suas lâminas de quatro lâminas, obterás misturas mais finas, sem grumos. Tem um selector rotativo com 12 velocidades para que possas escolher a melhor para cada receita, e função turbo para atingir a velocidade máxima com o premir de um botão.

O seu cabo é antideslizante e tem um design ergonómico que se adapta à tua mão, permitindo uma aderência mais firme sem escorregar. É muito fácil de montar e desmontar com um sistema de fecho por clique, o que é mais prático do que o tradicional parafuso.

Entre os seus acessórios, vem com um picador, uma lâmina para picar gelo, algumas varetas e um copo misturador graduado de 600 ml que facilita a medição dos ingredientes. Além disso, o copo vem com uma tampa para que possas manter as tuas misturas no teu frigorífico, o que acho muito útil, pois não terás de as transferir para outro recipiente. Todos eles são laváveis na máquina de lavar louça.

Uma das peculiaridades do liquidificador Bosch é o seu cabo em espiral, que é muito conveniente, pois permite-te afastá-lo da tomada mas também tê-lo por perto, sem teres o cabo a incomodar-te ou ocupar espaço. Além disso, quando se trata de o guardar, tudo é mais recolhido.

PROS
  • Excelente relação qualidade/preço.
  • Inclui lâmina para esmagar gelo.
  • Copo misturador com tampa.
  • Cordão espiralado para fácil armazenamento.
  • Lavadora de louça segura.
CONTRAS
  • Um pouco barulhento ao moeres alimentos mais duros.

3. Moulinex QuickChef

3. Moulinex QuickChefVER PREÇO

A marca francesa Moulinex sempre se destacou pela qualidade dos seus materiais, e a sua misturadora Moulinex QuickChef não podia ser menos. É robusto, poderoso e rápido, perfeito para trabalhar com alimentos moles e duros.

Com o seu potente motor de 1000 W e lâminas de 4 lâminas, é muito mais rápido a bater, obtendo misturas mais suaves em menos tempo.

Tem 10 velocidades que são ajustáveis através de uma roda retro-iluminada. Mas o melhor de tudo é que podes mudá-los sem teres de parar a misturadora, o que é muito conveniente. Também tem uma função turbo no caso de precisares de mais energia.

O cabo é ergonómico, macio e antideslizante para que possas segurá-lo bem mesmo que as tuas mãos estejam molhadas ou manchadas. O design do seu capuz também o protege de salpicos.

Quanto aos acessórios, este pacote inclui um copo misturador de 800 ml, um picador de 500 ml, um batedor e um espremedor de batatas. Com este último podes preparar puré de batata ou vegetais, hummus e molhos, conseguindo texturas mais finas e cremosas.

Todos os acessórios são fáceis de montar e laváveis na máquina de lavar louça, incluindo o braço do batedor.

PROS
  • Materiais de qualidade.
  • Boa potência e 4 lâminas de lâmina.
  • Suficientemente calado.
  • Podes mudar de velocidade sem parar a varinha mágica.
  • O seu acessório masher de batata consegue texturas suaves e cremosas.
  • Lavadora de louça segura.
CONTRAS
  • Fica um pouco quente.

4. Bosch Hogar ErgoMixx

4. Bosch Hogar ErgoMixxVER PREÇO

Se procuras um misturador básico para os trabalhos mais simples, o ErgoMixx MSM66110 da Bosch é o teu aparelho de cozinha.

A sua potência de 600 W é suficiente para fazer misturas suaves com alimentos macios ou cozinhados. Mas fica aquém quando tens de moer alimentos mais duros como, por exemplo, quando fazes manteiga de amendoim. Também não é bom para esmagar gelo.

Tem uma única velocidade, mais um modo turbo para misturas mais rápidas e misturas mais finas. No entanto, fica um pouco quente se o usares durante muito tempo, por isso terás de o parar de vez em quando. Mesmo assim, não é muito barulhento.

Esteticamente, a varinha mágica Bosch destaca-se pelo seu pequeno tamanho e peso leve. Como outros liquidificadores, o seu cabo é ergonómico e confortável, e o seu revestimento é macio ao toque, impedindo que escorregue enquanto estás a misturar.

Como acessório, vem com um copo misturador de 600 ml com uma tampa hermética para manter as tuas misturas no frigorífico. O mecanismo para encaixar o cabo no braço é forte e seguro, e é fácil de desmontar com apenas um clique. Máquina de lavar loiça segura e fácil de limpar.

PROS
  • Um dos mais baratos.
  • Para trabalhos simples.
  • Pequeno e leve.
  • Baixo ruído.
  • Copo misturador com tampa.
  • Lavadora de louça segura.
CONTRAS
  • Tem apenas 1 velocidade.
  • Não pode esmagar o gelo.

5. Cecotec PowerGear 1500 Pro

VER PREÇO

A empresa espanhola Cecotec revolucionou-nos com os seus aspiradores robotizados e agora está também a fazer o mesmo na cozinha. O seu mais recente varinha mágica é o Cecotec PowerGear 1500 Pro, um modelo que atinge uma potência máxima de 1500 W, óptimo para trabalhar com rapidez e facilidade.

Tem até 21 velocidades e função turbo para se adequar a qualquer receita. Com as velocidades mais baixas pode bater os ovos, com as velocidades médias pode cortar e moer alimentos como frutas e vegetais, e com as velocidades mais altas ou modo turbo pode pulverizar os alimentos mais duros.

O seu capô foi concebido para evitar salpicos e as suas lâminas de 4 lâminas são revestidas com titânio, melhorando a sua dureza e nitidez, conseguindo texturas mais finas em menos tempo. A pega encaixa bem na mão e não escorrega, por isso não escorrega enquanto se está a misturar.

Este pacote vem com um copo misturador de 800ml com tampa hermética no caso de querer armazenar as suas misturas no frigorífico, um picador de 600ml, um batedor e uma lâmina picadora para esmagar o gelo. Todos os acessórios de plástico são gratuitos BPA.

Se gostar deste misturador mas não pensar que poderá tirar partido de todos os acessórios, pode comprar o modelo básico que inclui apenas o copo misturador, que também é mais barato. Por outro lado, existe a possibilidade de obter o kit completo que inclui todos os acessórios acima mencionados mais um espremedor de batatas, ideal para obter purés mais cremosos sem grumos.

A sua montagem é fácil e segura. O braço e os acessórios são ligados ao corpo do misturador por ímanes, com uma simples torção. E para facilitar a sua vida, são seguros na máquina de lavar louça.

PROS
  • Os mais poderosos.
  • Pode cortar gelo.
  • 4 lâminas de titânio que mantêm a nitidez por mais tempo.
  • Copo misturador com tampa.
  • Lavagem da louça em segurança.
CONTRAS
  • Bastante pesado.

No products found.

6. Braun Minipimer 9

VER PREÇO

E finalmente, apresento o misturador mais inovador da comparação: o Minipimer 9 da Braun, a ferramenta ideal para os mais exigentes na cozinha.

Com o seu potente motor de 1000 W e o desenho das suas lâminas, que não só rodam mas também sobem e descem, obtém-se resultados muito mais finos sem grumos. Além disso, é muito eficiente quando se trata de triturar alimentos duros e congelados, mesmo gelo. E tudo isto sem ficar demasiado quente.

Uma das suas características mais interessantes é o seu controlo automático da velocidade, que pode ser ajustado com uma mão, bastando para isso premir um botão. Quanto maior for a pressão, mais rápida é a velocidade. Na minha opinião, isto é muito prático e mais confortável, pois não terá de parar sempre que quiser mudá-lo.

A forma do capuz quase não produz salpicos, pelo que será a menor quantidade de sujidade. A pega é ergonómica e macia ao toque, para que possa trabalhar com mais conforto e sem escorregar.

Para maior segurança, possui um sistema que bloqueia o misturador após a sua utilização para evitar que este seja activado inadvertidamente. Mas isto pode ser um pouco incómodo, porque se estiver a bater e parar por alguns segundos para ver como vai a mistura, esta trava e tem de premir o botão para a desbloquear novamente.

Este modelo em particular é muito completo pois vem com 5 acessórios: copo misturador de 600 ml, picador de 350 ml, copo misturador de 1,25 L, batedor e espremedor de batatas. Mas também se pode optar por modelos com menos acessórios, pelo que será mais barato. São fáceis de montar e desmontar com apenas um clique e são laváveis na máquina de lavar louça.

PROS
  • Muito eficiente para moer alimentos duros.
  • Velocidade automática ajustável com um único botão.
  • Grande número de acessórios.
  • Pode esmagar gelo.
  • Lavagem da louça em segurança.
CONTRAS
  • Preço elevado.
  • Sistema de fecho incómodo.

No products found.

Guia de Compra

Neste guia explico tudo o que deve considerar para escolher o melhor misturador para as suas receitas, e que a sua compra é um sucesso.

Para que é que o vai utilizar?

melhores purés de misturas de mãos Dependendo das receitas que vai preparar, vai precisar de um ou outro tipo de misturador. Por exemplo, se só vai fazer cremes, purés ou molhos, um modelo básico será mais do que suficiente, assim como mais barato.

Por outro lado, se quiser um misturador para moer alimentos mais duros, tais como frutos secos ou fruta congelada, precisará de um modelo mais potente. Se também estiver interessado em bater creme, moer café ou chocolate, ou mesmo esmagar gelo, uma varinha mágica com acessórios para estas funções será útil.

Energia

De todos os factores a considerar, o poder é o mais importante, e está intimamente ligado ao uso que se vai dar a ele. Por exemplo, o poder necessário para esmagar alimentos moles é muito menor do que para esmagar gelo.

A potência recomendada é de pelo menos 600 W, o que é suficiente para alimentos macios ou cozinhados. Se precisar de esmagar alimentos mais duros, recomendo uma potência de 900 W ou 1000 W. Além disso, quanto mais potência, mais rápido se pode moer, mas será também mais caro.

Lâminas

A coisa mais importante sobre as lâminas é o material de que são feitas. Idealmente, deveriam ser feitos de aço inoxidável ou titânio, uma vez que são mais fortes e duráveis, e a sua borda não se desgastará tão rapidamente. Quanto mais afiados forem, melhor serão moídos.

Por outro lado, temos as lâminas. O mais comum é que as lâminas tenham 2, 3 ou 4 lâminas. As que têm 4 lâminas (duas para cortar e duas para mover) obtêm misturas mais finas e suaves. No entanto, se o misturador estiver com pouco poder, não terá tanta potência para alcançar resultados óptimos, pelo que o número de lâminas não importa realmente.

Velocidades

As velocidades que os misturadores vêm com podem ser divididas em 3 tipos:

  • Velocidade única: os misturadores mais baratos têm normalmente 1 velocidade que, na maioria dos modelos, é complementada por um modo turbo para resultados mais rápidos.
  • Velocidades ajustáveis: aquelas com velocidades múltiplas permitem-lhe trabalhar com mais precisão. São normalmente regulados a partir de um selector manual na parte superior do misturador. Alguns modelos permitem ajustá-lo enquanto se trabalha, mas com outros é preciso parar cada vez que se quer mudá-lo.
  • Velocidade automática: a velocidade é controlada premindo um único botão: quanto mais se premir, mais rápida é a velocidade. É um sistema muito conveniente porque não tem de o estar a mudar com o selector.

Acessórios

Hoje em dia, com quase todos os misturadores tem a opção de o complementar com vários acessórios para realizar mais funções. Entre eles podemos encontrar:

  • Copo misturador: normalmente vem incluído e serve para misturar os alimentos. A sua capacidade é normalmente de 500 ml ou mais e é normalmente graduada. Alguns vêm com uma tampa, o que é muito prático para armazenar as suas misturas no frigorífico.
  • Batedor: essencial se vai preparar receitas de pastelaria, pois é ideal para bater claras de ovos, chantilly, etc.
  • Picador: útil para picar carne, nozes, vegetais, etc. Alguns também têm uma lâmina exclusiva para cortar gelo.
  • Masher: ideal para preparar puré de batata, vegetais, hummus, etc., para conseguir texturas mais suaves e cremosas.
  • Jarro misturador: este acessório tem uma função semelhante ao jarro de um misturador de vidro. O jarro tem as suas próprias lâminas e é prático para a preparação de smoothies.
  • Processador de alimentos: normalmente inclui discos de corte para picar, fatiar, ralar, etc. Um exemplo de uma varinha mágica com um processador de alimentos é o Minipimer 9 Premium da Braun.

Claro que, quanto mais acessórios tiver, mais caro será. Portanto, compre apenas aqueles que vai utilizar.

Material

Em geral, os misturadores são geralmente feitos de metal ou plástico. Recomenda-se que o braço e as lâminas do batedor sejam feitos de aço inoxidável, uma vez que esta é a parte que entra em contacto com os alimentos. Além disso, é um material resistente, durável e fácil de limpar, que não representa qualquer risco para a saúde.

Limpeza

Para uma limpeza mais rápida e fácil, certifique-se de que é segura para a máquina de lavar louça. Dependendo do tipo de alimento, é muito comum que haja restos escondidos, pelo que pode ser um pouco incómodo ter de o limpar à mão. É melhor deixar a tarefa para a máquina de lavar loiça!

E lá se vai o meu guia para as melhores varinhas de mistura no mercado. Espero que o tenha achado útil e, se tiver alguma dúvida, vejo-o nos comentários!

Outros Tipos de Electrodomésticos

Pedro Souza
Pedro Souza
Sou um técnico informático e escritor profissional freelancer. Há 6 anos que trabalho para jornais e revistas especializadas em tecnologia.